ESTÁGIO/TCC
Estágio Curricular Supervisionado
O estágio curricular supervisionado deve consolidar, no mínimo, os seguintes objetivos:
- proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societários;
- complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;
- atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, e funcionamento das organizações e da comunidade;
- facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
- incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas;
- atuar como instrumento de iniciação científica a pesquisa e ensino; e
- promover a integração da IES/Curso-Empresa-Comunidade.
O Estágio Supervisionado do Curso de Administração é realizado no 6º e 7º períodos da grade curricular, devendo, no entanto, observar as normas específicas elaboradas e aprovadas pelo Colegiado do Curso e dispostas no Manual de Estágio Supervisionado do Curso de Administração.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é definido como um tipo de atividade acadêmica orientada que desenvolve de modo sistemático um tema específico, não necessariamente inédito, registrado por escrito ou por meio de diferentes linguagens de modo a revelar a revisão bibliográfica, reflexão, interpretação e rigor técnico-científico e artístico, quando couber.
O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos:
- estimular a capacidade investigativa e produtiva do graduando; e
- contribuir para a formação básica, profissional, científica, artística e sociopolítica do graduando.
O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido considerando-se a natureza e especificidade da área de conhecimento do curso e será realizado no 8º período da grade curricular, devendo, no entanto, observar as normas específicas elaboradas e aprovadas pelo Colegiado do Curso e dispostas no Manual de Trabalho de Curso.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades acadêmicas complementares são aquelas de natureza social, cultural, artística, científica e tecnológica que possibilitem a complementação da formação profissional do graduando, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, quanto no âmbito de sua preparação ética, estética e humanística. Envolvem atividades realizadas pelos alunos e desenvolvidas de forma paralela ao curso, visando a complementação dos conteúdos ministrados e/ou a atualização permanente dos discentes a cerca de temas emergentes ligados à administração e negócios.
Devem possibilitar o reconhecimento de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar. Devem estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso e integradas às particularidades regionais e culturais.
Assim, de acordo com o Artigo 8º da Resolução nº 4/CNE, de 13/07/2005, a Instituição possibilitará que os discentes realizem atividades acadêmicas complementares de caráter acadêmico-científico-cultural com o objetivo de propiciar aos mesmos, novos espaços e tempos de aprendizagem. A carga horária das atividades complementares foi definida em 240 (duzentos e quarenta) horas ao longo dos 8 (oito) semestres letivos, podendo o discente planejar sua participação conforme suas necessidades e possibilidades, devendo observar no entanto, que os critérios de aproveitamento e convalidação dessas atividades serão definidas pelo Colegiado do Curso e dispostas no Manual de Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Administração.
As atividades acadêmicas complementares serão escolhidas pelo graduando, levando-se em consideração, entre outras, as seguintes sugestões:
- participação em projetos e/ou atividades especiais de ensino;
- participação em projetos e/ou atividades de pesquisa;
- participação em projetos e/ou atividades de extensão;
- participação em eventos científico-culturais, artísticos;
- participação em projetos de Empresas Juniores;
- participação em grupos de estudo de temas específicos orientados por docente;
- visitas orientadas a centros de excelência em áreas específicas;
- exercício de atividade de monitoria;
- representação estudantil;
- disciplinas facultativas;
- atividades acadêmicas a distância;
- participação em concursos;
- palestras;
- estágios curriculares não-obrigatórios;
- atividades de iniciação científica;
- participação em atividades voluntárias desenvolvidas junto a organizações privadas, públicas e não governamentais.