ESTÁGIO/TCC
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Supervisionado para a prática profissional é um conjunto de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente do curso e procuram assegurar a consolidação e articulação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso. O Estágio Supervisionado pode ser curricular ou extracurricular. Ele visa assegurar o contato do estudante com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas ao longo do curso se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que estas atividades ocorram do meio para o fim do curso (a partir do 5º período).
O Estágio Supervisionado no curso de Engenharia Civil, é realizado pelo aluno na subárea de formação ao qual o mesmo esteja engajado, seja ela: construção civil, estruturas, geotecnia, hidráulica ou transportes. Além disso, também será função do perfil selecionado pelo discente para seguir seu aprendizado. Isso quer dizer que ele pode estagiar tanto em um canteiro de obra, quanto em um escritório de projeto, a depender de sua vocação e escolha. No estágio, o aluno aprofunda o aprendizado e a vivencia no exercício da profissão, sempre sob a orientação de um docente e de um engenheiro responsável pelo empreendimento onde ocorre o estágio. O docente é indicado pela coordenação do curso e a escolha deve obedecer a sua área de atuação profissional. Entretanto, o aluno pode sugerir o professor por quem ele quer ser orientado e a coordenação, caso não haja problemas de choque de carga horária, pode acatar esta solicitação. O Estágio Supervisionado é obrigatório e tem carga horária mínima de 240 horas e para realizá-lo, o aluno deve estar matriculado na disciplina de mesmo nome. A disciplina tem por função acompanhar o desenvolvimento dos relatórios parciais que terão por função servir de base para elaboração do Relatório Final de Estágio. Este relatório é que será avaliado pelo Orientador e ao qual será atribuída a nota final do estágio/disciplina. Todas estas diretrizes estão dispostas no Manual de Estágio, entregue ao aluno pelo seu Orientador no momento de sua matrícula na disciplina. As regras e critérios para matricula e efetivação do Estágio Supervisionado estão descritas no “REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL”.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo permitir ao futuro profissional um maior aprimoramento e a sistematização dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Civil.
Essa atividade permite uma avaliação de caráter específico similar as que o estudante estará submetido em sua carreira profissional, desenvolvendo e ampliando as mais diversas habilidades necessárias à sua formação profissional. Para o acompanhamento dos TCC, a matriz curricular do Curso de Engenharia Civil prevê duas disciplinas destinadas à orientações gerais relacionadas à execução e conclusão dos trabalhos. A atividade será orientada por um professor da área de concentração do trabalho e supervisionada pelo coordenador do curso que atuará observando o andamento e marcando reuniões sempre que julgar necessário. As normas do TCC deverão ser descritas nos planos de curso das disciplinas de TCC I e II, alocadas respectivamente no 9º e 10º períodos. Dessa forma o estudante poderá agregar em um só trabalho parte do conhecimento teórico e prático adquirido ao longo das atividades acadêmicas. As regras e critérios para matrícula e efetivação do TCC estão descritas no ‘REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL’.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Estão presentes no curso e são aquelas que contribuem para a formação complementar profissional e cidadã do aluno, dada a sua flexibilidade e variedade de formas de oferta. São consideradas atividades complementares:
- Participação nos projetos de Iniciação Científica;
- Projetos de Extensão;
- Monitorias;
- Participação em eventos de caráter científico, cultural/profissional, desportivo;
- Congressos, Seminários, Workshops, oficinas, palestras, feiras, visitas/viagens técnicas e orientadas;
- Cursos de língua estrangeira;
- Trabalhos voluntários etc., e outros de acordo com o Regulamento de Atividades Complementares.