16 sites com cursos online pagos e que estão distribuindo gratuitamente nessa quarentena 16 sites com cursos online pagos e que estão distribuindo gratuitamente nessa quarentena

16 sites com cursos online pagos e que estão distribuindo gratuitamente nessa quarentena

Apesar de ser importante a gente se manter atualizado quanto ao cenário atual, também é bom se distrair com outros assuntos. Por isso, a nossa missão hoje é trazer para você cursos online gratuitos para fazer no período de quarentena.

Nesse período, com as pessoas em casa a pedido do Ministério da Saúde (em tempo, é bom lembrar: #ficaemcasa se você não faz parte do grupo que precisa realmente trabalhar fora – como os profissionais da área da saúde), sem ter muita opção do que fazer e buscando entretenimento para fugir um pouco dos noticiários, há muitas empresas, profissionais, faculdades e plataformas oferecendo conteúdos e cursos gratuitos para serem realizados online.

Pesquisamos alguns sites que têm contribuído para que os estudos não parem mesmo nos dias de isolamento. Assim, você continua com a matéria em dia, os estudos atualizados e o cérebro ativo!

Bora fazer da quarentena um período produtivo? Confira abaixo! ?

Aulas suspensas

Escolas de todos os níveis paradas. Faculdades e universidades suspensas. Todos os demais cursos livres feitos presencialmente também. E, agora? Como se manter atualizado?

A boa notícia é que, diante de um contexto ruim, sempre há o lado bom. E, referente aos estudos, muitas empresas do setor educacional entenderam a necessidade de transmitir conhecimento e conteúdo de qualidade durante essa fase, todos eles online e gratuitos.

Massa, né? Conheça alguns sites que estão disponibilizando materiais sem custo algum nas últimas semanas:

Instituições

A verdade é que já existem diversos sites e plataformas que oferecem cursos gratuitos na modalidade a distância, mas os que trouxemos aqui são aqueles disponíveis de graça apenas nesse período de quarentena, contribuindo para que os estudantes não percam o foco mesmo estando de casa.

Ou seja, é bom correr, se atentar ao prazo, e se atualizar enquanto é tempo (e enquanto você tem um tempinho a mais livre, né?) ?

Stoodi


A Stoodi é uma das plataformas mais legais para quem é pré-vestibulando, principalmente com os cursinhos fechados e você tendo que se manter atualizado para as provas, certo?

Funciona assim: você preenche um formulário rapidinho com a faculdade de interesse, o curso que deseja ingressar e quanto tempo por semana tem para se dedicar aos estudos. Com esses dados, o site monta um cronograma para você estudar, com foco em assuntos que mais caem no Enem. Incrível, né?

O site conta com videoaulas ao vivo todas as semanas, simulados e correções de exercícios, além de uma ferramenta exclusiva para tirar as dúvidas com os monitores.

Na quarentena, o site criou o Stoodi de Portas Abertas, disponibilizando todo o conteúdo gratuito, para que os alunos não tenham os estudos prejudicamos no período. É só se cadastrar e aproveitar!

Cursos da USP no Coursera


A Universidade de São Paulo (USP) também tem se mobilizado para não deixar os estudantes na mão durante esse período. Com prova disso, disponibilizou em seu site alguns cursos gratuitos para quem quiser atualizar o conhecimento. Entre eles, estão: Gestão de Projetos, UX/UI e Python.

Os cursos, que geralmente são pagos e desenvolvidos por profissionais altamente capacitados em parceria com a plataforma Coursera, estão disponíveis gratuitamente por um período limitado. Por isso, não vacila e aproveite para estudar com uma das melhores universidades do país.

FGV


A Fundação Getulio Vargas (FGV) já é conhecida por possuir diversos cursos de qualidade na modalidade online. E tem mais: os cursos são disponibilizados nos mais diversos níveis, como graduação, pós-graduação, especialização e MBA.

Para ajudar os estudantes que estão em casa nessa quarentena, porém, a faculdade tem oferecido alguns desses cursos de maneira gratuita, como Gestão, Administração e Finanças, que fazem parte da modalidade de Educação Executiva.

Casa do Saber


Desde o dia 18 de março deste ano, a plataforma brasileira de educação a distância (Casa do Saber) tem oferecido, online e gratuitamente, cursos na área de filosofia, psicologia, literatura, relações internacionais, entre outros.

Aqui, é importante ficar atento: os conteúdos estarão disponíveis somente por 30 dias, ou seja, até o dia 18 de abril. Aproveite o tempo em casa e corre lá!

Perestroika


Reconhecida por acreditar em um ensino inovador, cooperativo e disruptivo, a Perestroika não poderia ficar de fora da onda do oferecimento de cursos online em uma fase tão deliciada para o país.

Dessa forma, a escola disponibilizou o curso Clip – com foco em colaboração, pensamento em rede e interdependência, assuntos tão importantes para o momento, totalmente gratuito para qualquer pessoa que deseja estudar. É uma oportunidade única de ter contato com o ensino de uma escola que vai além do tradicional.

Udemy


A Udemy, voltada para quem tem interesse na área de tecnologia principalmente, também tem oferecidos cursos abertos e gratuitos que abordam todo o universo da área.

Entre os cursos mais buscados e disponíveis nesse período gratuitamente, todos no ramo da programação, estão: Python, HTML, Algoritmos e Lógica, Data Science, entre outros.

Ivy Leagues


Aqui, a dica é em dobro: além de aprender de forma gratuita um dos mais de 300 cursos disponíveis online, é uma ótima oportunidade para dar um up no inglês, já que a plataforma Ivy Leagues, é estrangeira.

Entre os cursos a distância disponibilizados, as áreas de programação, data science, ciências humanas e gestão têm ganhado destaque. Ficou interessado? Vai lá e se inscreve agora mesmo!

MOOCs Harvard


Como já sabemos, o mundo todo está se sensibilizando no período de quarentena, e isso não podia ser diferente para uma das maiores universidades do mundo, a Harvard University.

No site, estão abertos os conteúdos da modalidade MOOCs (Massive Online Open Courses), de forma gratuita. Quer chance maior para estudar em Harvard? Dá para fazer isso sem sair de casa, é só acessar o site e aproveitar.

Veduca


Já conhece a Veduca? Ultrapassando a casa dos 800 mil alunos e mais de 20 cursos online, a plataforma faz parceria com as mais renomadas instituições de ensino. Com o objetivo de disseminar conhecimento por um preço acessível, ela tem conquistado a cada dia mais estudantes que optam pela educação a distância.

Por esses dias, os #quarenteners também vão poder contar com a Veduca, que tem oferecido conteúdos gratuitos para estudar sem precisar sair de casa. Entre eles: Gestão de Tempo e Comunicação. Essa é uma ótima para quem precisa lidar com ansiedade, procrastinação e motivação em tempos de quarentena.

Ah, e tem mais: todo o conteúdo é responsável para mobile e, ao final, você ainda ganha certificado. Incrível, né?

LinkedIn


E o LinkedIn, hein? A maior rede social do mundo voltada para a ligação de profissionais e empresas também tem aproveitado o isolamento social para ajudar as pessoas, fazendo com que todos aproveitem o tempo da melhor maneira possível.

Na plataforma de aprendizado já existente, a LinkedIn Learning, está disponível o curso sobre Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade, de forma gratuita. Como o nome já diz, todo o conteúdo tem, por objetivo, o de ajudar as pessoas que estão fazendo home office por esses dias. São mais de 10 horas de videoaulas, com certificado após a conclusão.

ProEnem


Para quem está preocupado com os estudos para o Enem durante a paralisação de escolas e cursinhos preparatórios, pode ficar tranquilo. O ProEnem, desenvolvido para levar conhecimento por meio de videoaulas para quem vai prestar o exame no final do ano, abriu 2 turmas gratuitas durante a quarentena.

Faz parte dessa turma de estudantes? Anota aí os horários das turmas e participe gratuitamente: pela manhã, das 8h às 13h; à noite, das 17h30 às 21h15. Além do Enem, as aulas são ótimas para quem deseja revisar o conteúdo e ficar atualizado para os demais vestibulares.

Ulbra


A Ulbra – Universidade Luterana do Brasil – já é bastante reconhecida pelo ensino a distância de qualidade em vários níveis, como graduação, pós-graduação e extensão. Por isso, ela também está presente na lista dos que querem fazer a quarentena ser mais produtiva para todas as pessoas, disponibilizando cursos online gratuitos.

Entre os mais buscados, estão os das áreas de engenharia, educação, ciências sociais, negócios e direito. É só acessar o site e conferir qual curso faz mais sentido para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

PUCRS


A PUC do Rio Grande do Sul também já conta com uma plataforma de ensino a distância bastante reconhecida. Os cursos disponíveis são 100% online e gratuitos, desenvolvidos por professores de alta capacidade, da própria instituição de ensino.

Os cursos contam com videoaulas, infográficos e artigos que aprofundam todo o material, além de apresentar a metodologia dos cursos presenciais, garantindo a mesma experiência acadêmica aos alunos online.

Para a quarentena, é possível aprender a gerenciar o próprio tempo para estudos e trabalho, uma vez que alguns cursos são bastante focados na produtividade, tais como: Gestão de Tempo, Metas Financeiras e Lifelong Learning, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo.

Ficou interessado ou está precisando dessas dicas para o tempo de isolamento? Acesse o site agora e comece a assistir às aulas!

UFRGS


A plataforma LÚMINA, desenvolvida por profissionais acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, oferece cursos online e gratuitos, com o objetivo de levar conhecimento para toda a comunidade.

Os cursos oferecidos são dos mais variados temas e possuem certificado após a conclusão, o que é bastante interessante para incrementar o currículo. No site, você vai poder encontrar aulas sobre os mais diversos temas, tais como: games, química, história, literatura e, até mesmo, técnica de degustação de vinhos e espumante. Uma ótima para quem está em casa de quarentena, né? ?

Ahrefs


Para quem é do ramo de dados, essa aqui é imperdível: um dos maiores sites de conteúdo para aprender a lidar com ferramentas de SEO, o Ahrefs Academy, liberou acesso gratuito para o curso de Blogging for Business que, regularmente, custa $799.

Mas, como é por tempo limitado, é bom sair na frente e correr para o site agora mesmo. Bons estudos!

TreinaWeb


Uma das plataformas mais conhecidas para desenvolvedores, o TreinaWeb tem dado um show de como ser uma empresa empática em tempos de quarentena. Isso porque todo o conteúdo este disponível gratuitamente por 15 dias, incrível, né?

Essa é uma ótima iniciativa da escola de desenvolvedores e, com ela, você vai poder aprender a programar, adquirir uma nova habilidade, estudar algo diferente e, até mesmo, começar a gostar de algo novo e buscar um novo emprego em uma nova área. Entre os cursos online oferecidos pela TreinaWeb, estão: Linguagens de Programação, como Python e Java, Metodologias Ágeis, UX, entre outros. Confere lá!

Vantagens do ensino a distância

Agora que você já conferiu os 16 sites com cursos online gratuitos para aproveitar durante esse tempo em casa, em meio à pandemia do COVID-19, é hora de falar um pouco sobre as vantagens do ensino a distância. Isso porque, pode não ser para você, mas aprender remotamente já é algo que faz parte da rotina de muitos estudantes, sabia?

A flexibilidade nos estudos, a possibilidade de fazer a própria rotina, entre demais vantagens fazem com que, a cada ano, o EAD atraia mais alunos. Além disso, a modalidade a distância é uma ótima oportunidade para:

  • quem precisa conciliar trabalho e estudo;
  • tem filhos pequenos e não consegue ficar longas jornadas fora de casa;
  • quer estudar por um preço mais acessível, mas com a qualidade de um curso presencial, já que a validade do diploma é a mesma para o mercado de trabalho.

Cuidados com a saúde

Se você chegou até aqui, não restam dúvidas de que está preocupado em manter a mente saudável, com atividades diferentes ou mesmo cursos online, durante a quarentena. E, por isso, estamos felizes em ajudar nessa!

Além dos estudos, é importante cuidar da mente e do corpo de outras maneiras, para que a ansiedade não tome conta em tempos tão difíceis. Se liga nas nossas dicas:

  • procure ter uma rotina como a de antes, seja de estudos ou de trabalho (para quem está fazendo home office), tendo horário para acordar, se alimentar, tomar banho e dormir;
  • se alimente bem e beba muita água (precisamos manter a nossa imunidade lá no alto);
  • selecione uma fonte de notícias confiáveis e se atualize por ela, evitando as fake News nesse período;
  • se mantenha atualizado sobre o contexto atual, mas faça outras atividades que fujam do tema: leia um livro, se exercite, converse com amigos por vídeo e escute sua playlist favorita;
  • por último, e não menos importante, lave muito bem as mãos, mantenha o álcool em gel 70% por perto, evite aglomerações e procure ficar em casa (só saia mesmo para o necessário, como mercado ou farmácia) e evite tocar o seu rosto.

Do resto, esperamos que esse tempo passe rápido e que, logo, consigamos voltar à rotina normal. Bons estudos e #ficaemcasa!

Categoria: CursosPRASABER
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.