Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular 10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular

10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular

Quem está em busca de uma vaga no ensino superior já entrou em fase final de preparação para o Enem e os vestibulares. Afinal, com a grande concorrência, é preciso estar sempre um passo à frente para se sair bem nas provas e alcançar a desejada aprovação.

Entre as capacidades avaliadas pelos vestibulares está a compreensão e interpretação de textos extraídos dos clássicos da literatura brasileira e portuguesa. Para ajudar, listamos clássicos fundamentais da literatura. Confira!

10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular

Iracema, José de Alencar

Iracema - José de Alencar

Escrita pelo cearense José de Alencar, a obra Iracema foi publicada em 1865 e retrata uma lenda da terra natal do autor. Um romance se desenvolve entre Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Com um trágico final, esta é uma das obras que fizeram de José de Alencar um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Dom Casmurro, Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

Uma das obras mais aclamadas da literatura brasileira, Dom Casmurro foi escrita por Machado de Assis e publicada em 1899. A história é contada do ponto de vista do personagem principal, Bento Santiago, que é apaixonado por Capitu desde a infância. Dúvidas e os ciúmes são dois dos temas principais do livro.

Vidas Secas, Graciliano Ramos

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Vidas Secas é uma das obras de sucesso do romancista Graciliano Ramos. Publicada em 1938, retrata histórias da infância do autor, que aborda temas como desonestidade, o flagelo humano, a seca e condições sub-humanas de sobrevivência.

Senhora, José de Alencar

Senhora - José de Alencar

Senhora é outra obra de sucesso de José de Alencar. Publicada em 1875, tem como aspecto principal o romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, marcado por amor e ambição. A história mostra como o amor e os bens materiais podem mudar os rumos das vidas das pessoas.

Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões

Os Lusíadas - Luís de Camões

Obra poética escrita pelo português Luís Vaz de Camões e publicada em 1572, é composta por dez cantos que narram as principais passagens da história de Portugal, como as expedições de Vasco da Gama.

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

Memórias De Um Sargento De Milicias - Manoel Antônio de Almeida

Escrito por Manuel Antônio de Almeida e publicado como livro em 1854, o romance conta a história de Leonardo, um jovem travesso que vive dando trabalho ao padrinho. No decorrer da obra, Leonardo se apaixona por Luisinha, que é pedida em casamento por José Manuel. Entre idas e vindas, o romance destaca o interesse das pessoas por bens materiais bem e apresenta o cotidiano das classes média e baixa da época.

O Cortiço, Aluísio Azevedo

O Cortíço - Aluísio Azevedo

O Cortiço é uma das grandes obras de sucesso do escritor brasileiro Aluísio Azevedo e foi publicada em 1890. Narra a vida de João Romão, um imigrante português, comerciante e dono de um cortiço, além de explorar assuntos como obsessão por trabalho e ganho de dinheiro de forma ilícita.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Memórias Póstumas de Braz Cubas - Machado de Assis

Outro romance de muito sucesso escrito por Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicado como livro em 1881. A obra é narrada em primeira pessoa por Brás Cubas, homem morto e que deseja escrever sua autobiografia.

O Primo Basílio, Eça de Queiroz

O Primo Basílio - Eça de Queiroz

O Primo Basílio é uma das obras mais importantes do escritor português Eça de Queirós e publicada em 1845. Seus temas principais são o adultério e a chantagem, com tom de crítica à burguesia portuguesa da época.

Capitães da Areia, Jorge Amado

Capitês de Areia - Jorge Amado

Lançada em 1937, Capitães de Areia é um dos clássicos mais jovens da literatura brasileira. O enredo se passa na cidade de Salvador nos anos 30 e acompanha um grupo de jovens moradores de rua apelidados de Capitães de Areia. A história tem como temas principais a pobreza, liberdade e revolta.

 

E aí, você já leu todos esses clássicos da literatura? Saiba que se o tempo for escasso para ler todas as obras literárias, é possível recorrer a resumo de livros para estudar para o vestibular!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter