Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba como conquistar o diploma de faculdade Saiba como conquistar o diploma de faculdade

Saiba como conquistar o diploma de faculdade

O sonho maior de todo estudante que ingressa no ensino superior é colocar as mãos no tão famoso diploma. Com ele, é possível se afirmar mais dentro da sociedade como um profissional de determinada área, ter destaque em processos seletivos e subir o primeiro degrau para virar uma referência na sua área de trabalho. O diploma garante que a pessoa que o possua vire uma autoridade de conhecimento conforme o curso que tenha realizado.

Contudo, existem algumas peculiaridades dentro desse tema. Qual a diferença entre o diploma da graduação e da pós-graduação? Conquistar um diploma de um curso superior a distância tem a mesma validade de um curso presencial? A resposta para essa e mais algumas dúvidas vamos responder agora nesse artigo.

Como funciona o diploma de faculdade?

O diploma pode ser emitido somente por instituições de ensino superior que tenham cursos autorizados pelo Ministério da Educação. Sem o registro do MEC, esse documento não tem validade. O termo portador de diploma é usado, normalmente, para designar alguém que tem uma formação e deseja ingressar em uma segunda faculdade. Nesse caso, o diploma funciona como o meio de acesso do candidato no novo curso.

A segunda graduação é recomendada para diferentes momentos e ocasiões, mas, de modo geral, serve para quem pretende mudar de profissão e seguir por um caminho distinto ou ampliar os conhecimentos de determinada área.

Diploma da graduação

Ao final do ensino médio, a maioria dos jovens adultos pensam em ir para a faculdade, começar de vez a vida profissional e ter uma profissão para chamar de sua! Mas o que significa de fato ter um diploma de faculdade?

O diploma da graduação é o principal documento que você recebe ao final de um curso. Com ele, você recebe o título de profissional dentro da sua área de estudo e pode exercer esse trabalho, tendo seu nível de conhecimento e capacidade validados através desse documento.

Para entrar em uma graduação é necessário ter o diploma de conclusão do ensino médio. Após o término, seu diploma de faculdade pode substituir o seu comprovante escolar como prova no seu nível de formação.

Diploma da pós-graduação

Ao terminar a faculdade, você já está apto para trabalhar com o que escolheu. Porém, algumas áreas possuem uma grande quantidade de assuntos que elas englobam, dando ao recém-formado uma série de opções de área de trabalho, que nem sempre são fáceis de escolher. O curso de Administração, por exemplo, permite trabalhar com Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade, Gerenciamento de Processos, entre outras coisas.

Com o diploma de pós-graduação, você se aprofunda em um tópico específico, o que chama mais atenção do mercado de trabalho no momento de se candidatar a vagas em empresas. O diploma de pós stricto sensu pode ser voltado para a área acadêmica, onde você ganha o título de mestre ou doutor, o que lhe permite lecionar em instituições de ensino ou virar um pesquisador da área.

A outra opção é olhar para o mercado de trabalho mesmo e fazer a pós lato sensu, que te dá o título de especialista.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Existe diferença entre diploma do EAD e diploma do presencial?

Indo direto para a resposta: não existe diferença entre o diploma do ensino à distância e do ensino presencial. Ambos garantem ao profissional o título necessário para exercer um determinado cargo ou função em território nacional – desde que a universidade seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Alguns estudantes possuem dúvidas e receios sobre a validade de um diploma e de outro. Eles diferem em valores geralmente, quando pensamos em investimento financeiro para a realização dos cursos. Contudo, fiquem tranquilos! Isso tem relação com a estrutura que cada um requer para sua realização, sendo o EAD necessário apenas uma conexão com a internet para acessar as aulas e materiais.

Veja também: Ensino semipresencial e presencial – qual a diferença?

Os dois garantem os mesmos direitos para os formados, como entrada em uma pós graduação, por exemplo. Tanto o diploma do EAD, quanto o do presencial devem seguir os critérios do MEC para o cumprimento das normas de carga horário e disciplina que devem ser lecionadas. Assim, a qualidade do ensino também é mantida, garantido que o nível de conhecimento de alunos da modalidade presencial e à distância seja o mais próximo possível.

Como consultar diploma digital de curso superior do MEC?

Com a modernização de vários processos, o MEC decidiu criar uma versão digital para os diplomas de ensino superior. No final de 2021, a instituição implementou um prazo até abril de 2022 para que todas as faculdades, públicas e privadas, se adaptassem à nova norma e passassem a emitir diplomas digitais para todos os seus cursos.

A versão digital em nada se difere da versão física. Ambos têm a mesma validade frente ao mercado de trabalho, sendo o digital mais fácil e rápido de acessar do que o diploma convencional. De acordo com informações presentes no portal do MEC, as orientações para o acesso ao diploma digital são as seguintes:

“A instituição de ensino superior deve garantir a validação e a consulta do diploma digital bem como a disponibilidade de acesso ao ambiente virtual institucional por intermédio de um endereço eletrônico destinado exclusivamente a instituições de ensino. Além disso, a universidade deverá disponibilizar ao portador do diploma um ambiente virtual de acesso restrito para geração e download da representação visual e o acesso ao XML do diploma digital.”

Qual a diferença entre diploma e certificado?

Diploma e certificado podem servir para fins semelhantes, mas não necessariamente são a mesma coisa. O diploma é um documento de caráter mais oficial, que é emitido apenas por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Ele garante o grau de conhecimento para que o estudante trabalhe e exerça a profissão dentro do país e da área de formação. Se você quer ir para uma pós-graduação, ter o diploma em mãos será necessário.

Já o certificado, não necessariamente, precisa ser emitido por uma instituição de ensino credenciada. Ele pode servir como um documento prévio para provar a conclusão de um curso de ensino superior enquanto o diploma formal não é emitido ou como uma comprovação da finalização de um curso de curta duração ou da presença em um evento, palestra, workshop e etc.

Em resumo, o diploma remete mais ao término de um curso de graduação, enquanto o certificado serve para cursos complementares e comprovações que precisam ser feitas mais rapidamente. Um complementa bem o outro, se seu objetivo for se destacar no mercado de trabalho, garantindo diversas experiências diferentes!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Conquiste seu diploma pagando menos na faculdade.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter