AVALIAÇÃO DO MEC

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Faça Universidade de Caxias do Sul - UCS com mensalidades que cabem no seu bolso.

Se preferir, FAÇA UMA SIMULAÇÃO no nosso aplicativo, clicando aqui. Disponível, por enquanto, somente no Google Play.

Sobre Universidade de Caxias do Sul - UCS

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas.

Hoje, a UCS continua sendo mantida pelo compromisso de diferentes segmentos da sociedade que acreditam na educação superior como fonte de desenvolvimento social. Participam, no Conselho Diretor da Fundação mantenedora representantes do poder público – municipal, estadual e federal – e de entidades da sociedade civil, através da Câmara de Indústria Comércio e Serviços, Mitra Diocesana e Associação Cultural e Científica Virvi Ramos.

Como instituição comunitária, a UCS está em permanente diálogo com a sociedade. Seus interesses são os da coletividade e o resultado de suas ações é totalmente reinvestido na qualificação institucional.

Com atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, a UCS mantém unidades em oito cidades, atingindo diretamente uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Seu Campus-Sede está localizado na cidade de Caxias do Sul, um polo de desenvolvimento industrial com reconhecimento nacional. As demais unidades universitárias estão localizadas nas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí.

Com ênfase no ensino de graduação e pós-graduação, a UCS responde pela formação de milhares de profissionais, que têm a possibilidade de aperfeiçoar sua formação nos programas de pós-graduação – Especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados oferecidos pela Instituição nas diferentes áreas do conhecimento.

Comprometida com excelência acadêmica, a UCS é uma instituição sintonizada com o seu tempo e projetada para além dele. Como agente de promoção do desenvolvimento, procura fomentar a cultura da inovação científica e tecnológica e do empreendedorismo, articulando as ações entre a academia e a sociedade. Em seus laboratórios, centenas de professores e acadêmicos estão envolvidos em projetos de pesquisa e de inovação voltados para a produção de novos conhecimentos e ideias que serão transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras que contribuem para o avanço científico, social e cultural da sociedade.

exibir mais exibir menos

Nossos Números

20000 Alunos

800 Docentes

85 Cursos

8 Campus

Diferenciais

A maior e melhor infraestrutura da região

Professores mestres e doutores

Segundo ano consecutivo na lista das melhores do mundo

A Universidade mais inovadora do Brasil

Cursos da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Campus e Polos
Todas as unidades dessa universidade

Nova Prata – UCS

R. Clemente Tarasconi, 71
Centro, Nova Prata /RS

(54) 3242-1008

Guaporé – UCS

Rua do Poente, 633
Centro, Guaporé /RS

(54) 3443-2212

Farroupilha

Estr. dos Romeiros, 567
Cinquentenario, Farroupilha /RS

(54) 3261-2922

Região das Hortênsias

R. Rodolfo Schilieper, 222
Q.ta da Serra, Canela /RS

(54) 3282-5200

Carregar mais

Você viu 4 de 8 polos

Atendimento
Dados de contato da instituição de ensino

Dúvidas Frequentes

Qual a importância de estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC?

O reconhecimento da Universidade pelo MEC garante ao aluno que o curso escolhido seja válido em todo território nacional, além de ser um índice importante de qualidade e baixo de risco de sanções ou até mesmo de cancelamento do curso.

Como o MEC reconhece a faculdade?

O reconhecimento de uma faculdade pelo MEC acontece em três etapas: credenciamento, que é o pedido inicial para o funcionamento; autorização, quando a faculdade recebe um aval do Ministério para oferecer determinado curso; e, por último, o reconhecimento, feito quando a primeira turma cumpre a metade do currículo.

Quais os critérios usados pelo MEC para reconhecer a faculdade?

Para reconhecer uma faculdade, a instituição recebe a visita de uma comissão do Inep que avalia diversos fatores, como laboratórios, biblioteca, corpo docente, biblioteca, grade curricular, entre outros. O relatório resultante dessa análise define se a faculdade será reconhecida ou não, ou ainda se precisa de adequações.

Como fazer faculdade pagando menos?

Nesse caso, o aluno pode solicitar uma bolsa em sua faculdade ou por meio do Prouni. Há ainda os financiamentos da mensalidade, como o FIES, uma iniciativa do Governo Federal, e o PRAVALER, um crédito educativo privado que permite o pagamento das parcelas do curso de forma estendida e com juros baixos (ou zero, dependendo da instituição). Saiba mais aqui!

Como usar a nota do Enem para estudar em uma faculdade particular?

Com a nota do Enem, o estudante pode solicitar uma bolsa de estudos em sua faculdade ou por meio do Prouni, além de estar apto pra conseguir um financiamento das mensalidades com o Fies. É importante destacar que a nota do exame ainda pode ser utilizada como critério de aprovação em muitas universidades e não é necessário prestar vestibular.

Por quê a estrutura da faculdade é importante?

A infraestrutura de uma universidade reflete diretamente na qualidade de ensino e no aprendizado dos alunos. Antes de fazer a matrícula, fique atento a instalações como biblioteca, laboratórios que serão utilizados no seu curso, salas de aula, que devem ser climatizadas e com estrutura mínima para o melhor aproveitamento das aulas, além da segurança do campus e estacionamento, se for o caso.

Qual a importância de estudar em uma faculdade que possui corpo docente de mestres e doutores?

A qualificação do corpo docente é fundamental pra que os alunos tenham o melhor aproveitamento do curso. Nesse sentido, professores titulados como mestres e doutores já têm uma vivência e especialização na área que são valiosas para o aprendizado do aluno.

Ainda está com dúvidas?
Entramos em contato.

Deixe os seus dados aqui e ligamos pra você.