Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Conheça o curso de Antropologia

O curso de Antropologia é totalmente de humanas, pois estuda o ser humano desde sua origem à atualidade; suas relações no passado, atualmente, entre sociedades, povos e culturas diferentes.

Então, se você gosta de gente, de história, de ler e estudar muito, esse pode ser o curso mais adequado para você. Vamos ficar por dentro do que um profissional formado em Antropologia faz?

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Você sabe o que significa “antropologia”?

A Antropologia é uma ciência que estuda o ser humano, desde sua origem, evolução e desenvolvimento, até os dias de hoje. Também pesquisa fenômenos políticos e econômicos ligados às relações sociais.

A palavra “antropologia” tem origem grega. Anthropos que significa homem, ser humano; já logos significa conhecimento, ou seja, é o conhecimento ou estudo do homem.

O mercado de trabalho para o profissional de Antropologia

O mercado de trabalho é amplo para o profissional formado em Antropologia, tendo quatro campos de atuação principais, cada um com suas especificidades:

  • Social: o trabalho é voltado para análises, estudos e pesquisas a respeito de tendências sociais de grupos diferentes, mas que tenham disparidades socioculturais, por exemplo. Idealiza planos e projetos para políticas públicas, abrangendo questões socioculturais;
  • Linguístico: estuda as relações linguísticas entre povos, com base em sua cultura, forma de vida, costumes, etc;
  • Cultural: os costumes e as crenças de grupos sociais são seu objeto de estudo;
  • Biológico: trabalha juntamente com equipes de arqueologia no descobrimento de restos mortais de animais, pessoas, etc.

Com o título de bacharel em Antropologia, o formado nesse curso pode seguir a área acadêmica, onde dará aulas de Ciências Sociais em âmbito superior e realizará pesquisas acadêmicas.

É necessário saber lidar com interpretação e análise de dados. Por isso, órgãos de pesquisas, universidades, ONGs e afins empregam profissionais formados em Antropologia para o desenvolvimento de pesquisas.

Além disso, há oportunidades de emprego em museus e acervos culturais, onde o antropólogo trabalhará como mediador e propagador de informações específicas sobre o ser humano nos âmbitos cultural e social.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Outras informações sobre o curso de Antropologia

Seguem alguns dados imporantes sobre o curso de Antropologia:

  • O curso tem a duração média de quatro anos;
  • A Antropologia é uma das três especializações do curso de Ciências Sociais, além de Ciência Política e Sociologia;
  • Com a licenciatura, é possível dar aulas de Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política em escolas de ensino fundamental e médio;
  • A estrutura curricular básica abrange matérias como Geografia, Economia, História, Filosofia e Psicologia. Fora isso, há pesquisa de campo, coleta e interpretação de dados;
  • Algumas instituições pedem uma monografia para que o estudante de Antropologia se forme.

E aí? Curtiu nossas dicas? Ficou interessado na Antropologia? Então, deixe seu comentário sobre suas expectativa sobre o curso!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter