Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba tudo sobre como fazer um curso presencial Saiba tudo sobre como fazer um curso presencial

Saiba tudo sobre como fazer um curso presencial

Provavelmente você já notou que as modalidades de como estudar aumentaram de uns anos pra cá, não é? Atualmente, um estudante de ensino superior tem que optar por fazer um curso presencial, semipresencial ou ainda há a possibilidade de cursar o ensino a distância.

Assim, dúvidas podem surgir no momento de escolher qual é a melhor opção para a sua carreira e para a sua rotina. Quer descobrir como funciona na prática um curso presencial e os diferentes tipos desta alternativa que existem nas instituições de ensino superior brasileiras? Então, não deixe de ler este nosso artigo!

Como funciona um curso presencial?

O curso presencial é considerado como o modelo tradicional de ensino, visto que é um dos mais antigos e comuns do universo da educação. Essa modalidade consiste em aulas que acontecem em um ambiente físico, como as salas de aula ou laboratórios, sendo o espaço em que o corpo discente e o corpo docente irão se encontrar.

Esses encontros ocorrem na frequência que são exigidos pelos horários das aulas expositivas ou práticas. Por exemplo, de segunda a sexta, no período matutino (de manhã). Ou ainda, os cursos presenciais também podem ser aplicados nos turnos vespertino (de tarde) ou noturno (de noite).

É no ambiente determinado pela instituição de ensino superior, o que é na maioria das vezes no próprio campus, que as aulas, os diferentes tipos de atividades e as avaliações são realizadas, de forma que o contato seja sempre presencial entre todos os envolvidos na disciplina, como os alunos e os professores.

Nesta modalidade de ensino é comum que o curso seja dividido por semestres, por disciplinas e por turmas de acordo com o ano de ingresso. Outro ponto que caracteriza o formato presencial está relacionado com a frequência exigida pelas universidades, isto é, o aluno precisa atender à presença mínima, como 75% de aulas assistidas, para ser aprovado na disciplina a qual está cursando.

É importante saber que os cursos presenciais são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e disponibilizam diploma ou certificado para aqueles que chegaram ao final do curso cumprindo todas as exigências para concluir o curso, como nota mínima, entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), horas de estágio obrigatório, entre outras.

Quais são os tipos de cursos presenciais?

Você sabia que não existe apenas um tipo de curso presencial? Pois é, na verdade são quatro: o curso de graduação, o de pós-graduação, o técnico e o curso preparatório para concurso público. Cada um deles têm as suas características principais e são voltados para objetivos distintos do que o estudante em questão está buscando para a sua vida acadêmica.

Vamos conhecer as particularidades de todos eles? Veja abaixo e entenda tudo sobre esse ponto.

Curso de graduação presencial

A graduação é o primeiro nível da formação no ensino superior e o curso presencial nesta etapa é bastante procurado. Essa modalidade pode ser bacharelado ou licenciatura, e apresenta diversas vantagens para os estudantes que acabaram de ser aprovados nos vestibulares das universidades públicas ou privadas.

Entre esses benefícios está o contato direto com os seus professores e com os colegas de turma, uma experiência muito enriquecedora para quem está ingressando em uma nova profissão. Além disso, é uma ótima fase para explorar tudo o que a faculdade oferece em sua estrutura física, como laboratórios, quadras, bibliotecas e as demais.

Como comentamos acima, é necessário que o aluno se desloque até o ambiente em que as aulas irão acontecer, assim como fazer isso nos dias e horários certos das disciplinas.

Curso de pós-graduação presencial

Outro formato de curso presencial é a pós-graduação. Neste caso, é necessário ter concluído um curso de graduação anteriormente, já que sem o diploma do primeiro nível do ensino superior não será possível seguir para essa etapa de especialização.

O curso de pós-graduação presencial costuma ser feito por quem quer seguir os estudos em uma área específica da sua profissão, mantendo-se atualizado e cursando aulas que irão expandir os seus conhecimentos. Além disso, também possibilita a troca de contatos profissionais, ou networking.

A pós-graduação presencial oferece duas possibilidades: o stricto sensu, dedicado para a área acadêmica e de pesquisa, e o lato sensu, que é mais voltado para o mercado de trabalho. Considerando que os estudantes já estão inseridos nas empresas da profissão, é comum que as aulas sejam no período noturno.

Curso técnico presencial

A terceira possibilidade de ensino no formato presencial é o curso técnico, uma opção para quem busca por uma capacitação e qualificação profissional com um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Há como afirmar que é mais rápido porque esses cursos têm uma duração média de dois anos apenas, enquanto uma graduação é de no mínimo quatro anos.

Assim, o estudante adquire os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuar na carreira que tiver interesse sem ficar tanto tempo em sala de aula. Os cursos técnicos presenciais mais procurados são: Logística, Marketing, Segurança do Trabalho, Hotelaria, Enfermagem, Farmácia, Administração e por aí vai. Não faltam possibilidades para todos os gostos e preferências de atuação.

Outro diferencial do curso técnico presencial, além do curto período de duração, está ligado ao fato de que essas aulas são, em sua maioria, mais práticas do que expositivas. Essa é uma característica reconhecida como vantajosa e que faz com que o estudante aprenda diretamente vivendo as experiências propostas pelos professores das disciplinas.

Curso preparatório para concurso público presencial

Quem está nos preparativos para prestar um concurso público pode ver aulas presenciais. O curso preparatório para concurso público inclui aulas expositivas com as explicações das principais áreas de conhecimento cobradas nas questões dos processos seletivos públicos ou de instituições privadas.

Essa modalidade é reconhecida por usar apostilas, materiais de apoio e uma intensa troca com os professores em plantões de dúvidas, por exemplo. Dessa forma, o estudante tem o suporte e infraestrutura necessária para conseguir se preparar da melhor maneira para o concurso público que for concorrer por uma vaga.

Quais são as principais características do curso presencial?

E aí, está conseguindo assimilar tudo o que explicamos até aqui? Para te ajudar a não deixar passar nenhuma informação essencial sobre como funciona o curso presencial nas instituições de ensino superior, preparamos um breve resumo com os principais pontos descritos nos tópicos anteriores:

  • O curso presencial é caracterizado, principalmente, pela participação em aulas e atividades que acontecem em um espaço físico determinado pela universidade;
  • As aulas, as experiências práticas e as provas das disciplinas acontecem sempre de forma presencial;
  • Há regras a serem cumpridas para que o estudante possa concluir o curso, como ter no mínimo 75% de presença nas disciplinas;
  • Essa modalidade de ensino funciona direitinho para os cursos de graduação, de pós-graduação, de cursos técnicos e de cursos preparatórios para concurso público;
  • Entre as vantagens mais relevantes está o maior aproveitamento da infraestrutura da universidade, o networking com os demais estudantes e com os membros do corpo docente e a participação em eventos, como seminários.

Qual a diferença entre curso presencial, semipresencial e EAD?

As modalidades de ensino que existem atualmente são: presencial, semipresencial e EAD. Muitas pessoas se confundem com as diferenças entre elas, mas saiba que não há nenhum segredo, já que o próprio nome de cada uma diz bastante sobre como é o seu formato.

O curso presencial você já viu acima neste artigo, certo? Então, por sequência, o curso semipresencial é a modalidade que alterna aulas realizadas de forma presencial no ambiente físico da instituição de ensino superior com aulas que são vistas no ambiente virtual de aprendizagem.

É normal que as aulas que são somente expositivas, ou com o professor explicando a parte teórica da disciplina, sejam vistas à distância, sem que o estudante precise se deslocar até o campus da faculdade. Mas quando se trata de disciplinas práticas, se faz necessário ir presencialmente em laboratórios ou outros espaços da universidade para esta experiência.

Já o curso em ensino a distância (EAD) é feito de forma integral pela internet, sendo diretamente no ambiente virtual de aprendizado da instituição em que o estudante está matriculado. Assim, tanto as aulas quanto as provas e demais atividades obrigatórias das disciplinas são cumpridas diretamente online, sem que seja preciso se deslocar e em algumas situações nem mesmo seguir os horários determinados pela faculdade.

Entender quais são as vantagens e as desvantagens destas três modalidades de ensino é essencial para saber qual escolher. Além disso, não deixe de comparar os valores de cada uma, visto que podem ficar menores caso não seja presencial por não ter o custo da infraestrutura da faculdade incluso na mensalidade.

Melhores faculdades para estudar presencial

Que tal descobrir algumas das melhores faculdades para estudar de forma presencial? Fizemos uma seleção bem completa para você escolher a sua universidade. Dá uma olhada:

Pronto para se matricular no curso presencial de seu interesse? Contrate o financiamento estudantil no Pravaler para ter as menores parcelas todos os meses até o fim do seu curso. Faça uma simulação e descubra as propostas que temos para você!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter