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Comunicação Mercadológica

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Sobre o curso de Comunicação Mercadológica

A Comunicação Mercadológica é uma área do conhecimento que se concentra nas estratégias e técnicas de comunicação utilizadas pelas empresas para promover seus produtos e serviços no mercado. Para se formar nesse curso superior, os interessados geralmente optam por graduações em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Marketing ou áreas afins.


O tempo médio de duração dessas graduações no Brasil é de quatro a cinco anos, durante os quais os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre planejamento de campanhas publicitárias, branding, marketing digital, pesquisa de mercado e outras áreas relevantes para a prática da comunicação mercadológica.

Grade curricular do curso de Comunicação Mercadológica

  • Planejamento estratégico de comunicação
  • Criação de identidade visual e storytelling
  • Pesquisa de mercado e análise de concorrência
  • Estratégias de promoção e engajamento
  • Métricas e avaliação de resultados
  • Carreira em Comunicação Mercadológica

    Quais são as principais áreas de Comunicação Mercadológica?

    Veja as 6 principais áreas de atuação para o estudante formado em Comunicação Mercadológica:

    Estratégias de comunicação voltadas para canais tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors e eventos. O objetivo é promover produtos ou serviços diretamente ao público, utilizando abordagens não digitais para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.

    Criação, monitoramento e otimização de conteúdo em plataformas como Instagram, Facebook e Twitter. O gestor busca engajar o público, construir relacionamento com a marca e aumentar a presença digital através de campanhas direcionadas e interação contínua.

    Criação de materiais relevantes para plataformas online e offline, como textos, vídeos, infográficos e podcasts. O objetivo é atrair, educar e engajar o público, aumentando a visibilidade da marca e fortalecendo sua presença no mercado.

    Consiste em técnicas para melhorar o posicionamento de sites em buscadores como o Google, por meio de otimização de palavras-chave, estrutura de conteúdo e links. O SEO visa aumentar o tráfego orgânico, ajudando a marca a ser encontrada de forma mais fácil pelos usuários.

    Construção e fortalecimento da identidade e valores da marca, garantindo sua consistência em todas as interações com o público. O branding envolve o desenvolvimento de estratégias que gerem reconhecimento, lealdade e uma percepção positiva da marca no mercado.

    Coleta e análise de dados sobre o comportamento de consumidores, tendências de mercado e concorrência. Profissionais dessa área utilizam essas informações para orientar decisões estratégicas de marketing, ajudando a empresa a entender melhor o público-alvo e adaptar suas campanhas.

    Banner promocional para Comunicação Mercadológica

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