Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como financiar a faculdade? Veja 3 alternativas para conseguir dinheiro! Como financiar a faculdade? Veja 3 alternativas para conseguir dinheiro!

Como financiar a faculdade? Veja 3 alternativas para conseguir dinheiro!

Se o seu sonho é estudar em uma faculdade de qualidade e acha que não é possível por dificuldades financeiras, saiba que estamos aqui para te ajudar a encontrar a solução! Afinal, existem diferentes maneiras de conseguir crédito estudantil. Vem com a gente descobrir três alternativas de como financiar a faculdade!

Como financiar a faculdade?

Nós sabemos como as mensalidades das instituições de ensino superior que não são gratuitas, isto é, as faculdades privadas, podem pesar no orçamento dos jovens universitários. Mas calma, isso não é um motivo para desistir dos sonhos de ter um diploma e seguir carreira na profissão escolhida.

Para isso, o primeiro passo é entender como conseguir dinheiro para custear os seus estudos e conferir as principais informações de como funciona o financiamento de uma faculdade. Daí, será possível descobrir qual forma de crédito escolher para ter o auxílio financeiro que mais combina com o seu perfil e com a sua graduação.

Financiar a faculdade requer que o aluno encontre um bom financiamento estudantil, sendo o programa que vai arcar com os valores da mensalidade de maneira parcial ou integral. É com esse apoio financeiro que será possível ter acesso a uma boa educação sem precisar pagar tão caro por isso.

Para entender ainda mais sobre o assunto e descobrir quais são as opções disponíveis atualmente, separamos as três principais alternativas de conseguir dinheiro para bancar os seus estudos, sendo privadas ou governamentais. Olha só!

Financiamento através do Fies

Conhecido por boa parte dos estudantes brasileiros, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é o programa de financiamento estudantil do governo federal. Se você está se perguntando como fazer para financiar a faculdade pelo Fies, saiba que é necessário ser aprovado no processo seletivo e estar adequado às regras definidas.

É essencial estar por dentro de todas as exigências, as regras e as etapas do processo de como financiar a faculdade pelo Fies. Dessa forma, você garante esse crédito estudantil público sem dificuldades e começa a pagar os custos contratados somente quando já tiver concluído a graduação, que é o modo de funcionamento desse benefício.

Para conseguir o Fies, o aluno deve estar dentro de uma série de requisitos, tanto em relação à nota tirada no Enem, exame obrigatório para conquistar esse financiamento, quanto em fazer parte de uma renda familiar mensal que seja de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, ainda envolve um processo seletivo para selecionar os candidatos.

Com o passar dos anos, o Fies teve algumas reformulações e uma delas foi a criação da nova modalidade chamada P-Fies. Nessa versão do financiamento o estudante precisa ter uma renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa, ou seja, acima do programa tradicional, e ainda pode contar com o contrato com bancos privados.

Quer saber mais sobre o Fies, o P-Fies e descobrir se você se encaixa nessas modalidades de financiamento estudantil público? Então, não deixe de ler nosso conteúdo completo sobre o tema.

Financiamento através de bancos privados

Também existem jeitos de como conseguir financiar a faculdade sem passar pelas exigências do Fies. Sim, estamos falando do financiamento privado. Nesse caso o contrato do crédito é feito diretamente com bancos e empresas que são instituições financeiras. Vale ressaltar que o crédito estudantil é concedido para calouros ou veteranos, ou seja, para quem ainda vai começar a faculdade e para quem está na fase de rematrícula.

Uma das opções de financiar a faculdade é com o Banco BV e que é feito pela internet, a qualquer momento e com a possibilidade de conseguir o valor integral da mensalidade do curso.

E também há como financiar a faculdade pelo Itaú, sendo uma opção que inclui ter uma conta-corrente, planejamento e reserva financeiros, além de outros serviços oferecidos por este banco.

Tanto o Itaú quanto o BV são nossos parceiros aqui no Pravaler. Cada um destes programas apresenta características específicas que você não pode deixar de conferir na hora de escolher o seu crédito estudantil.

Financiamento pelo Pravaler

Para concluir as três alternativas que trouxemos hoje, outra maneira de como financiar a faculdade é contar com o Pravaler. Somos uma empresa privada que oferece financiamento estudantil sem burocracia, com o processo totalmente online e sem a necessidade de ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

É tudo muito simples: veja as opções em nosso site, faça a sua simulação, passe pela análise de crédito e envie os documentos necessários para concluir a sua contratação com a gente. Assim, você começa a estudar em qualquer semestre e podendo fazer um contrato semestral ou anual.

Qual é o melhor financiamento estudantil?

Entender qual a melhor forma de financiar uma faculdade exige que o estudante universitário se atente aos detalhes de cada financiamento, seja privado ou público. Dessa maneira, ficará mais fácil avaliar quais são as opções vantajosas e aquelas que melhor atendem às suas necessidades ao longo do curso.

Por exemplo, antes de contratar um financiamento para faculdade, é fundamental analisar:

  • As taxas de juros de cada financiamento estudantil;
  • As condições de pagamento;
  • Se as parcelas começam a ser pagas durante o curso ou após a sua conclusão
  • Como é feito o processo de contratação;
  • Quais documentos são necessários;
  • Se precisa comprovar renda ou de fiador;

…e outros critérios.

Outro ponto de atenção é entender se apenas uma parte da mensalidade da faculdade será financiada ou se é um dos jeitos de como financiar 100% da faculdade. Caso seja o primeiro, considere os valores no seu orçamento, faça as simulações de cada opção e confira qual é o crédito que se encaixa melhor no seu bolso.

Veja também: Entenda como funciona o financiamento estudantil privado.

Essa etapa de pesquisa é muito importante. Afinal, você, o estudante em busca de financiamento para a faculdade, estará fechando um contrato com o governo, banco ou instituição financeira que terá um impacto em toda a sua jornada estudantil.

E caso queira mais fatores para comparar os programas de crédito que apresentamos, leia o artigo que preparamos sobre o Pravaler e o Fies. Temos certeza que te ajudará a decidir qual é o melhor financiamento para você. Daí, é só você fechar o contrato e começar a estudar!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter