Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Medicina fora do Brasil: saiba como estudar no exterior Medicina fora do Brasil: saiba como estudar no exterior

Medicina fora do Brasil: saiba como estudar no exterior

Sem dúvidas, o curso de Medicina é um dos mais concorridos do país em vestibulares para ingresso nas universidades públicas e até particulares. Deste modo, muitos estudantes acabam optando pelas faculdades privadas, mas devido as mensalidades caras, que chegam a custar mais de R$ 12 mil, alguns alunos passam anos tentando ser aprovados.

Recorrer a graduação de Medicina fora do Brasil tem sido a escolha de muitos jovens que tentam se inserir no mercado de trabalho como médicos. Mas, será que é possível estudar Medicina em outro país? Acompanhe o texto para descobrir!

Melhores faculdades de Medicina fora do Brasil 

Ao contrário do que muitos estudantes pensam, estudar Medicina no exterior pode ser mais acessível que em uma universidade brasileira, levando em consideração a maneira de ingresso e também a questão financeira, no entanto, a vantagem é que além da formação em Medicina, também terá em seu currículo um intercâmbio, que na maioria das vezes é um grande diferencial para jovens no mercado de trabalho.

Se tratando das melhores faculdades de Medicina fora do Brasil, apresentaremos a seguir um ranking com base na listagem divulgada pela Quacquarelli Symonds, um dos mais respeitados internacionalmente, onde avaliam a reputação no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard é a melhor faculdade para cursar Medicina no mundo. Localizada em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, a instituição é privada e foi fundada em 1636.

Para ingressar em Harvard é necessário que o estudante faça provas de inglês e conteúdos escolares, passe ainda por uma análise de currículo além de apresentar cartas de recomendação e uma produção textual de acordo com o curso que deseja, que neste caso, é Medicina.

A faculdade de Medicina na Harvard tem a duração de oito anos.

Universidade de Oxford

Diferente da Harvard, a Universidade de Oxford é uma instituição de ensino pública, está em segundo lugar no ranking do QS World University Rankings 2022, e é localizada na cidade de Oxford, no Reino Unido. Sendo uma das mais antigas do mundo, com a fundação por volta de 1096, a Oxford conta com 39 departamentos de diferentes áreas e tem cerca de 40% de alunos estrangeiros.

Para ingressar, é necessário que o estudante tenha um bom desempenho acadêmico, fluência na língua inglesa, cartas de recomendação e uma entrevista com uma banca examinadora.

Vale ressaltar que, embora a Oxford seja considerada pública, os alunos, inclusive estrangeiros, devem arcar com a taxa anual de aproximadamente £35.380, equivalente a R $212 mil reais. Normalmente para estudantes de outros países esse custo acaba sendo mais salgado.

Universidade de Cambridge

Em terceiro lugar na colocação do ranking das melhores faculdades de Medicina do mundo, está a Universidade de Cambridge, também no Reino Unido. Considerada de ensino público, Cambridge é uma das mais antigas do mundo e sua fundação foi por volta de 1209.

Para cursar Medicina em Cambridge, a seleção exige que o estudante faça uma redação, apresenta o histórico escolar, cartas de recomendação e certificado internacional de proficiência em inglês, além de participar de uma entrevista pessoal.

Johns Hopkins University

Instituição de ensino privada, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos, a Universidade Johns Hopkins é uma das melhores faculdades de Medicina fora do Brasil, e possui polos na Itália, China e Cingapura.

Ela é mundialmente conhecida por suas inovações de estudos e pesquisas médicas, sendo pioneira no segmento da Engenharia Genética. Inclusive, em 2020, Johns Hopkins teve um grande destaque quanto ao levantamento de informações e pesquisas da COVID-19.

O processo de seleção é um pouco diferente do que já apresentamos até aqui, isso porque, a universidade valoriza estudantes que possuem em seus currículos, atividades extracurriculares que tenham relação com o curso de interesse. Além disso, deve ter também o certificado de proficiência em inglês, histórico acadêmico e a realização de provas como o SAT – exame educacional aplicado aos estudantes de ensino médio, parecido com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no Brasil.

Universidade de Stanford

Assim como a faculdade anterior, a Universidade de Stanford é privada e é conhecida mundialmente como “fábrica de milionários” por formar profissionais bem-sucedidos. Fundada em 1885, Stanford fica localizada em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos. 

Para ingressar nesta prestigiada universidade, saiba que o processo é muito concorrido. Seus critérios de seleção são bem parecidos com a universidade de Johns Hopkins, pois envolve o certificado de proficiência em inglês, histórico acadêmico, resultado de provas como SAT, além da participação em cursos extracurriculares que é um diferencial.

Além dessas universidades citadas, existem ainda boas faculdades em países mais próximos do Brasil, como Argentina e Cuba. A Universidade de Buenos Aires, por exemplo, é uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina. Um dos motivos que atrai os brasileiros para esta universidade é que não é necessário prestar o vestibular.

Em Cuba, a Escola Latino-Americana de Medicina pode ser uma ótima opção, embora não tenha muita procura pelos brasileiros. A boa notícia é que nesta instituição, os estudantes podem concorrer a uma bolsa integral para estudar Medicina.

Como estudar Medicina fora do Brasil de graça? 

Mas a pergunta que não quer calar é: como estudar Medicina fora do Brasil sem pagar nada?

Na Alemanha, existem programas de bolsas de estudos integrais para estudar no exterior, isto é, não existe cobrança nenhuma dos estudantes. Já em outros países, é possível estudar Medicina com custos baixos. Como por exemplo, as universidades públicas da Noruega, que cobram taxas semestrais para estudantes internacionais de graduação, mestrado e PhD.

É possível fazer Medicina fora do Brasil pelo Enem? 

A resposta é que sim, mas vai depender muito de cada instituição e de cada país. Universidades de ponta no exterior, como Oxford e Cambridge aqui mencionadas, não aceitam o Enem como forma de admissão e possuem formas de seleção própria.

Em alguns países, os processos são semelhantes ao Enem, mas não aceitam o exame brasileiro. Na Alemanha, por exemplo, os estudantes que desejam estudar Medicina no país devem realizar o Abitur, exame nacional da Alemanha.

Portugal é o país onde o Enem é mais aceito, devido a um acordo entre os governos. Mas vale ressaltar que cada instituição portuguesa define as regras e o peso para cada nota. A ideia de estudar Medicina fora do Brasil com certeza é muito atrativa, mas não tome essa decisão antes de refletir sobre as vantagens e se vale mesmo a pena. Estamos na torcida por você!

Intercambio Pravaler

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude Medicina com mensalidade reduzida.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade de Medicina.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter