Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Barroco: saiba tudo sobre esse estilo artístico Barroco: saiba tudo sobre esse estilo artístico

Barroco: saiba tudo sobre esse estilo artístico

Entre os assuntos vistos em sala de aula durante o ensino médio estão os movimentos artísticos e literários, os quais moldam diversos outros acontecimentos que marcaram a História da humanidade. Um deles é o estilo Barroco, marcado pelos traços mais extravagantes e complexos.

Para conhecer mais sobre esse estilo artístico e quais são os pilares da arte barroca, quais são os elementos do barroco, porquê a arte barroca tem esse nome e muito mais, continue acompanhando este artigo que preparamos para você. Leia com atenção e aproveite para estudar para o vestibular!

O que é o estilo barroco?

A exuberância e traços marcantes são algumas das características que definem o estilo barroco, considerado como uma das partes da Reforma Protestante e a Contra Reforma de Martinho Lutero.

Também chamado de Seiscentismo, o estilo barroco não influenciou apenas as artes, pinturas e esculturas, mas a literatura, teatro, música e até mesmo a arquitetura. Assim, pode-se identificar esse movimento sociocultural artístico em centenas de cenários.

Entre os aspectos que descrevem o estilo barroco estão as abordagens de temas religiosos e profanos, as particularidades repletas de contrastes, dualidades e contradições, além de exageros em diversos aspectos como uma forma de cultuar o contraste.

Neste estilo, há também uma grande valorização dos detalhes, o que está relacionado com os tais excessos. Por causa disso, pode já ter acontecido com você ouvir alguém descrevendo um determinado monumento ou estilo arquitetônico como barroco. Isto significa que é uma arte complexa e rebuscada.

Já em relação ao barroco na literatura e áreas culturais similares, se refere a um estilo que utiliza bastante figuras de linguagem, como metáfora, antítese, hipérbole, prosopopeia e paradoxo, com o intuito de criar exageros com as palavras. Os temas abordados eram questões baseadas na razão e na fé religiosa, um fator tão presente no período do barroco e que moldou os artistas deste período.

Quando surgiu o barroco?

Historiadores e especialistas apontam que o estilo barroco surgiu por volta de 1600 na Itália, sendo o movimento sociocultural artístico que marcou não só o território italiano como toda a Europa no final do século XVI até meados do século XVIII. Alguns anos depois, as expressões barrocas chegaram ao Brasil, além de demais partes da América Latina, e fizeram parte de obras nacionais conhecidas.

Para compreender o estilo barroco e as características que apontamos no tópico anterior, é muito importante entender qual o contexto histórico deste movimento. No período em questão, estava acontecendo a chamada Contra Reforma e Reforma Protestante.

Ou seja, a influência religiosa, principalmente a católica, pautava praticamente todos os setores da sociedade a fim de dirigir os costumes, a arte, a literatura e outros campos de conhecimento.

O estilo barroco também surgiu como contraposição ao movimento denominado de Renascimento, o qual se caracteriza pela simplicidade e pela harmonia nas expressões artísticas. Mais um ponto sobre o contexto deste movimento, é o fato de ser descrito como o dualismo entre o antropocentrismo e o teocentrismo.

As décadas marcadas pelo estilo barroco aconteceram durante os anos mais conflituosos da Idade Média, os quais tiveram situações como: mudança de mentalidade da população e questionamento dos valores tradicionais, confrontos religiosos e, por consequência, problemas econômicos nos principais países da Europa.

Além disso, a busca por prazeres do corpo, da alma e sensoriais estava em alta, o que ia contra o que a igreja católica pregava. Dessa forma, os historiadores definem que o período do estilo barroco também se deu por conflitos de ideias, o que foi expressado e ficou registrado nas obras deste movimento.

Onde o barroco se manifestou?

Como falamos anteriormente, não houve somente um setor cultural ou social que teve influência do estilo Barroco, já que o mesmo se manifestou nas mais variadas frentes de demonstrações voltadas à arte e à literatura. A seguir, iremos mostrar mais sobre isso.

Pinturas

As pinturas barrocas são exemplos clássicos de como esse estilo se manifestou por meio de perspectivas de artistas distintos. Isso porque as obras de destaque deste período têm a demonstração de contrastes entre a sombra ou escuridão e a luz, o que pode indicar o tal dualismo e conflito de ideias.

Também são fáceis de reconhecer as posturas e as expressões faciais das pessoas retratadas nas pinturas do estilo barroco, pois costumam ser mais realçadas, dramáticas, realistas e, por vezes, exageradas para que elas causassem incômodo.

De modo geral, pode-se dizer que as pinturas barrocas eram feitas a fim de representar as cenas das igreja católica e as suas demonstrações de fé, os contextos relacionados aos reis da época e retratos que apontassem a sensualidade.

Esculturas

Quando se refere às esculturas, como identificar uma obra barroca? Nesse formato de arte, a perfeição e os traços bem detalhados estão presentes na construção da estética deste movimento sociocultural.

O que os escultores deste período histórico e artístico buscaram realçar a espiritualidade e a religião. Afinal, era comum que as próprias igrejas pedissem que os escultores dos países da Europa e da América Latina fizessem esculturas e grandes objetos para serem posicionados frente aos fiéis, por exemplo.

Com isso, assim como aconteceu nas pinturas barrocas, as esculturas igualmente têm aspectos dramáticos, exagerados e rebuscados, e o domínio de linhas curvas.

Literatura

Anteriormente você viu que o estilo barroco na literatura é reconhecido por utilizar certas figuras de linguagem que auxiliam na concepção de ideias ligadas ao exagero. Com tal fator influenciando, os escritores e os poetas da época optavam pelo extremismo, descrições profundas e extravagantes.

Obras literárias do período barroco são frequentemente pautas de perguntas dos vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio, principalmente quando se refere às escritas de autores brasileiros deste estilo.

Dois exemplos disso, são questões que abordam o poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, por ser um dos primeiros registros do movimento em solo nacional, ou as poesias de Gregório de Matos, poeta que era conhecido como “Boca do Inferno” por suas sátiras.

Qual foi o objetivo da arte barroca no Brasil?

No Brasil, o estilo barroco chegou por volta de 100 anos após ter iniciado na Itália, e quando o território ainda era uma colônia portuguesa, de forma que o movimento foi uma influência dos jesuítas portugueses a fim de catequizar os índios que ocupavam as terras colonizadas.

Porém, aqui, as obras barrocas seguiram um desenvolvimento próprio e específico dos acontecimentos de então, como essa situação de catecismo dos índios e a escravidão dos povos africanos. Assim sendo, seja a literatura, a arquitetura, a pintura ou a escultura, receberam uma perspectiva diferente do que era praticado nos países europeus.

No contexto de estilo barroco no Brasil é indispensável dar relevância para a arquitetura deste movimento nos estados, como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, visto que até hoje existem monumentos estruturados com as características barrocas e que são considerados como Patrimônio da Humanidade.

Ademais, enquanto na Europa as obras barrocas se manifestaram por meio de conflitos de ideias e mudança de mentalidade frente aos problemas que estavam acontecendo nos países, no Brasil esse estilo teve como objetivo representar abordagens religiosas.

Isto é, o estilo barroco no Brasil era utilizado com o intuito de inspirar a devoção, a fé e o entendimento da Bíblia para que os habitantes desse território, como os índios, aprendessem sobre a igreja católica e se tornassem fiéis devotos dos padres, freis e outros membros do clero.

Quais foram os maiores nomes do barroco?

Assim como ocorre em qualquer outro movimento sociocultural e artístico, o estilo barroco tem grandes nomes de personalidades das mais variadas frentes de forma que sejam alguns dos artistas que são reconhecidos por obras feitas neste período do século XVI à metade do século XVIII. Veja alguns a seguir:

Na pintura, há mais nomes de artistas do estilo barroco, como Caravaggio, Giovanni Baglione e Mattia Preti na Itália, Diego Velásquez na Espanha, Rubens na Alemanha, Frans Hals e Jan Vermeer na Holanda e Antoon van Dyck na Bélgica.

Já no Brasil, foram os pintores Manuel de Jesus Pinto, José Teófilo de Jesus, Mestre Ataíde, Eusébio de Matos e Guerra, José Joaquim da Rocha e Jesuíno do Monte Carmelo.

Em relação à Arquitetura, os maiores nomes do Barroco são Francesco Borromini e Pietro de Cortona na Itália. Na escultura, o artista Bernini na Itália, Aleijadinho, Agostinho de Jesus e Francisco das Chagas no Brasil.

Na literatura, há menção honrosa para o Padre Antônio Vieira, Bento Teixeira e Gregório de Matos no Brasil. Por fim, o italiano Vivaldi representa a música barroca.

Mapa Mental sobre o Barroco

E aí, gostou de aprender um pouco sobre o estilo barroco e as suas particularidades? Uma dica para descobrir se os conhecimentos estão concretos para você e fixos na sua mente é procurar por questões de vestibulares que abordem este movimento. Assim, você pode praticar o que sabe e entender melhor sobre como esse tema é cobrado nos principais vestibulares.

Conte com o Pravaler para ter uma vida financeira organizada na faculdade. Além de apoiarmos você com conteúdos como esse, oferecemos soluções de financiamento estudantil com vantagens especiais. Se precisar de uma forcinha para pagar as mensalidades da graduação, descubra o que podemos fazer por você.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter