O perfil do Enfermeiro pretendido pela Faculdade Cesuca deverá ter formação generalista, humanista, solidária, crítica e reflexiva, o qual está pautado na Resolução CNE/CES nº03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem que descreve as competências e habilidades requeridas.
Espera-se um profissional egresso qualificado para o exercício de enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, autônomo e pautado em princípios éticos da profissão, de modo a conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico loco-regional, nacional e internacional, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.
Além disso, estar capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e solidariedade, como promotor da saúde integral do ser humano. Sendo assim, o profissional Enfermeiro egresso do CESUCA-Faculdade INEDI deverá ser capaz de:
- Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, mediante o desenvolvimento das ações de prevenção de agravos e da promoção proteção e reabilitação à saúde, sob a perspectiva da integralidade da assistência. Atender as necessidades humanas básicas tanto dos seus usuários/pacientes quanto às demandas de sua comunidade e unidade hospitalar, de modo que atue como agente de transformação social nos diferentes cenários da prática profissional;
- Desenvolver a identidade profissional e o senso crítico pautado em princípios éticos e valores morais aliados ao compromisso com a cidadania e solidariedade;
- Fomentar a práxis de enfermagem em ações multiprofissionais de maneira que atinja a inter e a transdisciplinaridade;
- Criar e promover situações de educação permanente nos diferentes campos de atuação da enfermagem;
- Usar adequadamente as tecnologias avançadas em saúde (leve, leve-dura e dura) para o cuidar em enfermagem;
- Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem, materiais e humanos sob a luz dos princípios da ética e bioética, em consonância com as políticas de saúde buscando a resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
- Planejar, implementar e participar dos programas de educação permanente aos trabalhadores de enfermagem e de saúde, compatibilizando as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas quanto à segurança dos usuários/pacientes;
- Planejar e implementar programas de educação em saúde e da promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida;
- Executar consultas de enfermagem, consultorias e auditorias;
- Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
- Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
- Colaborar na dinâmica do trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo, participando da política e do planejamento em saúde vigente no Brasil.
Para atingir o perfil profissional pretendido ainda é necessário que o enfermeiro do terceiro milênio disponha de uma larga base cultural, visão de tendências sociais, facilidade de expressão, espírito empreendedor, liderança e ética em suas ações. Deverá ser um profissional ágil diante das mudanças de valores e sempre receptivo às inovações frequentemente propiciadas pela própria natureza da sociedade.
Curso Autorizado pelo MEC através da Portaria Ministerial nº 179, de 08/05/2013
Curso Autorizado com conceito 4 (de 1 a 5) pelo Ministério da Educação