Pravaler
Imagem do blog
EnemPra saber
13 de Novembro, 2024Por Pravaler

Fies sem Enem: é possível conseguir o financiamento estudantil?

É comum que surjam dúvidas sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Uma questão recorrente diz respeito à necessidade de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o crédito estudantil. Afinal, é possível conseguir o financiamento para pagar os estudos pelo Fies sem Enem?

Para responder essa pergunta, é preciso lembrar que o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que existe desde 1999. Seu objetivo sempre foi conceder crédito para que estudantes pudessem cursar o ensino superior em instituições de ensino superior particulares.

Mas, desde sua criação, o programa do Fies passou por uma série de modificações, inclusive no seu nome que passou de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior para Fundo de Financiamento Estudantil. Uma das mudanças mais importantes foi a criação da nova modalidade em 2018, o P-Fies, uma alternativa para estudantes com renda familiar bruta mensal superior a três salários mínimos, contratado junto de bancos privados e instituições financeiras parceiras, condição que não acontece no Fies tradicional.

É possível conseguir o Fies sem Enem?

Desde 2015, ter feito o Enem é um dos requisitos para obter o crédito pelo Fies, e para o P-Fies, o critério não é diferente. Existe ainda uma nota mínima a ser alcançada: 450 pontos na prova objetiva e não zerar na redação. Caso contrário, o estudante fica impossibilitado de fazer parte do Programa de Financiamento Estudantil do governo. Resumindo, não é possível financiar os estudos pelo Fies sem Enem.

Veja também: O que estudar para o Enem?

Cabe ressaltar, no entanto, que nem sempre é preciso fazer a prova no mesmo ano de inscrição no programa. Quem prestou o Enem em algumas das edições a partir de 2010 não tem necessidade de fazer outra prova. Isso, é claro, vale para aqueles que obtiveram nota superior à mínima exigida.

Para ilustrar, imagine um estudante que prestou o Enem em 2011. Sua pontuação foi de 600 na prova objetiva e 750 na redação. Nesse caso, ele pode usar a nota do Enem obtida na época para solicitar o financiamento estudantil pelo Fies hoje.

A partir do primeiro semestre de 2024, com a chegada do Fies social, aqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) terão a opção de cobrir 100% das despesas universitárias somente após a conclusão do curso.

Para te ajudar a entender melhor, preparamos um vídeo para você que explica como conseguir Fies sem Enem!