3 passos para uma redação perfeita

Como tudo na vida, para fazer uma boa redação é preciso prática e é assim com todo mundo. Ninguém nasce sabendo e o aprendizado exige muita dedicação. Para que você consiga fazer uma redação perfeita, é preciso, antes de tudo, dominar o assunto sobre o qual você está escrevendo – ou seja, possuir conhecimento para poder argumentar os seus pontos de vista no papel e defender seus argumentos.

1 – Tenha a leitura como um hábito
É essencial que, antes de querer fazer uma boa redação, você tenha a leitura como um hábito. Ler é o treino sobre o qual falamos anteriormente. Ou seja, você exercita a prática pela observação a partir da redação de terceiros.

A leitura ajuda não somente na formação do conhecimento – essencial para quem deseja fazer uma boa redação -, mas também na fixação de formas estruturais, no enriquecimento do vocabulário e na identificação das articulações de um texto. Portanto, leia. E quando acabar, leia de novo. Lembre-se: o conhecimento é o seu maior bem e ninguém pode tirá-lo de você!

2 – Tome cuidado com as generalizações
Apesar de você ter um ponto de vista a respeito do assunto sobre o qual está escrevendo, é preciso tomar cuidado ao formular os seus argumentos na redação. Isso porque ela deve defender uma ideia, mas jamais estigmatizar outras que diferem dela.

Nesse sentido, as generalizações são as principais ferramentas dessa armadilha. Portanto, evitá-las pode ajudá-lo no caminho de uma boa redação. Como fazer isso? Tendo um bom vocabulário, capacidade de articulação e escolha bem as palavras.

Veja que frisamos que “evitar as generalizações pode ajudar a fazer uma boa redação”, quando poderíamos ter falado “as generalizações sempre devem ser evitadas”. Percebe a diferença? Sutil, mas essencial para uma boa produção textual.

3 – Divida a redação em etapas
A principal dica no que diz respeito à criação de uma redação é dividi-la em etapas. Com o tempo, você terá mais prática e passará a cumpri-las de forma mental automaticamente. Mas para efeito de treino, você pode separar o processo da seguinte forma:

Brain storm ou chuva de ideias
Aqui, você deve fazer pequenos apontamentos sobre o tema central da sua redação, conexões de ideias, tudo aquilo que vier à sua mente e que pode lhe ajudar a estruturar a sua produção. Valem citações de especialistas, ideias de introdução e conclusão, subtítulos, entre outros.

Rascunho da redação
Depois de listar tudo aquilo que você quer usar no seu texto, é hora de partir para a articulação das ideias, ou seja, reunir as informações de forma organizada, coesa e fluida. É claro que esse processo é feito na base de um passo para frente e dois para trás, mas são as mudanças feitas no seu rascunho que vão ser essenciais para um resultado satisfatório. Fique atento à introdução. Há quem defenda que é a partir dela que se define se a redação será ou não boa.

A dica é simples: assim como um filme ou um livro, a introdução precisa dar uma ideia geral sobre o que vai ser abordado, mas sem entregar os detalhes e, principalmente, a conclusão, que fazem toda a diferença em uma boa produção.

Resultado final
Por fim, depois de transcrever o seu rascunho, é hora de partir para a redação final. Releia cada trecho e não se assuste se você resolver fazer mais mudanças nesse momento. Isso acontece porque a redação é viva e adaptações podem ser feitas a qualquer momento – ou seja, verdadeiramente, nunca existirá uma última versão, pois ela sempre poderá ser aprimorada. Portanto, quanto mais treino e dedicação, mais rápido se chega ao objetivo desejado, mesmo que ele sofra alterações posteriormente.

Não se esqueça: não há mistérios para uma boa redação, mas sim caminhos pelos quais é preciso seguir para chegar lá. Dedique-se e acredite no seu potencial, porque o resultado vem!

E você, tem mais alguma dica para uma redação perfeita? Que tal compartilhar com os outros leitores? Escreva para a gente pelos comentários.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.