9 cursos online grátis para você aumentar os seus conhecimentos

9 Cursos Online Gratis

Por PRASABER

9 cursos online grátis para você aumentar os seus conhecimentos

Aprender nunca é demais. Sempre que você se esforça para adquirir algum tipo de conhecimento, abre possibilidades para evoluir como pessoa. O segredo é fazer a escolha certa, aprendendo aquilo que realmente pode trazer benefícios para o seu futuro. De nada adianta fazer um curso de networking se o seu problema diz respeito a algo específico na sua formação profissional, por exemplo.

Nesse sentido, a internet pode e deve ser vista como uma aliada. Por conta da visibilidade que ela permite, inúmeros educadores perceberam que é possível oferecer cursos grátis de qualidade e assim obter retorno, seja com publicidade, seja com a atração de futuros alunos de soluções pagas.

De qualquer forma, vale a pena conferir alguns cursos online grátis com potencial para ajudar você na sua carreira.

1. Udemy

A Udemy é uma conhecida plataforma de cursos online. A grande maioria de opções na sua base é de cursos pagos, ainda que seja comum encontrar promoções especiais por cerca de R$ 20. O que poucos sabem é que existem cursos gratuitos na Udemy dos mais variados tipos. Para encontrá-los basta digitar a palavra “free” na pesquisa e fazer a sua inscrição.

Alguns cursos estão em inglês, como o de Linux Tutorial and Projects e Create a Website for Free, mas existem cursos em português muito interessantes.

2. FBV Cursos

Já o FBV Cursos se concentra em uma oferta maior de cursos EAD gratuitos. São cursos livres que servem muito bem como horas complementares para estudantes de graduação.

Em sua grade, o FBV Cursos apresenta cursos de Administração, Direito e Psicologia, todos eles com certificados que podem ser emitidos a partir do pagamento de uma taxa de emissão. É bom lembrar que você pode fazer o curso gratuitamente, mas precisa pagar se quiser obter o certificado em formato digital.

3. Curso Enem Gratuito

Essa é uma solução específica para quem está em busca de vagas em universidades. O Curso Enem Gratuito é um projeto online que visa a distribuição de conteúdos para o estudante que vai participar do exame e não tem recursos para pagar uma preparação particular.

O site oferece uma série de materiais elaborados de acordo com as exigências do edital, além de informações sobre a prova e tudo o que diz respeito ao acesso ao ensino superior.

Estatísticas sobre as provas passadas e simulados estão entre os recursos disponíveis no Curso Enem Gratuito.

4. WR Educacional

Um jeito simples de ter acesso a qualquer tipo de informação é fazendo um curso online grátis na WR Educacional, um site que se caracteriza pela oferta de uma quantidade considerável de modalidades geralmente concentradas no formato de livro digital. Assim, basta você fazer seu cadastro, se inscrever no curso que interessa e baixar os arquivos. São vários cursos por categoria. Assim, dentro de Contabilidade, por exemplo, você pode participar dos cursos de Auxiliar Administrativo, Auditoria Empresarial e Estatística Contábil, entre outros.

São cursos para níveis básico, intermediário e avançado, ou seja, qualquer que seja a sua necessidade, a WR Educacional pode te ajudar.

5. E-aulas USP

A USP também oferece cursos gratuitos. É o projeto e-aulas, que apresenta uma série de conteúdos para ensino médio, graduação e pós-graduação. Nesse ambiente é possível aprender, por exemplo, a respeito de triângulos, problemas de segundo grau e sistemas de equações.

Para a graduação, aulas de Mecânica, Neuropsicologia e Arteterapia estão disponíveis mesmo para quem não é aluno USP.

6. Coursera

O Coursera é uma plataforma bastante conhecida mundialmente. Nela, os cursos estão no formato MOOC, que significa Massive Open Online Course ou curso online aberto e massivo, ou seja, são aulas e outras atividades como seminários, palestras e eventos de diferentes tipos que são gravados em vídeo e disponibilizados na internet. Assim, o aluno tem acesso às mesmas atividades do aluno matriculado no curso e, caso queira obter reconhecimento por isso, ele pode pagar para ter o certificado MOOC.

Na prática, essa é uma forma de obter acesso ao conhecimento, independentemente do status do diploma.

7. IPED

Bem parecido com a WR, o IPED também oferece uma grande quantidade de cursos online grátis. A principal diferença é que neste caso, ainda que sejam gratuitos, os cursos são mais dinâmicos e oferecem recursos ainda mais sofisticados.

No IPED é possível formar grupos de estudo e contar com uma instrutora virtual, elementos que costumam fazer a diferença na oferta de cursos online, uma vez que muitas pessoas geralmente começam e não terminam.

Além disso, os cursos vão muito além das apostilas, podendo ter videoaulas explicativas, material de apoio e até relatórios online para que o aluno tenha como avaliar o seu desempenho e em função disso encontrar caminhos para evoluir.

8. LearnCafe

Com cursos grátis e ofertas abaixo do preço de mercado, o LearnCafe oferece uma ampla variedade de soluções, desde as mais simples até as mais avançadas.

Entre os cursos gratuitos, vale destacar os de desenvolvimento pessoal, como o curso de Oratória, algo tão procurado por profissionais das mais diversas áreas. Também existe o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma demanda crescente na nossa sociedade. Direito Ambiental, Nota Fiscal Inteligente e História da América Independente estão entre as possibilidades mais interessantes da plataforma.

9. Unesp Aberta

Outra instituição de ensino importante e que também disponibiliza cursos online grátis é a Unesp. Com o projeto Unesp Aberta, ela coloca uma equipe de especialistas à disposição do estudante para que ele tenha como assimilar, ainda que a distância, todo o conteúdo necessário para uma boa formação.

É o caso de conteúdos de humanas, exatas e biológicas, como Metodologia de Pesquisa Científica, fundamental para graduandos que pretendem se inserir no ramo da pesquisa, Sociologia da Educação e Direito Administrativo.

Enfim, essas são algumas possibilidades que podem ajudar você caso o seu interesse esteja na educação, mas falte dinheiro. Boa parte desses cursos são altamente sofisticados enquanto outros são voltados para iniciantes. De qualquer forma, os cursos online grátis já são uma realidade para quem quer estudar.

Agora que conhece os principais cursos online grátis, confira também 11 canais no YouTube que podem ajudar você nos seus estudos.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.