Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
IELTS: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais! IELTS: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais!

IELTS: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais!

Entre os testes de certificação internacional, o IELTS ganha destaque por ser um dos mais reconhecidos ao redor do mundo. Esse exame avalia o nível que um estudante não-nativo da língua inglesa tem em relação a diferentes aspectos que compreendem a comunicação no idioma como um todo.

Dessa forma, ele é indispensável para quem tem vontade ou está se planejando para estudar no exterior, em lugares nos quais o inglês é a principal língua. O IELTS pode ser realizado aqui mesmo no Brasil, mas essa prova estrangeira tem algumas particularidades importantes que você precisa saber. Veja todas as informações a seguir!

O que é IELTS?

Fazer um curso no exterior é o objetivo de muitos estudantes brasileiros. Essa experiência, além de ser repleta de novas vivências para a vida pessoal, agrega bastante no currículo dos profissionais, em especial quando se trata de cursos de ensino superior, como graduação, pós-graduação ou MBA.

Quando o destino é um país que usa a língua inglesa como forma de comunicação, ainda há a vantagem de praticar o inglês, um dos principais idiomas utilizados hoje em dia e de grande relevância para o trabalho em empresas multinacionais. Neste caso, é necessário tirar uma boa pontuação no IELTS.

A sigla IELTS significa International English Language Testing System, isto é, Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa, em tradução livre. Ele é exigido por centenas de universidades por todo o mundo como um comprovante oficial que apresenta o nível de conhecimento e comunicação neste idioma, o que é essencial para quem pretende viver um período se expressando em inglês.

Como funciona o teste do IELTS?

Sendo dividido nas quatro principais partes que envolvem a comunicação em um idioma, o teste do IELTS conta com os seguintes pontos de aprendizado: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (conversação).

Com isso, o estudante precisa estar pronto para fazer uma boa pontuação em todas as frentes. Afinal, será esse desempenho a ser conferido em um processo de admissão em universidades de fora ou até mesmo em entrevistas de ofertas de trabalho no exterior, o que faz com que essa pontuação precise ser a maior possível.

Veja também: A importância do inglês no mercado de trabalho

O IELTS pode ser feito em diferentes tipos, visto que cada um serve para um objetivo específico. Atualmente, as modalidades deste teste são IELTS Life Skills, IELTS Academic, IELTS for UKVI e IELTS General Training. Assim, é necessário saber qual é o tipo exigido pela instituição de ensino de seu interesse.

Além disso, o teste do IELTS oferece duas categorias: a digital, feita pela internet, e no papel. Isso é válido para as partes de escrita da prova, já que a parte de conversação é realizada separadamente em ambos os formatos de aplicação, podendo ser por videoconferência com um avaliador, no caso da versão digital, ou na sala da prova.

Quanto precisa tirar no IELTS para receber o certificado?

A melhor pontuação a ser alcançada no IELTS é relativa porque a quantidade de pontos ideal varia entre as instituições de ensino estrangeiras. Mas saiba que há uma espécie de nota de corte, ou pontuação mínima, importante de ser tirada que é 6 a 7,5.

Considerando que cada universidade exige uma pontuação mínima para que o estudante não-nativo do inglês consiga se matricular, é fundamental ir atrás das informações sobre qual é essa nota. Assim, você poderá se preparar de acordo com o que é esperado como resultado final.

Quanto custa o exame IELTS no Brasil?

Os certificados internacionais são relativamente famosos por serem caros, o que acontece por serem baseados no valor cobrado em dólar e, dependendo da cotação do período de pagamento da taxa de inscrição no teste, pode sair mais caro ainda.

Atualmente, o valor do exame está em R$ 900 para fazer a modalidade tradicional em papel e R$ 920 para a versão respondida online pelo computador.

Como se preparar para o IELTS?

Praticar o inglês é de grande relevância independentemente se será feito um exame para obter certificado internacional do idioma ou não. Afinal, esse idioma é um dos mais falados nos países e aqui mesmo no Brasil acaba sendo bastante utilizado, em qualquer nicho da nossa sociedade.

De qualquer maneira, se preparar para o IELTS precisa ser do melhor jeito para o seu aprendizado a fim de que você consiga compreender o máximo possível dessa outra língua e garantir a pontuação necessária no dia de fazer o teste. Hoje em dia há diferentes formas de estudar a língua inglesa e selecionamos algumas ideias para você.

Faça cursos preparatórios para o IELTS

Como se fosse uma espécie de cursinho pré-vestibular, o IELTS também conta com aulas preparatórias. Nessa modalidade os estudantes podem aprender em detalhes sobre a estrutura do exame, praticar a conversação, estudar sobre as regras de gramática, vocabulário, composição das frases e muito mais.

Além disso, participar dos cursos preparatórios é uma ótima maneira de entender quais são os seus pontos de dúvidas, já que terá um professor especializado no idioma ou no teste, ou em ambos, para explicar. Isso faz com que o estudante possa se fortalecer no que seriam os aspectos de dificuldade, como a compreensão da leitura ou a comunicação oral.

Faça simulados do IELTS

Para atingir resultados ainda melhores, experimente combinar as aulas dos cursos preparatórios com os simulados do teste do IELTS. Esse é um jeito de praticar exatamente como será o exame oficial, pois o simulado nada mais é do que uma simulação idêntica das avaliações.

Os simulados do IELTS estão disponíveis em sites conhecidos e de confiança, assim como costumam ser aplicados pelas próprias instituições de ensino do Brasil que aplicam esse teste de certificação internacional. Ao fazê-lo, há como conferir os seus conhecimentos, o que é preciso aprimorar antes do teste verdadeiro, saber quantos pontos está alcançando, entre outros aspectos.

Leia livros e artigos em inglês

Conhecer um novo idioma e se aprofundar nele também pode ser feito por meio da literatura, assim como de músicas, filmes e séries de TV. Desse jeito, você consegue optar por ler artigos de temas os quais você tem interesse ou ler livros que sejam dos gêneros de leitura que você goste.

Isso facilita e aperfeiçoa ainda mais o seu aprendizado como um todo, visto que aumenta o repertório, há como entender a construção de frases, aprender novos vocabulários e pode até mesmo estimular o conhecimento.

Colocar essa sugestão de como se preparar para o teste do IELTS em prática junto com as demais que citamos acima é capaz de ser incrível para o seu progresso por se tratar de formas de estudo complementares, além de serem experiências enriquecedoras no aprendizado de uma língua diferente da sua língua-mãe.

É difícil passar no IELTS?

As avaliações de modo geral costumam ser desafiadoras para o estudante por se tratar justamente de maneiras de analisar o conhecimento que ele tem sobre um determinado assunto. É verdade que as provas de proficiência, como o IELTS, têm a fama de ser um teste difícil de alcançar boa pontuação. No entanto, sabendo como se preparar, como com as dicas que demos no tópico anterior, é possível tirar a nota necessária.

As pessoas com todos os níveis de conhecimento da língua inglesa estão aptas a responder as questões do IELTS porque o teste é composto por perguntas para estudantes iniciantes a avançados. Dessa forma, há como afirmar que não é difícil passar no exame, mas é preciso bastante preparo e dedicação aos estudos para ter um bom resultado.

Outro ponto fundamental de saber é que a prova pode ser feita mais de uma vez, se necessário. Caso o estudante não tenha tirado a nota que precisava na primeira tentativa, poderá fazer mais uma e assim por diante, se for o caso.

Onde IELTS é aceito?

Você sabia que o teste do IELTS tem nível mundial de aceitação? Atualmente, este exame internacional é aceito como comprovação de fluência na língua inglesa em mais de 140 países e mais de 11.000 instituições de ensino.

Os destinos no exterior que solicitam o IELTS para verificar o nível de comunicação no idioma são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Malta, entre outros. Veja algumas das instituições mais procuradas:

  • Alberta College of Art and Design (Canadá)
  • University of Alberta (Canadá)
  • Anderson College of Health, Business and Technology (Canadá)
  • Dartmouth College (EUA)
  • Alabama State University (EUA)
  • California College of the Arts (EUA)
  • University of Auckland (Nova Zelândia)
  • City University of New York (CUNY) (EUA)
  • Dakota State University (EUA)
  • Australian and New Zealand Society of Nuclear Medicine (Austrália)
  • Iowa State University (EUA)
  • Melbourne Business School (Austrália)

Agora que você ficou por dentro das principais informações sobre o IELTS, que tal conferir quais são as pontuações que as universidades do seu interesse solicitam? Ter esse dado em mente irá te ajudar a saber quantos pontos tirar ao fazer o teste e como estudar direitinho para se sair bem de primeira.

Para continuar por dentro dos assuntos que envolvem a jornada acadêmica e profissional, não perca nenhum dos nossos conteúdos. Estamos nessa com você!

Intercambio Pravaler

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter