Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), “A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinético-funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia e da sinergia funcional de órgãos e de sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais”.
Com base nessa definição, acredita-se que a estrutura do curso de Fisioterapia da UniRitter permite ao aluno um desenvolvimento coerente e gradual, garantindo a complexidade da formação profissional, a aquisição de competências e habilidades necessárias à concepção clínico-terapêutica e o conhecimento das perspectivas ético-técnico-culturais. Ao mesmo tempo em que o curso apresenta um caráter generalista e humanista, ele é capaz de ressaltar algumas particularidades da Fisioterapia em áreas específicas como a Fisioterapia Comunitária, a Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, a Fisioterapia em Reumatologia, a Fisioterapia Neurológica, a Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia, a Fisioterapia Dermatofuncional, a Fisioterapia Esportiva e a Fisioterapia Cardiorrespiratória entre outras.
Apesar de a Fisioterapia ser uma área de conhecimento bastante complexa e com uma gama muito grande de possibilidades de atuação, o curso de Fisioterapia do UniRitter procura também, por meio de disciplinas teóricas e práticas, assim como de atividades extensionistas e de pesquisa, proporcionar condições ao formando de atuar em diferentes segmentos com uma visão ampliada de saúde e do indivíduo. De acordo com a Política Nacional de Saúde Pública, o curso de Fisioterapia do UniRitter forma profissionais que para atuar tanto na prevenção e promoção de saúde, quanto no âmbito da reabilitação, de maneira individual e coletiva. Também de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desde o primeiro semestre do curso o estudante é apresentado às diferentes interfaces da fisioterapia com os preceitos éticos inerentes da atuação profissional, da integralidade em saúde através de teorias e técnicas diversas no sentido de uma formação abrangente e generalista, a qual fornece uma visão de ser humano e sociedade complexa e multifacetada. Com isso, o curso de Fisioterapia do UniRitter consegue formar profissionais que irão atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o. Além disso, os alunos do curso de Fisioterapia do UniRitter serão capazes de atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.
Portanto, compreende-se a importância da Fisioterapia como uma especificidade que lida com sujeitos que possuem uma história, que estão inseridos numa comunidade e que precisam ser vistos enquanto ser integral, que vive numa sociedade. Assim, o fisioterapeuta formado pelo UniRitter será um cidadão atuante na construção de uma sociedade que reconheça, respeite e valorize as diferenças.