Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Vale a pena comprar os livros da faculdade?

Afinal, vale a pena comprar os livros da faculdade? Essa é uma dúvida recorrente entre calouros na primeira semana de aulas, quando professores apresentam planos de ensino com bibliografias intermináveis.

Bem, na verdade tudo depende do seu perfil! Se você gosta de se aprofundar nos estudos, pensa em montar uma pequena biblioteca ou tem condições financeiras para isso, pode comprar os livros da faculdade sem medo.

No entanto, existem alternativas para quem prefere descobrir se vale a pena comprar as obras, toma cuidado para não acumular materiais desnecessários em casa ou precisa economizar dinheiro. Veja quais são elas:

Descubra quais são os clássicos da sua área

Todas as áreas do conhecimento contam com um grupo seleto de autores e obras que sempre serão estudados, independentemente do modo como evoluem. Eles costumam ser abordados logo no primeiro semestre!

Se a sua grade curricular conta com alguma disciplina de introdução às principais teorias da sua área, é provável que o plano de ensino dela esteja recheado de clássicos que podem ser levados para a vida. Dê prioridade a eles.

Peça a ajuda dos seus professores

Às vezes, o número de clássicos de uma área é realmente grande ou você quer se aprofundar em algum assunto que foi pouco abordado em sala de aula. Nesses casos, peça a ajuda dos seus professores para comprar bons livros.

Dependendo da especialidade de cada um, eles podem ajudar a escolher a obra mais completa ou encontrar um autor que tenha autoridade sobre o assunto que você deseja conhecer melhor.

Transforme a biblioteca na sua maior aliada

Todas as instituições de ensino superior de respeito possuem acervos próprios. Elas emprestam suas obras gratuitamente e contam com sistemas de renovação que ajudam bastante quem prefere economizar.

Como a concorrência pelos livros costuma ser grande, é preciso se planejar com antecedência para não ficar sem. Também vale a pena sugerir aos professores que eles solicitem a compra de novos exemplares das obras mais usadas.

Pegue livros emprestados com os seus colegas

Como você já deve ter percebido, cultivar um bom relacionamento com os veteranos é fundamental para quem quer se integrar ao campus da universidade e às atividades do curso – sejam elas acadêmicas ou não.

Os alunos mais velhos também guardam materiais em casa que podem ser úteis para os iniciantes. Portanto, não tenha medo de pedir livros e apostilas emprestados para eles. Só não esqueça de cuidar bem e devolver depois, certo?

Visite sebos

Os livros usados no ensino superior podem ser bem caros! Por sorte, quem não faz questão de ter exemplares em perfeito estado ou não precisa de obras super atualizadas pode recorrer aos sebos.

Quem não tem tempo para garimpar em sebos ou não consegue encontrar determinada obra nos estabelecimentos da própria cidade pode recorrer à Estante Virtual, que conta com mais de 16 milhões de livros.

Dê preferência aos e-books

Se você não ter problemas em ler grandes volumes de textos na tela do seu computador, celular ou tablet, que tal mergulhar no fantástico mundo dos e-books? Normalmente, eles são mais baratos que os livros físicos!

Também existem plataformas que disponibilizam determinadas obras gratuitamente, como a Le Livros, a Universia e o Domínio Público. Inclusive, essa última é a biblioteca digital do governo e oferece vários outros documentos.

Faça cópias dos principais trechos

Copiar um livro na íntegra é um crime contra a propriedade intelectual e pode sair tão caro quando comprar um exemplar novo! Por isso, recomendamos que você evite aquele ímpeto de recorrer ao xerox da faculdade o tempo todo.

Converse com os professores para descobrir quais são os capítulos mais importantes das obras usadas nas disciplinas ou selecione as passagens que você considera essenciais para os seus estudos antes de fazer cópias.

Benefícios dos livros e da leitura

Livros estimulam a imaginação

Um livro dá a você possibilidades para entender contextos, personagens e outros elementos que muitas vezes filmes, artigos na internet e outros meios não são capazes. Nossa imaginação deve ser constantemente estimulada, pois precisamos dela em muitos momentos da vida, principalmente no campro profissional. Já parou para pensar em quantas vezes por dia você estimula a sua imaginação? Talvez você se assuste com o resultado. O importante é saber que a imaginação é nossa aliada para várias circunstâncias. Nunca a deixe de lado!

Livros ajudam no desenvolvimento do vocabulário

A internet polui nossa mente usando vocabulário errado ouabreviado. Já nos livros, temos a possibilidade de conhecer palavras novas, assimilar e aplica-las em nosso cotidiano. Ler um livro nos ajuda a expandir nosso conhecimento na língua portuguesa. Também desenvolvemos um repertório maior para a produção de textos e redações. É inevitável ler e não se deparar com novas palavras até então desconhecidas para nós. Você verá que aprender essas palavras farão que sua argumentação e escrita evoluam.

Livros melhoram a memória

A nossa memória é um instrumento importantíssimo e deve estar sempre em funcionamento para que no futuro não tenhamos problemas com ela. Os livros são grandes aliados nesse sentido, pois através deles somos incentivados a usa-la para que a linha de raciocínio do texto seja seguida por nossas mentes. A memória, quando estimulada, pode nos ajudar desde lembrar a matéria de uma simples prova a melhorar a forma como apresentamos nosso trabalho a nosso chefe.

Livros oferecem conhecimento aprofundado

Livros contam com conteúdo consistente e de procedência especializada. Isso nos garante informação realmente relevante. Não que outros veículos não utilizem informações relevantes, mas geralmente os livros não têm números de caracteres ou palavras limitados. Eles realmente contam com várias páginas explicando o assunto e isso possibilita um raciocínio mais avançado.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter