Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Diferenças entre bolsa de estudos e financiamento estudantil Diferenças entre bolsa de estudos e financiamento estudantil

Diferenças entre bolsa de estudos e financiamento estudantil

Antes de começar os estudos no ensino superior, alguns passos são cruciais: encontrar o curso que mais encaixe com o seu perfil e avaliar bem as faculdades antes de escolher onde estudar.

Além disso, é importante ter um planejamento financeiro para pagar as mensalidades, já que é um investimento que pode levar até 5 anos, como é o caso dos cursos de licenciatura e bacharelado. Porém, nem sempre é fácil se organizar previamente para arcar com as mensalidades ou pode ser que o dinheiro guardado não seja suficiente. Nesse caso, existem diversas opções para que você consiga pagar o seu curso sem sufoco e conquistar o diploma de ensino superior sem que isso pese no seu bolso.

Entre as opções existentes, estão as bolsas de estudos e o financiamento estudantil. Entretanto, apesar das duas opções serem boas e terem a finalidade de te ajudar a concluir os estudos, elas são bem diferentes na prática. Para que você tire todas as suas dúvidas sobre bolsa de estudos e financiamento estudantil, escrevemos esse artigo para te ajudar na escolha da melhor opção para o seu perfil, caso esteja precisando de uma força para pagar a faculdade.

O que é bolsa de estudo?

As bolsas de estudos são benefícios cedidos pela própria faculdade com o objetivo de facilitar o ingresso de mais alunos no ensino superior, proporcionando o acesso à educação para uma parcela maior da população. Dessa forma, as bolsas ajudam o estudante a pagar o valor das mensalidades, taxas, matrículas e demais gastos que ele possa ter ao longo do curso.

Para ser beneficiado, porém, é necessário que o aluno cumpra com alguns pré-requisitos que vão depender do regulamento da faculdade, podendo ir desde a renda familiar até o desempenho ao longo do ensino médio, além de serem contemplados também os estudantes que conquistaram as melhores posições no processo seletivo.

Para encontrar bolsas de estudos, é possível pesquisar em plataformas como o Amigo Edu, que oferece bolsas para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

Tipos de bolsas de estudo

É importante frisar que existem diferentes bolsas de estudo e os critérios de recebimento vão depender da instituição de ensino. Além de bolsas para estudar em instituições de ensino presenciais, também há bolsas de estudos para EAD. Entre os principais tipos de bolsa, podemos listar:

Bolsa integral

Para a bolsa de estudos integral, a faculdade oferece 100% de desconto em todo o curso, ou seja, o estudante não paga nada pelas mensalidades, nem nos demais custos ao longo do curso, como matrícula ou rematrícula.

Bolsa parcial

Para a bolsa de estudos parcial, a faculdade geralmente oferece uma porcentagem de desconto no valor do curso, que pode variar de 10% a 90% de desconto na mensalidade. Vale ressaltar que a bolsa parcial também pode ser conquistada por meio de desempenho no vestibular, nota do Enem ou concurso realizado pela faculdade.

Vantagens e benefícios da bolsa de estudos

Imagine estudar em uma boa faculdade, cursar a graduação dos seus sonhos e, ainda, ter um dinheiro extra para poder investir em outras coisas? Com uma bolsa de estudos, isso é possível.

Veja também: Quero Bolsa e Prouni – onde procurar por bolsas de estudos?

Sendo ela integral ou parcial, você vai poder usar o dinheiro economizado para viajar, fazer um curso de idiomas, investir em algo que goste e, até mesmo, fazer uma poupança para planos futuros. Além disso, é importante lembrar que o ingresso no ensino superior fica mais fácil com uma bolsa de estudos, já que as mensalidades do curso já não serão mais um obstáculo.

Um ótimo exemplo de bolsa de estudos existentes é o Prouni (Programa Universidade Para Todos) do Governo Federal. O programa engloba diversas faculdades privadas e oferece desconto de 100% ou 50% nas mensalidades de todo o curso.

O que é financiamento estudantil?

Assim como a bolsa de estudos, o financiamento estudantil também tem como objetivo aumentar ainda mais o acesso de estudantes à educação superior, contribuindo com o desenvolvimento da população do Brasil como um todo.

Porém, o financiamento funciona como um empréstimo ou crédito (chamado pelas faculdades de “crédito universitário” ou “crédito estudantil“). Dessa forma, o aluno contrata o crédito – que é repassado para a faculdade – e depois devolve o valor para a instituição financeira. Em alguns casos, esse valor devolvido vem acrescido de juros, taxas ou correções monetárias, mas também é possível fazer um financiamento com juros zero, como em algumas modalidades do Fies.

Tipos de financiamentos estudantis

Apesar de todos os financiamentos estudantis terem a mesma finalidade e ajudarem o estudante a pagar as mensalidades da graduação, existem algumas diferenças entre eles. Dentre as principais, podemos citar o tipo de instituição: é possível fazer o seu financiamento público com o Governo Federal, por meio do Fies, ou com instituições privadas, como o Pravaler.

Para ajudar você a escolher entre as opções de financiamento estudantil, contamos um pouco mais sobre cada um abaixo:

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que auxilia os alunos com o pagamento das mensalidades. Apesar de já ter sido a principal forma de financiamento entre os estudantes, atualmente o programa conta com um perfil mais voltado para estudantes de baixa renda que atenda pré-requisitos, como:

  • Ter feito a prova do Enem, obtido uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Comprovação de renda familiar bruta mensal (per capita) de até três salários mínimos;
  • Só é possível contratar para os cursos presenciais (não abrange o ensino a distância).

As inscrições no Fies abrem apenas 2 vezes por ano e as vagas são limitadas. O pagamento das parcelas financiadas normalmente é cobrada somente depois que o aluno estiver formado.

Pravaler

Além de ser o maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil, com o Pravaler é possível estudar em instituições de ensino particulares bastante renomadas, como na Idomed, FAAP, Ibmec, PUC Goiás, Fundação Dom Cabral e outras faculdades que, muitas de vezes, possuem mensalidades mais altas e ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, o programa também possui taxas bem baixas de juros e se diferencia do Fies quando à simplicidade de acesso. Se liga nos diferenciais do programa:

  • Não é preciso ter feito o Enem para contratar;
  • Você começa a pagar as parcelas enquanto estuda;
  • Você pode financiar cursos presenciais, EAD e até pós-graduação e intercâmbio;
  • É possível solicitar em qualquer época do ano e as parcelas nunca se acumulam no caso de renovação;
  • Não tem limite de vagas, basta estar matriculado na faculdade.

Vantagens e benefícios do financiamento estudantil

Caso a grana esteja curta e você tenha o sonho de conquistar um diploma de ensino superior, é preferível contar com a ajuda dos financiamentos estudantis existentes do que fazer empréstimos bancários.

Isso porque a taxa de juros dos financiamentos estudantis costuma ser bem menor do que outros créditos e o prazo para quitar a dívida com a instituição financeira é bem maior. Leia mais aqui sobre os tipos de empréstimo que existem.

Bolsa De Estudos Ou Financiamento Estudantil Pravaler

Diferenças entre bolsa de estudos e financiamento estudantil

As bolsas de estudos e os financiamentos estudantis são duas formas de apoio financeiro disponíveis para os estudantes em busca de financiamento para sua educação. Você já viu acima as características da bolsa e do financiamento, e agora vamos deixar mais evidente as diferenças entre elas:

  1. Forma de pagamento:
    • Bolsa de estudos: uma bolsa de estudos é uma quantia de dinheiro concedida a um estudante para ajudar a cobrir os custos de sua educação. Elas não precisam ser pagas de volta.
    • Financiamento estudantil: o financiamento estudantil é uma forma de empréstimo que os estudantes podem usar para cobrir os custos da mensalidade da faculdade, sendo oferecido por instituições financeiras ou pelo governo e deve ser pago de volta pelo aluno, geralmente com juros.
  2. Critérios de elegibilidade:
    • Bolsa de estudos: podem variar amplamente como já mostramos, mas geralmente incluem mérito acadêmico, realização esportiva, habilidades artísticas ou demonstração de necessidade financeira. Cada bolsa pode ter requisitos específicos estabelecidos pela instituição doadora da bolsa.
    • Financiamento estudantil: geralmente incluem a matrícula em uma instituição de ensino parceira e, em alguns casos, uma análise de crédito e/ou um fiador.
  3. Obrigações financeiras:
    • Bolsa de estudos: as bolsas de estudos são geralmente concedidas como presentes, o que significa que os alunos não têm obrigações financeiras associadas a elas. Eles não precisam pagar o dinheiro recebido de volta.
    • Financiamento estudantil: os financiamentos estudantis devem ser pagos de volta pelos estudantes. Isso geralmente ocorre após a conclusão dos estudos, embora em alguns casos os pagamentos possam ser necessários enquanto o aluno ainda está matriculado na instituição.
  4. Impacto financeiro futuro:
    • Bolsa de estudos: como as bolsas de estudos não precisam ser pagas de volta, elas não têm impacto no futuro financeiro do estudante. Na verdade, as bolsas de estudos podem ajudar os alunos a economizar significativamente nos custos da educação.
    • Financiamento estudantil: os financiamentos estudantis representam uma oportunidade valiosa para os alunos investirem em sua educação e alcançarem seus objetivos acadêmicos. No entanto, é importante reconhecer que os pagamentos mensais associados a esses financiamentos exigem um planejamento financeiro por parte dos alunos, considerando seu compromisso de pagamento.

Se você decidir financiar os seus estudos, você pode contratar o financiamento estudantil do Pravaler! Nós oferecemos condições flexíveis aos estudantes, permitindo o pagamento das mensalidades ao longo do curso e após a conclusão da graduação. Além disso, o Pravaler não exige a participação no Enem e possui processos simplificados de contratação, sendo uma opção atrativa para aqueles que buscam uma solução financeira viável para investir em sua educação superior.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter