O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um instrumento que vem sendo utilizado e aperfeiçoado desde 1997 pelo Banco Central do Brasil (BACEN), criado pelo Sistema Monetário Nacional (SFN) e administrado pelo BACEN para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras.
O SCR, que substituiu a Central de Risco de Crédito, tem dois objetivos principais:

  • Reforçar os mecanismos de supervisão bancária, para aumentar a eficácia de avaliação de riscos; e
  • Auxiliar a gestão das carteiras de crédito com impactos positivos na diminuição dos índices de inadimplência.

O acesso às informações contidas no SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos tomadores de empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do BACEN. Para as instituições financeiras, é necessária a autorização expressa dos clientes.
É importante que nossos clientes saibam:

  • Os integrantes do SFN devem obter autorização prévia do cliente/proponente para acessar as suas informações no SCR.
  • As informações apresentadas no SCR referem-se ao saldo contábil das operações de crédito no último dia de cada mês.
  • Eventuais solicitações de correções, exclusões, manifestações de discordância e registro de medidas judiciais quanto às informações constantes do SCR deverão ser dirigidas ao integrante do SFN que encaminhou a operação ao SCR, por meio de requerimento escrito e fundamentado e, quando for o caso, acompanhado da decisão judicial.

Os bancos são responsáveis pelo encaminhamento sistemático de dados sobre as operações de crédito. Caso você necessite de esclarecimentos ou correção de transação informada pelo banco, fale conosco pela nossa central de atendimento (https://www.andbank.com/brasil/contato/).

Esclarecimentos adicionais ou consulta às informações em seu nome no SCR, poderão ser obtidos no BACEN, em uma de suas unidades, na central de atendimento ao público ou no pelo site https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr.