Como colocar minhas realizações profissionais no currículo?

Realizações Profissionais Curriculo Realizações Profissionais Curriculo

Por Carreira PRAVALER

Como colocar minhas realizações profissionais no currículo?

A construção de um currículo interessante, apesar de muito importante na vida de qualquer profissional, ainda gera um monte de dúvidas. Uma das maiores delas é: como colocar as realizações profissionais de um jeito atrativo de verdade? Mais do que isso, como escolher as experiências profissionais que realmente farão a diferença em um processo seletivo dos sonhos? Para responder essas e outras perguntas importantes, preparamos este conteúdo com algumas dicas. Ele representa a nossa tentativa de te ajudar a mostrar as suas qualidades e realizações de um jeito que te ajude a chegar até seus objetivos. Fique com a gente e aproveite!

Quais realizações profissionais são efetivamente relevantes?

Quer saber quando uma realização profissional é relevante o bastante para ser exposta no seu currículo? O primeiro passo é estabelecer um objetivo de carreira ! Em qual segmento você deseja atuar? Qual tipo de cargo você tem a intenção de conseguir? Quais os suas áreas interesse? Depois de responder essas perguntas, é muito mais simples selecionar as realizações profissionais que merecem atenção.

O próximo passo é entender o que efetivamente são realizações profissionais. Uma ótima ideia, apesar de relevante, não pode ser considerada uma realização efetiva. Nessa categoria entram as iniciativas que nasceram de um problema que precisava de solução, como a baixa produtividade de uma equipe, e, após a sua implementação, conseguiu solucionar ou, pelo menos, atenuar o problema inicial.

Outro ponto que merece atenção: para ser mencionada, a realização profissional precisa mais do que solucionar uma demanda, ela precisa ser mensurável. Por exemplo: como resultado de determinada iniciativa, a produtividade da equipe cresceu em 17%. A possibilidade de medir os avanços possibilitados pela sua realização é o que fará dela um dado confiável.

 

Passo a passo prático para montar seu currículo e colocar as realizações profissionais em destaque

Confira nossas principais dicas para montar um currículo de bastante sucesso:

Faça uma lista com as realizações que você acha que merecem menção. 

Sinta-se livre para incluir tudo o que quiser nessa primeira lista. O segundo passo é estabelecer quais dessas realizações podem ser mensuradas de alguma maneira. O terceiro passo é comparar as realizações que sobraram com os seus objetivos profissionais. É possível que uma realização, apesar de criativa e mensurável, não seja relevante para o segmento onde você quer atuar ou com o cargo que quer ocupar.

Estabeleça um padrão para apresentar as suas realizações profissionais

Primeiro, apresente a situação que precisava de solução, como a baixa produtividade de um time, como mencionamos no início deste texto. Depois, apresente a solução proposta por você. Por último, apresente o resultado efetivo das suas iniciativas, como um crescimento de 20% na produtividade, por exemplo. Independente da natureza da experiência profissional, ela deve sempre ser direcionada para sanar alguma questão e seus resultados precisam ser provados. Mesmo novos produtos ou serviços são criados para sanar alguma necessidade do público alvo e, por isso, devem ser expostos no padrão sugerido.

Cada uma das realizações deve ser descrita em no máximo um parágrafo pequeno

Pense que as poucas frases devem exercer a função de uma manchete de jornal que desperta a curiosidade dos leitores. A diferença é que, neste caso, a curiosidade dos recrutadores e gestores é que deve ser despertada. Vamos usar um exemplo para te ajudar a entender, tá?

Se um profissional de marketing desenvolveu uma metodologia de monitoramento das redes sociais dos seus concorrentes, que ajudou sua equipe a economizar parte do tempo que era empregado nesta tarefa, no seu currículo este feito seria exibido da seguinte forma: “Criação e implementação de metodologia de monitoramento das redes sociais dos principais players do setor financeiro, que resultou em uma economia de 15% do tempo da equipe” .

Cite as suas realizações das mais recentes para as mais antigas

É importante deixar o que aconteceu a menos tempo na frente porque isso dará uma noção de que você vem de um período produtivo e quer continuar assim.

Nunca minta em um currículo! 

Mentir ou inventar realizações no CV ou na entrevista de emprego é o jeito mais fácil de dar um tiro no próprio pé. Caso a sua mentira seja sustentada até a sua contratação, com certeza, após a sua entrada na nova empresa, ela será desmascarada. Para o profissional que mentiu, esse flagra funciona como um atestado de desonestidade e só vai prejudicar a sua trajetória.

 

Chegou a hora de usar suas realizações profissionais a seu favor!

Agora você já aprendeu a escolher quais realizações profissionais merecem ser mencionadas no seu currículo e também a maneira correta de apresentá-las, ao lado das suas informações acadêmicas e pessoais, é hora de colocar essa teoria em prática. Um currículo bem estruturado pode ser a sua porta de entrada para aquele seu emprego dos sonhos.

Que tal conferir as nossas oportunidades de trabalho clicando aqui.

Você também precisa saber sobre Feedback: como fazer e aplicar com seu time

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.