Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
TOEFL: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais! TOEFL: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais!

TOEFL: saiba tudo sobre o teste, preparação, valor e mais!

Estudar no exterior é o sonho de muitos alunos, sendo uma experiência diferente que é capaz de agregar grandes vivências na vida pessoal e na vida acadêmica. Para aqueles que escolheram destinos de língua inglesa, realizar o teste TOEFL é bastante importante.

Se você está buscando mais informações sobre como se preparar para esse exame e partir rumo a sua viagem internacional, continue acompanhando este artigo. A seguir você descobrirá tudo sobre como o TOEFL funciona, quais são os tipos mais recorrentes, os valores deste teste e muito mais. Bora com a gente!

O que é TOEFL?

O nome Test Of English As Foreign Language é representado pela sigla TOEFL, que se trata de um teste procurado por centenas de jovens estudantes que querem viver uma experiência fora do Brasil e ir estudar em locais que têm a língua inglesa como idioma, em especial quando será feito um curso de graduação ou de pós-graduação em instituições de ensino superior renomadas, como em universidades nos Estados Unidos, no Canadá ou na Inglaterra.

Esse exame internacional tem como principal objetivo diagnosticar qual é o nível de proficiência em inglês do aluno, já que as escolas estrangeiras precisam de comprovação de que o candidato do intercâmbio terá as habilidades e as capacidades ideais para se comunicar na linguagem em questão.

Assim, de acordo com cada modalidade do teste TOEFL o aluno é avaliado e recebe uma nota de acordo com o seu nível de conhecimento da língua inglesa considerando diferentes aspectos, como compreensão auditiva, escrita, capacidade de leitura e entendimento, e comunicação oral.

Intercambio Pravaler

Como é o teste do TOEFL?

O TOEFL é reconhecido por ser uma prova difícil, visto que tem mais de uma habilidade a ser avaliada, e que exige um bom preparo. Por isso, saber direitinho como é esse teste se faz ideal para ajudar na preparação e garantir um bom resultado. Então, que tal descobrir quais são os dois tipos de modalidades que você pode fazer? Veja em detalhes abaixo:

TOEFL IBT

O TOEFL iBT® (Internet Based Test) é o teste que a maioria das universidades de língua inglesa usam como método de avaliação do estudante não nativo de inglês, já que é mais amplamente aceito como indicador de proficiência. Assim como está indicado no seu nome, essa versão do exame deve ser realizada de forma online e em estabelecimentos autorizados.

A prova tem tempo máximo para ser feita de até 4 horas e a sua pontuação vai de 0 a 120 pontos, sendo que é preciso tirar até 30 pontos em cada categoria. Normalmente as universidades estrangeiras pedem acima de 90 pontos como soma total.

Nessa modalidade é testada a comunicação oral (speaking) com a gravação da voz do aluno, a compreensão de textos em inglês (reading), o entendimento auditivo (listening) e a escrita no idioma (writing).

TOEFL ITP

Já o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) tem sido mais utilizado como um método de avaliação do desenvolvimento dos alunos que estudam inglês no Brasil. Assim, esse exame é visto como uma modalidade mais simples e não costuma ser aceito no ingresso de instituições de fora do nosso país, mas pode ser aplicado na etapa de admissão de programas de mestrado e doutorado das universidades brasileiras.

De qualquer forma, é importante saber que nesta prova são vistas somente três habilidades, e não quatro como no TOEFL iBT®, sendo elas: comunicação oral, compreensão de textos em inglês e conhecimento da estrutura da língua inglesa.

Além disso, é aplicado com uma divisão de dois níveis, o Level 1 para intermediário a avançado, e Level 2 para básico superior a intermediário. O TOEFL ITP oferece a possibilidade de ser feito pela internet ou presencialmente em instituições de ensino.

Como é o certificado do TOEFL?

Sendo um dos certificados de inglês mais conhecidos, o TOEFL comprova o nível de proficiência nesse idioma e é considerado como um documento oficial do estudante que vai estudar fora nos países que exigem a realização desse teste.

Qual o tempo de validade do TOEFL?

Uma informação essencial a ser conhecida sobre o teste TOEFL é o seu período de duração. Do mesmo modo como outros documentos oficiais para viagens internacionais, como o passaporte e o visto dos Estados Unidos, esse certificado também tem validade.

O tempo de validade do TOEFL é de apenas dois anos, de forma que seja necessário renovar a sua pontuação neste exame de proficiência caso já esteja vencido ou perto de vencer quando você for estudar fora.

Quanto custa para fazer o TOEFL?

O preço para realizar o TOEFL pode variar tanto de um país para o outro quanto da modalidade. Aqui no Brasil o valor de pagamento deste teste é por volta de 215 a 250 dólares, lembrando que o valor em reais será convertido de acordo com a cotação do dólar ao pagar essa taxa.

Como se preparar para o TOEFL?

Esse é um exame que deve ser feito com bastante dedicação para que a pontuação seja alta e você não tenha que fazer o TOEFL outra vez. Por isso, veja algumas maneiras de se preparar para esse exame com recursos diferentes.

Faça cursos preparatórios para o TOEFL

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem cursos preparatórios para esse importante teste. Nessas aulas são vistas as principais características da estrutura do exame, como são as questões do TOEFL e há bastante tempo de prática com exercícios, conversação entre alunos e professores, entre outras atividades.

Esses cursos têm o objetivo de ajudar o estudante que irá prestar o TOEFL a se familiarizar com o seu formato, a entender as estratégias para responder às perguntas do teste e a praticar o inglês de um modo geral, o que faz com que o aluno chegue no dia da prova sabendo o que irá enfrentar.

Faça simulados do TOEFL

Com a internet, há como praticar as suas habilidades nesse idioma com mais praticidade, facilidade e utilizando as mais variadas ferramentas de aprendizado. Uma delas é treinar para o teste TOEFL com simulados: uma prova que simula o exame oficial para que o estudante possa treinar o que encontrará na data do exame.

Há simulados do TOEFL disponibilizados pelas próprias organizações responsáveis por essa avaliação, de forma que sejam ainda mais realistas e idênticos ao teste em si do que as versões aplicadas em cursos de inglês.

Leia livros e artigos em inglês

Seja para aprender o inglês como uma segunda língua ou para se preparar para o TOEFL, um ótimo jeito de estudar um idioma é lendo. Ou seja, escolha livros na língua inglesa, assim como outros materiais e artigos disponibilizados em sites por toda a internet, para compreender como é a construção das frases e do texto como um todo.

Esse é um hábito fundamental para quem quer se sentir ainda mais confortável ou habilidoso com a compreensão escrita do inglês. Para isso, acompanhe o texto, anote as palavras ou termos que tiver dúvidas, consulte dicionários e veja se entendeu a mensagem que o artigo está passando.

É difícil passar no TOEFL?

Saber o nível de dificuldade do TOEFL é uma dúvida bastante frequente. No entanto, saiba que assim como toda prova que conta pontos, esse teste de avaliação do nível de fluência no inglês ficará mais desafiador caso não haja uma preparação anterior ao dia da realização do exame.

Isto é, muitas pessoas consideram que tirar 100 pontos no TOEFL não é fácil, mas também não é uma pontuação impossível de atingir. Ao dispor de dedicação nos estudos da língua inglesa, ter conhecimento de como é o formato deste teste e praticar várias vezes com os simulados online poderá ser mais simples de ser feito.

Quais universidades aceitam o TOEFL?

Você sabia que são mais de 11.500 universidades espalhadas pelo mundo que aceitam o TOEFL como certificado de proficiência do inglês?

Além disso, hoje em dia já são mais de 160 países que reconhecem esse teste como um documento oficial que abrirá as portas para quem deseja estudar fora. Ou seja, não faltam opções de destinos para estudar, não é?

Algumas das universidades são essas:

  • Universidade de Washington (EUA)
  • University of South Florida (EUA)
  • Universidade de Houston (EUA)
  • Universidade de São Francisco (EUA)
  • Pennsylvania State University (EUA)
  • Boston College (EUA)
  • Columbia University (EUA)
  • Michigan Technological University (EUA)
  • Princeton University (EUA)
  • SUNY College of Environmental Science and Forestry (EUA)
  • West Virginia University (EUA)
  • Yale University (EUA)

 

Se você tem interesse em cursar um programa de estudos em uma instituição específica, é essencial saber qual é a pontuação recomendada para ser aceito. Afinal, assim como funciona a nota de corte do Enem, cada universidade define uma pontuação mínima a ser alcançada no TOEFL para que o estudante possa realizar a sua inscrição.

Essas informações e outras sobre o TOEFL são fáceis de encontrar pela internet ou em escolas de inglês, principalmente nos cursos preparatórios do teste. Ao saber disso, você terá uma noção melhor de como está o seu desempenho ao praticar com simulados, por exemplo.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter