Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como fazer o curso de Engenharia Civil a distância? Como fazer o curso de Engenharia Civil a distância?

Como fazer o curso de Engenharia Civil a distância?

Cursar engenharia é o sonho de muita gente, e fica ainda mais fácil com as possibilidades apresentadas nos dias de hoje.

Até algum tempo atrás, quem desejasse estudar Engenharia Civil ou qualquer outra modalidade de ensino, precisaria se submeter exclusivamente aos cursos presenciais. Com o advento da internet e a construção de novos sistemas de ensino, a configuração desses cursos mudou.

Afinal, é possível fazer Engenharia Civil a distância? Sim! E nesse artigo vamos te dizer como.

Continue a leitura para descobrir como fazer o curso de Engenharia Civil a distância.

Engenharia Civil a distância é reconhecido pelo MEC?

Muita gente tem dúvida sobre os cursos EAD que se popularizaram nos últimos anos, principalmente por conta das regras específicas do Ministério da Educação (MEC) criadas para o reconhecimento de diferentes modalidades de ensino.

A estrutura desses cursos é pensada para a metodologia de ensino que considera o aluno que deverá assistir aulas em contextos muito diversos da sala de aula tradicional, por isso, os tipos de materiais e métodos são adaptados para garantir a aprendizagem nessa situação.

Alguns tipos de curso podem funcionar da seguinte maneira:

  1. Com carga horária a distância, com poucos encontros presenciais;
  2. Com carga horária híbrida, e realização de provas presenciais.

Esse tipo de curso, e especificamente o de Engenharia Civil, é reconhecido pelo MEC e tem o mesmo valor que um curso presencial, sem qualquer distinção no momento de procurar vagas de trabalho.

Para exercer a profissão, o profissional deve ter o diploma de um curso superior, cursado na modalidade presencial ou a distância, e estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Assim, deve-se manter a atenção para a instituição de ensino superior em questão, e verificar se os seus cursos são reconhecidos pelo MEC.

Como funciona o curso de Engenharia Civil a distância?

A modalidade a distância para Engenharia Civil pode formar profissionais para atuarem nas áreas de:

  1. Planejamento
  2. Implementação de estruturas
  3. Gerenciamento de estruturas
  4. Construção civil
  5. Análise de planos urbanos
  6. Supervisão de layouts, pontos de referência e padrões governamentais

Assim como no curso presencial, o estudo da Engenharia Civil a distância tem por objetivo a formação de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas desse campo, com o desenvolvimento de habilidades profissionais importantes.

Graduação em Engenharia Civil a distância

O curso de graduação em Engenharia Civil a distância é um curso de bacharelado voltado para a preparação de profissionais que vão, no geral, acompanhar e executar obras em áreas de habitação, saneamento e transporte, além do desenvolvimento de novos projetos.

Um curso de graduação EAD tem diversas vantagens para o estudante, como a carga horária mais flexível, e o valor mais baixo de mensalidade, o que pode ser um grande atrativo. Apesar disso, é necessário se atentar para a dedicação e responsabilidade no estudo dos conteúdos, para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional.

Nessa modalidade, a maior parte das aulas é ministrada virtualmente, em ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas próprias das instituições de ensino superior. O estudante EAD frequentemente conta com o acompanhamento remoto de professores ou tutores de todas as disciplinas.

É esperado para Engenharia Civil que algumas atividades sejam realizadas na modalidade presencial, como avaliações finais de período, aulas práticas, estágios, iniciações científicas e a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Pós-graduação em Engenharia Civil a distância

Assim como em outras áreas da formação profissional, o engenheiro civil também pode buscar a continuidade de sua formação.

A pós-graduação EAD garante que os profissionais formados prossigam com os estudos, buscando uma especialização para incrementar os conhecimentos em determinada área, visando o crescimento profissional e a amplitude da atuação, com agregação de valor para a carreira.

Quem cursa Engenharia Civil tem uma gama de opções de pós-graduação na modalidade a distância, que garante cursos com aulas em sua maioria virtuais, com possibilidade de encontros presenciais no início e fim dos cursos.

Algumas das áreas para a pós-graduação em Engenharia Civil a distância são:

  1. Engenharia de Estruturas
  2. Construções civis
  3. Construções sustentáveis
  4. Ecourbanismo
  5. Estruturas em concreto
  6. Engenharia Geotécnica
  7. Projetos de Fundações e Contenções

As opções são muito diversas, e devem ser observadas de acordo com as aptidões de cada profissional e dos interesses de estudo.

Qual o valor da faculdade de Engenharia Civil a distância?

A graduação a distância é uma boa opção para quem deseja uma rotina mais flexível pagando menos que os cursos tradicionais.

A razão dos valores mais baixos é, principalmente, o fato de não ser necessário arcar com as estruturas físicas das instituições de ensino superior durante o curso. Assim, os alunos podem se limitar ao pagamento do valor das aulas por um preço geralmente inferior ao dos cursos presenciais.

Na modalidade EAD, os preços variam de R$500 a R$1.000, a depender da instituição, do ambiente virtual de ensino e da quantidade de disciplinas ministradas para cada estudante.

Qual a melhor faculdade de Engenharia Civil EAD?

As melhores faculdades para se estudar o curso de Engenharia Civil EAD são aquelas que já possuem tradição e metodologia reconhecidas para esse fim, além do reconhecimento de excelência pelo MEC. Vamos citar algumas:

  1. Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  2. Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID)
  3. Universidade de Franca (UNIFRAN)
  4. Centro Universitário UNA
  5. Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  6. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Mais instituições de excelência oferecem este curso na modalidade EAD, por isso é importante verificar as instituições de sua preferência e todas as regras para a matrícula e a progressão no curso.

Agora que você já sabe como fazer o curso de Engenharia Civil a distância, basta dar o próximo passo e buscar uma instituição para fazer a matrícula. Nessa modalidade, você consegue flexibilizar seus estudos e maximizar o rendimento.

Quando encontrar a faculdade que você deseja, faça uma simulação de financiamento com a Pravaler! Com a gente, você tem contratação em qualquer época do ano e juros mais baixos, com preços que se encaixam no seu bolso.

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Agradecemos pela leitura. Até a próxima!

Texto escrito por: Prasaber
Compartilhar
Categoria: EADPra saber
Tags:
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter