Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Comércio Exterior ou Relações Internacionais: como escolher o melhor curso? Comércio Exterior ou Relações Internacionais: como escolher o melhor curso?

Comércio Exterior ou Relações Internacionais: como escolher o melhor curso?

Quando se trata de cursos em uma universidade, muitas vezes os nomes podem ser confusos e darem margem para várias interpretações. Por isso, muitas pessoas podem confundir carreiras que são bem diferentes entre si. É o caso de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Como os dois dão essa noção de internacional e vários universidades oferecem só um deles, muitos pensam que se trata do mesmo curso, com o mesmo diploma. Mas não é o caso! Saiba agora como escolher entre Comércio Exterior ou Relações Internacionais.

Neste artigo você vai encontrar:

Curso de Comércio Exterior

Comércio Exterior é um curso superior, que pode ser tecnólogo ou bacharelado, em que a formação é dirigida ao gerenciamento e aplicação de técnicas que viabilizam a comercialização de produtos e serviços entre empresas do Brasil e do resto do mundo.

Ou seja: o curso é voltado ao comércio. Você vai aprender a analisar contratos e legislações, estudar economia e mercados, contratar fretes, avaliar custos, analisar qual é o melhor meio de transporte, etc. É um curso mais voltado para a área das ciências exatas.

Depois de formado, você pode trabalhar em empresas, na alfândega ou nas fronteiras do país, fazendo a tramitação de documentos referentes às operações comerciais, trabalhando com o recolhimento de taxas, logística, entrega de produtos, etc.

O trabalho é exclusivamente voltado às transações comerciais entre um país e outro, e é isso que mais o difere de Relações Internacionais. O profissional de Comércio Exterior não estuda ou analisa culturas, políticas de educação ou de comércio para fazer suas transações. Seu trabalho é mais ligado à área administrativa.

Curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais tem um enfoque diferente. Ela é mais voltada para o direito internacional, sociologia, teorias econômicas e outras áreas ligadas às ciências humanas. O que é estudado são os processos culturais nas relações entre países do mundo todo. O aluno aprende a otimizar as relações entre órgãos do governo, empresas e entidades tendo em vista a área cultural, legal, política, etc.

Um profissional formado em Relações Internacionais, chamado internacionalista, é como um negociador no campo das atividades humanas. Ele acerta com diplomacia as questões que envolvem a cultura, a educação, a religião, a política na relação de duas instituições ou países.

Mas ele também se envolve no âmbito econômico, de um modo diferente do profissional de Comércio Exterior. O internacionalista pensa em estratégias de negociação entre dois países, considerando as culturas envolvidas, sem trabalhar as questões administrativas dessa transação – o trabalho alfandegário.

Para ter certeza do que você quer fazer, o melhor é pesquisar grades curriculares dos dois cursos e se informar junto aos profissionais das áreas. Mesmo que os dois tenham semelhanças, a rotina profissional pode ser bem diferente. Tire suas dúvidas antes de decidir! E, do mesmo modo, as profissões não se excluem: você pode ser formado em Comércio Exterior com pós em Relações Internacionais e vice-versa.

O melhor é que você esteja bastante ciente do que vai fazer! Com muita pesquisa e dedicação, você vai entrar no curso que realmente deseja!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter