Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como conseguir 100% de financiamento estudantil para Medicina? Como conseguir 100% de financiamento estudantil para Medicina?

Como conseguir 100% de financiamento estudantil para Medicina?

Veja agora como conseguir 100% de financiamento estudantil para Medicina com o parceiro oficial do Itaú!

Para quem sonha em fazer o curso de Medicina, uma das primeiras coisas que pensa é na questão financeira, já que essa graduação é conhecida por ter um custo mais elevado.

A boa notícia é que o seu sonho de ser médico pode virar realidade! Existem diversas possibilidades, como o financiamento estudantil para Medicina do Pravaler junto ao Itaú, que te ajuda a reduzir e gerenciar os custos da faculdade. Assim, você paga uma mensalidade que verdadeiramente cabe no seu bolso.
Continue a leitura deste post e veja como conseguir pagar menos em Medicina aliviando as mensalidades!

Por que Medicina é um curso tão concorrido?

Os anos passam e o vestibular de Medicina continua sendo o mais disputada em todo o país. Mas, você sabe por que esse curso é tão concorrido e procurado pelos vestibulandos, seja nas universidades particulares quanto nas federais?

Bom, a gratificação de ser médico e ter a chance de salvar vidas e cuidar das pessoas é um dos principais motivos que levam um aluno a escolher o curso de Medicina, pois gera o sentimento de recompensa em seu trabalho, mesmo que muitas vezes seja exaustivo por conta da rotina e responsabilidade.

Veja também: Como passar em Medicina de primeira? Veja 5 dicas práticas!

Em um momento de pandemia, por exemplo, vimos mais do que nunca o quanto o papel do profissional da saúde é importante na sociedade. Por isso, há ainda mais valorização da profissão.

Além disso, quanto maior for a especialização do médico, maior tende a ser o salário. Além disso, por ser uma profissão essencial, independente do cenário econômico ou social, a demanda por médicos é sempre alta. O Brasil é um país extenso, o quinto maior do mundo em território e o sexto em população, o que gera a procura permanente pelo profissional.

Esses pontos que listamos faz com que uma grande quantidade de alunos se interesse pelo curso e lutem por uma vaga. Para driblar a concorrência, é importante que os vestibulandos se dediquem aos estudos e sigam rotinas bem planejadas, com cronogramas de estudo e até cursos preparatórios para medicina.

Prv_cta_medicina_3

Qual é o valor médio de um curso de Medicina?

O curso de Medicina costuma ser caro. Isso tem a ver com as despesas das instituições para adequar aquilo que oferecem às exigências tanto do Ministério da Educação (MEC), quanto da saúde do país. Por se tratar de algo que envolve a vida humana, determinados gastos não podem ser negligenciados por economia, o que encarece o preço final.

De acordo com estudo do Semesp, a mensalidade média do curso de medicina é de 8 mil reais, a maior do Brasil (a segunda maior é a de Odontologia, de 2.700 mil reais). Lembrando que esse é valor médio. Para o estudante, existe outro agravante: o curso é em tempo integral, o que não permite a ele conciliar estudo e trabalho durante a faculdade.

Por outro lado, é um investimento que se recupera em poucos anos. Com a média salarial mais alta do país, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Medicina está entre as carreiras mais prestigiadas e segue praticamente imune a crises.

Por que Medicina é tão caro?

O fato da Medicina ser uma carreira muito disputada, com alta empregabilidade e garantia de bons salários ajuda a tornar o curso mais caro. É aquela coisa: quanto maior a demanda, maior o preço. Mas não é apenas isso que explica o valor das mensalidades do curso. Existem também os componentes de infraestrutura e corpo docente qualificado, que elevam bastante o custo desta graduação.

Além disso, boa parte das aulas de Medicina é realizada em laboratórios, utilizando materiais especializados, por vezes importados, que, em geral, têm um custo de aquisição e manutenção bastante alto. Entram nesta conta, por exemplo, microscópios, compostos químicos de uso diário, equipamentos comuns da prática profissional, simuladores, medicamentos, espaço físico, segurança e controle biológico, tratamento de resíduos etc.

Como exemplo, temos os cursos de Medicina do Idomed, que possuem equipamentos únicos, de última geração, sendo uma das poucas instituições brasileiras com tecnologia 4D e realidade virtual aumentada para o ensino de Medicina.

A boa notícia é que os custos investidos na graduação acabam tendo um retorno positivo mais adiante, poucos anos depois que o profissional inicia sua carreira. No Brasil, boa parte dos médicos está empregada no serviço público e algumas posições oferecem bons salários, mesmo para os recém-formados. Na iniciativa privada o cenário é similar.

Onde o curso de Medicina é mais barato no Brasil?

Os cursos de Medicina mais baratos do Brasil estão no Nordeste e no Sul do país, porém esse custo é relativo e varia de acordo com a região. O Pravaler oferece opções de financiamento estudantil para Medicina, onde você paga até metade da mensalidade e tem o dobro do tempo pra pagar, desde que seja uma  instituição de ensino parceira.

Aproveite e veja aqui a lista das faculdades de Medicina mais baratas do Brasil.

Prv_cta_medicina_2

Como funciona o financiamento estudantil para Medicina?

Devido ao preço alto das mensalidades, o sonho de estudar Medicina em uma universidade particular pode parecer distante para algumas pessoas. Entretanto, programas de financiamento como o Pravaler, o Fies e de alguns bancos ajudam a tornar realidade o desejo de cursar o ensino superior.

Como todo financiamento, as linhas de crédito estudantis também têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Ainda assim, podem ser muito vantajosas para estudantes que não têm condições de arcar com os custos do curso no momento, mas não querem esperar mais para iniciar a graduação.

Com prazos longos para pagar as parcelas do financiamento estudantil para Medicina, você tem mais tempo para organizar sua vida financeira e até mesmo começar a atuar na sua área no mercado de trabalho. Vamos conhecer as possibilidades de financiamento estudantil privado e público que podem viabilizar os estudos de quem não consegue arcar com as prestações à vista:

Financiamento do Pravaler

O Pravaler é o maior financiamento estudantil privado do Brasil, parceiro oficial do Itaú para financiamento de Medicina e todos os cursos, e também trabalha em parceria com os bancos Andbank e BV.
Oferecemos análise de crédito em menos de 24h e outras vantagens concretas pra você conseguir financiar 100% da sua mensalidade em Medicina.
Hoje, o aluno consegue fazer uma simulação e proposta do financiamento de forma online, gratuita e sem compromisso, escolhendo no nosso site por estado, cidade, curso e faculdade.
Temos parceria com centenas de universidades por todo o Brasil e oferecemos vantagens como:
  • Metade reduzida pela metade, sem limite de valor máximo
  • Juros reduzidos e que diminuem durante o contrato de financiamento para Medicina
  • O aluno já começa a pagar durante o curso e se forma com parte do valor quitado
  • Não tem acúmulo de parcelas
  • Não depende da nota do Enem e não tem limite de vagas
  • É possível contratar em qualquer mês do ano e em qualquer semestre do curso
  • É possível financiar quantos semestres o aluno quiser
  • Negociamos mensalidades atrasadas

Financiamento do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pela Lei nº 10.260, de 2001, e tem como objetivo financiar a graduação de estudantes em faculdades privadas. Pode concorrer a uma vaga de Medicina pelo Fies quem participou de alguma edição do Enem a partir de 2010, tendo obtido nota média a partir de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

O Fies é uma boa estratégia para conquistar um diploma na área, pois o programa conta com graduações prioritárias, e Medicina é uma delas. Ou seja, o Fies favorece o financiamento dos cursos da área da saúde. Além disso, ainda é possível trabalhar na saúde pública como forma de quitar parte da dívida do financiamento.

É importante ressaltar que vale a pena investir no financiamento estudantil para Medicina. Afinal, o salário médio inicial de um médico é de R$ 6000. Logo, são boas as perspectivas de quitar o financiamento rapidamente após a conclusão do curso.

Além do valor da mensalidade do curso, para se manter numa faculdade há muitas outras despesas como transporte, material de estudo, congressos, alimentação, etc.

É importante que o estudante conheça as outras opções de financiamentos e compare as taxas de juros para analisar qual a mais vantajosa. Além do Fies e P-Fies, também existe o financiamento estudantil do Pravaler, que oferece financiamento em cerca de 500 instituições, não exige participação no Enem e a solicitação pode ser feita durante todo o ano. Neste financiamento, é necessário um fiador para conseguir o crédito.

Como financiar 100% curso de Medicina?

Não são todos os bancos ou cooperativas de crédito que financiam 100% do valor do curso de Medicina. O Fies, por exemplo, tem um teto para o valor da mensalidade, que vai até R$ 60 mil por semestre. Ou seja, caso a mensalidade seja superior a 10 mil reais por mês, o estudante deverá arcar com o valor residual.

Já o Pravaler, financia 100% do curso de Medicina, independente do valor da mensalidade. Os critérios para contratação são: comprovar renda de 2x o valor da mensalidade, que pode ser de até 3 pessoas – seu e de 2 fiadores, realizar análise de crédito (liberado em até 24 horas) e estar matriculado em uma universidade parceira. Vale ressaltar que independente do período que esteja cursando, é possível contratar o financiamento estudantil para Medicina no Pravaler.

A contratação é semestral e a renovação é opcional. Todo o processo é online e você não precisa sair de casa para ir em bancos levar documentação. Todo envio de documentos e assinatura de contrato é feito pelo Portal do Aluno.

Qual a renda necessária para financiar Medicina?

O valor exato que um estudante precisa comprovar de renda para financiar um curso de Medicina no Brasil pode variar de acordo com o tipo de financiamento estudantil (público ou privado).

No caso do Fies, por ser um programa governamental que oferece financiamento para estudantes de baixa renda, os requisitos de renda para se qualificar para esses programas variam, mas geralmente são direcionados a estudantes de famílias com renda per capita de até três salários mínimos. Entenda como fazer o calculo da renda aqui.

Já em programas de financiamento estudantis privados, como o Pravaler, apresentam como requisitos para contratação a comprovação de renda de 2x o valor da mensalidade, que pode ser de até 3 pessoas – do estudante e de 2 fiadores, que são chamados aqui de garantidor. Após a comprovação de renda e análise de crédito, o estudante consegue financiar 100% do valor da mensalidade e ter mais tempo pra pagar.

Como usar a nota do Enem para cursar Medicina?

Como já citamos por aqui, para ingressar na faculdade utilizando os programas do governo que oferecem condições especiais para estudar, é necessário ter feito o Enem. Descubra quais são as suas principais opções na hora de usar a nota do exame:

Nota do Enem no Fies Medicina

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo para os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ele consiste no parcelamento dos valores da faculdade a juros baixos, que só serão pagos pelo estudante após a conquista de seu diploma.

Em algumas universidades, as notas de corte variam ano após ano. No entanto, elas giram em torno de 700 pontos, sendo 788 uma média mais alta e 662 a mais baixa.

Nota do Enem no Prouni Medicina

Se você não pode arcar com os custos de uma faculdade de Medicina, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é o certo para você!

Como já falamos, essa opção concede bolsas de estudos para Medicina de 100% ou 50% para estudantes de baixa renda. Caso não consiga o abono total, é possível financiar o restante com a ajuda do Fies.

As notas de corte do Prouni Medicina, em média, giram em torno dos 700 pontos. É possível encontrar pontuações mais altas e mais baixas de acordo com a instituição pretendida e, claro, com o desempenho dos estudantes no Enem no ano vigente do concurso.

Nota do Enem no Sisu Medicina

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a escolha para quem deseja ingressar em uma faculdade pública de Medicina com a nota do Enem. Ele é um sistema do Governo Federal que utiliza a média obtida pelos estudantes para conquistar vagas em instituições estaduais e federais de todo o Brasil.

As notas de corte para esse curso são bastante altas pelo Sisu Medicina. Em alguns casos, podem chegar a 850 pontos. A média pode ser obtida com a soma de todos os cadernos (incluindo o de redação) e a divisão por cinco. Algumas faculdades, porém, utilizam pesos diferentes para cada disciplina. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema.

Nota do Enem no vestibular de Medicina

Em algumas faculdades, a nota do Enem também pode ser utilizada como substituta ao vestibular. Por isso, se você mandou bem no Exame Nacional do Ensino Médio, essa é outra possibilidade de ingresso em um curso renomeado.

Assim que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a nota do Enem, os estudantes que realizaram a prova poderão consultar seu desempenho individual pela página do participante e no aplicativo e já podem pensar em qual das possibilidades que citamos será a melhor a seguir.

Vale lembrar que para fazer um financiamento estudantil para Medicina com o Pravaler você não precisa ter feito Enem e a contratação pode ser feita a qualquer época do ano.

Não consegui entrar em Medicina na pública, e agora?

Considere o financiamento! Pode não ser a situação ideal para quem realmente precisa de uma bolsa de estudos integral, seja pelo Prouni ou outros meios, mas é uma saída excelente para não adiar mais o sonho de estudar Medicina.

O Fies ou Pravaler são soluções que podem simplificar o seu acesso ao ensino superior e, no caso do Pravaler, até alavancar seu crescimento profissional na pós-graduação.

Agora que você já sabe como conseguir financiar 100% do seu curso de Medicina, faça uma simulação gratuita com o Pravaler no formulário abaixo e venha pagar menos pra estudar sem depender de bolsa de estudos nem da nota do Enem:

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude Medicina com mensalidade reduzida.

Simule o seu financiamento estudantil do Pravaler e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter