Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
4 formas de como diminuir o estresse no dia a dia 4 formas de como diminuir o estresse no dia a dia

4 formas de como diminuir o estresse no dia a dia

Infelizmente, o estresse se tornou algo comum em nossa sociedade. São muitas horas de trabalho e estudo para conciliar e muitas cobranças feitas ao mesmo tempo. Isso vai tornando o dia a dia cada vez mais difícil e é essencial encontrar um meio de diminuir o estresse cotidiano.

Cada pessoa deve ter sua própria técnica, porque não existe uma fórmula mágica que se aplique a todo mundo. Mas temos algumas dicas de práticas que mudam a rotina de várias pessoas e que podem mudar a sua também. Saiba como diminuir o estresse no dia a dia!

Como diminuir o estresse no dia a dia

Meditação

Meditar é uma prática que pode parecer muito complicada para alguns, mas é totalmente possível se você começar aos poucos. Separe alguns minutos – cinco, para começar –, feche os olhos, sente-se em um lugar tranquilo e silencioso. Então, respire pelo nariz, solte o ar pela boca e se concentre nesse movimento. Respire lentamente e preste atenção no ar entrando e saindo de seus pulmões. Nos primeiros dias, você vai se distrair facilmente, mas vai pegar o jeito depois.

Se você tem alguma crença ou religião, também pode usar isso como forma de meditação. Separar alguns minutos do dia para oração, estudos bíblicos ou qualquer outra maneira de se conectar com sua espiritualidade. Esse é um ótimo jeito de relaxar e se sentir bem menos estressado. Encontre o que for melhor para você!

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é um meio conhecido para atingir uma saúde física melhor, mas também é excelente para balancear sua saúde mental. Gastar suas energias correndo, levantando peso, dançando, jogando bola ou mesmo caminhando é uma maneira de liberar seus estresses e de ficar com uma sensação boa de dever cumprido.

Veja também: Como manter a saúde mental durante o período de estudos?

Não precisa ser nada muito complicado. Caminhar meia hora com o seu cachorro no parque, nadar na piscina do clube com seus filhos, dançar as suas músicas preferidas no quarto, já vai fazer bem o suficiente. O importante é se mexer!

Artes

Se você já tem algum talento artístico – canto, desenho ou instrumentos musicais –, sabe que praticar esses talentos traz muita paz de espírito. Então, mesmo que seu dia a dia seja atarefado, separe um tempo para isso.

Caso você não tenha esse tipo de talento, não se preocupe: você ainda pode aproveitar o efeito relaxante da arte. Pintar um desenho, por exemplo, é divertido e faz com que você se esqueça um pouco do estresse. É ainda melhor se você fizer isso com outras pessoas!

Trabalhos manuais

Muitas vezes, trabalhamos demais com computadores, escrevemos e assinamos documentos, lidamos com muitas ideias abstratas. E isso pode se tornar cansativo porque não temos um trabalho concreto para segurar em mãos. O que fazer nesse caso? Tenha um trabalho manual como hobbie. Tricotar, fazer artesanato, origami ou mesmo cozinhar são algumas ideias. Você vai se divertir, se esquecer do estresse e ainda ter algo bonito para mostrar depois!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter