Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Teste vocacional: descubra a carreira que mais combina com você! Teste vocacional: descubra a carreira que mais combina com você!

Teste vocacional: descubra a carreira que mais combina com você!

Escolher a profissão pode ser o primeiro grande desafio que precisamos enfrentar na carreira. Responder ao teste vocacional é simples, desde que você seja sincero e tire um tempo para fazer isso. Para te ajudar, o Pravaler criou um teste vocacional on-line fácil e rápido para você encontrar as carreiras que mais combinam com a sua personalidade. Bora fazer?

0%

Responda com sinceridade:

Qual era a sua principal característica na escola?

Responda com sinceridade:

O que seria mais frustrante para você?

Responda com sinceridade:

Se ganhasse um prêmio milionário na loteria, qual dessas opções melhor define o que você faria com o dinheiro:

Responda com sinceridade:

Em geral, os amigos que você escolhe têm as seguintes características:

Responda com sinceridade:

Você gastaria uma boa parte do seu primeiro salário em qual destas opções?

Responda com sinceridade:

Você está querendo montar seu próprio negócio e precisa decidir o ramo de atuação da sua nova empresa. Ela seria:

Responda com sinceridade:

Qual destes possíveis ambientes de trabalho mais combina com sua personalidade:

Responda com sinceridade:

Dentre as personalidades abaixo, qual delas você mais admira?

Responda com sinceridade:

Qual é o fator mais importante que você considera ao escolher uma profissão?

Responda com sinceridade:

Você precisa escolher uma única atividade para fazer nos próximos 6 meses. Qual seria?

Teste Vocacional
Profissões tradicionais

Você deve se encaixar em cursos tradicionais, como Medicina, Direito, Engenharia, entre outros. Então, é importante saber que essas também costumam ser as mais disputadas nos vestibulares e que tendem a ter boa remuneração, status, alta empregabilidade ou uma combinação de dois ou mais destes fatores.


Para garantir seu lugar ao sol em uma destas carreiras tradicionais, o primeiro passo é fazer um curso superior de qualidade, que tenha o reconhecimento do MEC. Só assim seu diploma terá validade no mercado de trabalho.


Se liga nos cursos que fazem parte das profissões tradicionais! 😍



No Pravaler, você consegue reduzir (e muito) a sua mensalidade e tem até o dobro do tempo pra pagar. Tenha mais alívio financeiro e mais tranquilidade na hora de estudar.


Curtiu seu resultado? Compartilhe nas redes sociais!



Profissões do futuro

O mundo vem passando por grandes transformações que também impactam bastante o mercado de trabalho. E isso faz com que algumas carreiras ganhem mais espaço que outras, principalmente quando se trata das que envolvem tecnologia e empreendedorismo. E você se encaixa em uma delas!


Para se dar bem nessas profissões, saiba que durante a sua vida acadêmica é importante desenvolver características profissionais como: capacidade de liderança, capacidade de tomar decisões, boa comunicação, visão estratégica, capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho, pensamento sustentável e, claro, conhecimento sobre dispositivos móveis e tecnológicos.


Agora é com você!


Se liga nos cursos que fazem parte das profissões do futuro! 😍



No Pravaler, você consegue reduzir (e muito) a sua mensalidade e tem até o dobro do tempo pra pagar. Tenha mais alívio financeiro e mais tranquilidade na hora de estudar.


Curtiu seu resultado? Compartilhe nas redes sociais!



Profissões da área de Educação

Você tem o perfil para atuar na área de Educação! Então saiba que os profissionais desta área são responsáveis pela formação acadêmica e humana dos estudantes. Por desenvolver um papel tão importante na sociedade, a carreira requer certas competências, como habilidade de comunicação e gosto por lecionar.


Ser professor atualmente tem sido uma profissão bem diferente de outras épocas. Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos e ter domínio de diferentes conteúdos. Curtiu?


Se liga nos cursos que fazem parte das profissões da área de educação! 😍



No Pravaler, você consegue reduzir (e muito) a sua mensalidade e tem até o dobro do tempo pra pagar. Tenha mais alívio financeiro e mais tranquilidade na hora de estudar.


Curtiu seu resultado? Compartilhe nas redes sociais!



Share your Results:


O que é o teste vocacional?

O teste vocacional é um instrumento que analisa a vocação, em que é possível identificar a compatibilidade do jovem com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional.

Podemos dizer que a orientação vocacional também pode ser chamada de orientação profissional, que é o acompanhamento psicológico ideal para quem está em momento de transformação na área profissional e tem como objetivo não só avaliar, mas também auxiliar em momentos de dúvidas e conflitos, entendendo os  valores que regem a vida da pessoa, suas expectativas e habilidades. Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando perdas com mudanças de curso ou abandono de carreira.

Por que fazer um teste vocacional?

É comum terminar o ensino médio sem saber muito bem que carreira seguir ou para outras pessoas, essa dúvida já vem diante de alguns anos atuando no mercado de trabalho e percebendo que nem tudo é como se pensou. O processo de decisão profissional é complexo e pressupõe que a pessoa tenha conhecimento de si próprio, da sua maturidade, e informação escolar e profissional que possa sustentar sua decisão.

O teste vocacional é uma ferramenta para apoiar essas escolhas e torná-las mais assertivas e menos propensas a sofrerem mudanças no futuro. Para os jovens, o teste vocacional surge como um instrumento de segurança em meio a tantas decisões importantes que acontecem simultaneamente, como a escolha de uma carreira, desafios pessoais, posicionamento social e questões emocionais.

Então, se você está com dúvidas e incertezas ou conhece alguém que está nessa situação, já sabe qual opção seguir: realize um teste vocacional!

Qual a diferença entre teste vocacional e teste de aptidão?

Como citado acima, o teste vocacional é, basicamente, uma prova/avaliação psicológica para orientar em qual curso ou carreira mais se encaixa no seu perfil. É o momento para se autoconhecer e descobrir áreas que te motivam e mais combinam com você.

Bem, aqui a diferença é simples: enquanto o teste vocacional é uma avaliação mais completa do perfil profissional e te ajuda a escolher um curso, o teste de aptidão é necessário para comprovar que determinada pessoa está apta para exercer uma função específica. Por isso, muitos concursos ou vestibulares pedem que o candidato realize esse teste para comprovar que executará aquela profissão da melhor maneira.

Como o teste vocacional pode te ajudar?

Ele pode ajudar na tomada de decisão de qual caminho seguir. Por meio das suas respostas, o teste vocacional aponta para quais áreas você tem mais aptidões e quais não fazem parte do seu perfil. Mas, lembre-se: Para que o resultado seja realmente eficiente, é importante ser sincero no momento de responder às perguntas. É essencial pensar bem antes de escolher cada resposta!

Qual profissão combina mais com você?

Muita calma nessa hora! Com o teste vocacional você encontrará essa resposta! Ou, pelo menos, terá um norte para onde seguir.

Para te ajudar, a primeira coisa que você deve se perguntar é: quais são os meus interesses e assuntos que mais me agradam? A pergunta aqui não é sobre o que você gosta de fazer no seu tempo livre, nem sobre o que você é bom fazendo, e sim o que te interessa? Olhe mais fundo para os seus interesses e responda ao teste com sinceridade.

Texto escrito por: PRASABER
Categoria: TestesPra testar
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter