Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é e como funciona o trabalho voluntário? O que é e como funciona o trabalho voluntário?

O que é e como funciona o trabalho voluntário?

Ao falar sobre o trabalho voluntário, a primeira coisa que pensamos é no trabalho desenvolvido em ONGs. Fato é que o voluntariado é um conjunto daqueles que se dedicam a uma atividade por vontade própria a fim de ajudar pessoas e comunidades. Ou seja, são inúmeras as formas de prestar um trabalho voluntário.

Mas você sabia que o trabalho voluntário não é somente algo que beneficia as pessoas, locais e animais que precisam, mas também, os próprios voluntários? Nesse contexto, preparamos um conteúdo completo para mostrar as vantagens de fazer um trabalho voluntário e como isso pode ajudar na sua vida profissional.

Boa leitura!

O que é trabalho voluntário?

O voluntariado é caracterizado como um trabalho sem retorno financeiro, isto é, sem remuneração em vínculo empregatício. É então, um conjunto de ações focadas, especialmente, em interesses sociais e comunitários para a população, ou seja, a doação do seu tempo em prol de ajudar o outro.

As atividades praticadas podem ser diversas, bem como, hospitalares, creches, asilos, ONGs (Organizações Não Governamentais) ou qualquer outro lugar que tenha a necessidade de ajuda social. É por meio deste trabalho que organizações não governamentais e empresas fazem com que a solidariedade seja mais valorizada entre as pessoas.

O trabalho voluntário no Brasil é muito antigo e está ligado aos tempos da colonização portuguesa, quando foram instaladas as Santas Casas de Misericórdia, em elo com as Igrejas Católicas, que atuavam, principalmente, em ajudar os doentes.

Mas, o voluntariado, embora muito antigo, só foi regulamentado no Brasil há duas décadas. A Lei 9.608/98 estabelece que, essas ações não podem ter vínculo empregatício, e sendo assim, não pode haver remuneração. Além disso, determina que as atividades ligadas ao voluntariado sejam voltadas às ações culturais, educacionais e assistenciais.

Qual a importância do trabalho voluntário?

Como mencionado, o trabalho voluntário não beneficia apenas as pessoas contempladas nas ações, mas também os voluntários, que são recompensados com reconhecimento e crescimento profissional por trabalharem com causas sociais.

Entre as vantagens e os benefícios do trabalho voluntário, estão as experiências únicas e a oportunidade de aprender com pessoas que estão fora do seu ciclo social, além de conhecer outras realidades. Essa é uma maneira de aprender a valorizar mais as suas conquistas pessoais.

Outra vantagem de ser um voluntário é ampliar a sua rede de contatos e sua visão sobre as diferentes realidades existentes no mundo. Essa é uma das formas mais simples de desenvolver a empatia pelo próximo.

Para os estudantes e principalmente jovens que estão em busca da primeira oportunidade de trabalho, o voluntariado pode ser o ponta pé inicial para isso. Nesse sentido, as ações desenvolvidas no trabalho voluntário são capazes de ampliar a compreensão ao indivíduo das desigualdades existentes na sociedade.

O voluntariado tem então, como principal objetivo, impactar vidas, mudar realidades e tornar-se, por fim, a comunidade um lugar melhor para viver.

Quais os tipos de trabalho voluntário?

O trabalho voluntário pode ser desenvolvido em diferentes áreas, desde que estejam ligadas com questões culturais, educacionais, assistenciais e de saúde. Confira a seguir alguns tipos de voluntariado que existem.

Trabalho voluntário em Organizações Não Governamentais (ONGs)

O trabalho voluntário exige, sobretudo, muita disposição e dedicação. Dito isso, o voluntariado em ONGs, entidades ou instituições sem fins lucrativos tem como principal objetivo desenvolver ações que ajudem pessoas, setores e comunidades que, normalmente, são desamparadas pelo poder público, seja em assistência social, assistência alimentar, educacional, políticas públicas, meio ambiente, entre muitas outras.

São exemplos:

  • Instituto Sylvio Passarelli (ISP): promove projetos educacionais para jovens em situação de vulnerabilidade social;
  • Casa da Criança: ação de acolhimento para crianças e adolescente que estão em vulnerabilidade;
  • Cruzando Histórias: promove ações para equidade de gênero;
  • AZUS: promove a reintegração de refugiados no Brasil;
  • Teto Brasil: promove projetos e atividades para famílias e moradores de favelas;
  • Associação Saúde Criança: desenvolve planos de ações familiar na área da saúde, moradia, educação, cidadania e profissionalização;
  • Viva Rio: trabalha com a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho;
  • Greenpeace: promove ações em defesa do meio ambiente.

As ONGs não possuem vínculos políticos, nem partidos, nem cunho religioso, nesse sentido, o voluntariado não possui recursos financeiros para manter colaboradores, por isso, seu trabalho é extremamente essencial para que a mudança aconteça. Ser um voluntário numa ONG vai muito além de doar o seu tempo para dedicar-se às atividades específicas. Você também pode ser um voluntário doando recursos, sejam eles financeiro, alimentação, entre outros.

Trabalho voluntário com animais e meio ambiente

O voluntariado com animais e meio ambiente é quando você dedica seu tempo e habilidades essas causas. O voluntário ambiental, por exemplo, promove ações e projetos que de certa forma, conscientizem as pessoas sobre o assunto, além de proteger, cuidar e restaurar o meio ambiente. Já o voluntariado com animais, são projetos sociais desenvolvidos principalmente para a proteção e cuidado aos animais abandonados e maltratados.

Trabalho voluntário em troca de hospedagem

O trabalho voluntário em troca de hospedagem é prática de intercâmbio, usada principalmente por aspirantes a viajantes que oferecem seu tempo, disposição, força de trabalho e habilidades em troca de hospedagens/acomodações gratuitas. Isso é muito mais comum do que você imagina!

Atualmente, existem diversas plataformas que facilitam os interessados a achar esses serviços, como por exemplo, a famosa Worldpackers, voltada para quem quer trabalhar em hostels. As atividades desenvolvidas, nesse caso, são: trabalhar com atendimento à recepção, barman, dj e limpeza.

Trabalho voluntário para ensinar habilidades

O trabalho voluntário voltado a ensinar habilidades pode ser desenvolvido tanto em ONGs, mas também em igrejas, por exemplo.

Essas habilidades podem ser: dar aulas de idiomas, aulas para aprender a tocar algum instrumento, aulas para aprender a cortar cabelo. Enfim, são inúmeros os trabalhos desenvolvidos nessa área.

O objetivo neste sentido é promover e compartilhar todo o conhecimento e habilidade que possui a fim de mudar e impactar a vida de alguém positivamente, seja ela usada de forma profissional ou pessoal.

Como fazer um trabalho voluntário?

Antes de saber como fazer um trabalho voluntário e onde encontrá-lo, é muito importante que você pense no que pode oferecer ao outro. Embora o voluntariado traga ganhos pessoais, é importante ter em mente que você está ali para ajudar.

Dito isso, reflita sobre seu objetivo e como você pode contribuir. Sobretudo, escolha projetos que estejam ligados com o que você acredita, seus valores e desejos.

O próximo passo é procurar entidades, projetos ou programas com ótimas iniciativas. Ela pode ser dentro da sua própria comunidade ou fora. O importante é o ato de ajudar e mudar vidas de alguma forma e sobretudo, promover a solidariedade.

Vale ressaltar que, embora não tenha vínculo empregatício, o trabalho voluntário é algo sério e que deve ser levado com muita responsabilidade, sendo assim, se programe e veja qual horário e dia você tem disponível para dedicar o seu tempo a isso. É importante que as expectativas do projeto estejam alinhadas com o seu cronograma.

Confira a seguir alguns lugares onde é possível realizar a prática voluntária:

  • Atados
  • Cruz Vermelha
  • Fundação Estudar
  • Graac
  • Instituto de Reintegração do Refugiado
  • Instituição Amigos dos Bichos
  • Instituição Dorina Nowill
  • Sonhar Acordado
  • Um Teto Para Meu País

Como colocar trabalho voluntário no currículo?

Como mencionado ao longo do conteúdo e, vale a pena ressaltar, o trabalho voluntário é sobretudo, uma forma de impactar vidas e mudar realidades com suas ações sociais. Para o voluntário, além de fazer bem para si próprio, desenvolve competências e aumenta a sua rede de relacionamento, consequentemente, contribui para a sua carreira profissional.

A primeira forma de fazer isso acontecer, é colocar esse trabalho no currículo, você sabe como?

Primeiramente, você pode e deve destacar a sua experiência no trabalho voluntário em seu currículo. A crescente competitividade no mercado faz com que experiências como essa se torne um diferencial.

Incluir isso em seu currículo é uma forma de demonstrar que você está ganhando experiências para conquistar o seu primeiro emprego, isso porque, o voluntariado coloca as pessoas em situações de desafios e muitas vezes, em problemas que devem ser resolvidos. Sobretudo, muitas empresas buscam e tem preferência em candidatos que estejam ligados e relacionados com algum projeto social e voluntariado, pois, essas ações são caracterizadas como proativas e empáticas, e isso é muito importante para o contratante.

O trabalho voluntário no currículo deve estar no campo “informações complementares”. Ele existe justamente para que o profissional destaque ações realizadas que não cabem nas outras partes do currículo.

O voluntariado não oferece funções ou cargos específicos, pois as tarefas e atividades são distribuídas de acordo com as necessidades da população ou das ONGs, entidades etc.

Ao escolher um trabalho voluntário, considere projetos que tenham alguma relação com a sua área de atuação, isso pode contribuir positivamente para a sua carreira. No entanto, como mencionamos, procure sempre fazer algo que você tenha prazer de realizar, mesmo que não agrega muito à sua carreira.

Vale lembrar que adquirir conhecimento nunca é demais. Além de ser um trabalho que você emprega seu tempo em prol da vida do outro, você aprende muito!

PRV_CTA_Carreiras__CTA_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter