Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Entenda o que são juros simples e compostos Entenda o que são juros simples e compostos

Entenda o que são juros simples e compostos

No dia a dia é muito comum ouvir falar dos temidos juros. O que são eles, não é mesmo? Nas aulas de Matemática também se fazem presentes durante os aprendizados, mas vai bem além disso porque se trata de algo importante a se saber para entender como funciona a vida financeira em diversos momentos.

Para tirar as suas dúvidas, ficar por dentro de quais são as fórmulas utilizadas para calcular juros e a diferença entre os simples e os compostos, continue ligado aqui neste conteúdo! Iremos explicar estes pontos e muito mais para você entender de uma vez por todas do que se trata esse tema matemático.

O que são juros?

Tudo tem um preço e os juros são, basicamente, uma quantia a mais neste valor original. Assim, há duas situações: o pagamento de juros, como em um empréstimo ou no atraso de um pagamento de contas básicas, ou o recebimento de juros, como em um investimento que retornou em renda para você.

No caso de uma cobrança com juros está relacionado com precisar arcar com o prejuízo que a empresa ou instituição financeira teve com o atraso do pagamento. Já quando são recebidos, os juros indicam o rendimento proporcionado por um dinheiro que você “emprestou” ao investir em determinada organização.

Eles podem estar presentes em variadas operações financeiras, como você verá abaixo, e em duas modalidades: juros simples ou como juros compostos.

Juros simples

Seja nas aulas de Matemática ou em situações cotidianas, os juros simples costumam aparecer mais porque são calculados seguindo uma porcentagem fixa sobre o valor original, que está sendo cobrado. Isso faz com que desde o começo até o fim da operação financeira, como o pagamento de um financiamento, ele se mantenha o mesmo.

A fórmula para calcular o juros simples é a seguinte:

J = C × i × t

Em que: J = juros simples; C = capital inicial; i = taxa de juros; t = tempo da aplicação.

Juros compostos

Os juros compostos possibilitam que, resumidamente, se saiba que são juros acumulados, ou juros sobre juros. Isto é, são os juros acrescidos ao longo do tempo junto com os juros que já estavam sendo sobrepostos a quantia inicial da cobrança ou do investimento. Dessa forma, o valor fica muito maior depois de um certo período.

Para calcular os juros compostos, basta utilizar a fórmula abaixo:

M = C (1+i)t

Em que: M = montante acumulado, ou o total da aplicação; C = capital investido; i = taxa de juros; t = período de tempo.

Como fazer o cálculo de juros?

Depois de ter entendido qual é a diferença entre juros simples e juros compostos, saiba que para fazer o cálculo do que se quer descobrir basta usar uma das fórmulas que mostramos acima. Não se esqueça de conferir se todas as informações estão corretas para chegar ao resultado certo. Ou se preferir, baixe nossa planilha de juros e faça o cálculo automaticamente:


Como funciona a taxa de juros?

Esse é um assunto bastante comum no dia a dia, como ao ouvir dizer que “a taxa de juros está em X% ao ano”. A taxa de juros funciona como uma relação entre os juros que a pessoa que emprestou o dinheiro recebe e o montante que foi emprestado.

De acordo com o Banco Central, a fórmula para definir esse conceito é:

Taxa de juros = [Juros/Capital] x 100

Com a função de reajustar os valores de diversas operações financeiras, como em empréstimos e em financiamentos, a taxa de juros está presente em duas formas principais: ao ano e ao mês. Dependendo dessa característica, o impacto no seu bolso será maior ou menor.

Taxa de juros de cartão de crédito

O cartão de crédito é um meio de pagamento utilizado por boa parte dos brasileiros, e há quem sabe fazer bom uso deste recurso financeiro e quem se atrapalhe um pouco. No segundo caso, pode acontecer de precisar pagar a taxa de juros do cartão de crédito, que são cobrados com o atraso do pagamento da fatura.

Como se trata de um empréstimo de dinheiro, já que estamos falando de um formato de crédito, existe essa penalidade a ser aplicada, isto é, a cobrança de juros, caso não seja pago o valor total que foi gasto.

Taxa de juros de empréstimo

Outro exemplo de quando a taxa de juros aparece é ao contratar um empréstimo. Assim como o cartão de crédito, também é uma forma de uma instituição financeira emprestar certa quantia para você.

Dessa forma, junto com o valor total solicitado no empréstimo, como R$ 100.000, você pagará uma porcentagem a mais que será a remuneração para a empresa que disponibilizou o dinheiro, o que nada mais é do que a taxa de juros, podendo variar de um contrato de empréstimo para o outro.

Neste caso, é indispensável ter conhecimento de quanto você pagará de juros ao longo do tempo deste contrato para que não seja pego de surpresa em nenhum momento nem tenha que arcar com despesas que não são possíveis em seu orçamento.

Taxa de juros de financiamento

Mais um tipo de situação em que a taxa de juros é sobreposta a uma certa quantia de dinheiro é em um financiamento. Do mesmo jeito como em um empréstimo, o percentual a ser cobrado nesta operação financeira também é bastante variável, indo de financiamentos sem juros a cobrança de mais de 9% ao ano.

Para você saber: aqui no Pravaler quem é calouro ou veterano consegue achar diferentes opções de propostas de financiamento estudantil com as menores taxas de juros do mercado para fazer uma graduação de qualidade nas melhores instituições de ensino particulares do país. Assim, você não precisará se preocupar com a temida taxa de juros nesta situação.

Faça a sua simulação com a gente agora mesmo e descubra quais são as possibilidades que temos para você. Contrate o seu financiamento estudantil privado sem burocracias!

E aí, gostou de saber mais sobre o que são os juros e as suas diferenças? Não seja mais pego desprevenido em uma operação financeira com essa cobrança. Atente-se aos seus prazos de pagamento das contas para também não precisar pagar essa taxa.

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter