Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Leonardo da Vinci: conheça a vida e obras do artista Leonardo da Vinci: conheça a vida e obras do artista

Leonardo da Vinci: conheça a vida e obras do artista

Nascido em 1452 em Vinci, na Itália, Leonardo da Vinci tornou-se uma figura central no Renascimento, e é hoje um dos artistas mais influentes da história, com obras reconhecidas no mundo todo, como Mona Lisa, Homem Vitruviano e A Última Ceia.

Saber sobre a vida e história de Leonardo da Vinci é muito importante, principalmente se você vai prestar vestibular. Muitas de suas obras estão presentes em provas e exames na área de conhecimentos gerais.

Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo com todos os detalhes sobre a vida do artista. Boa leitura!

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo di Ser Piero “da Vinci” é seu nome completo. Denota sua origem como Leonardo, filho de Piero da vila de Vinci e Caterina Lippi, uma camponesa. Ele tinha 17 irmãos, sendo 12 por parte de pai e 5 por parte de mãe.

Leonardo era considerado um homem bonito, principalmente durante sua juventude. Há estudos que indicam que o artista era gay. Isso porque ele nunca teve esposa, e tinha uma grande obsessão por corpos masculinos.

Durante sua vida, Leonardo da Vinci viveu em Florença, Milão, Roma e França. Morreu aos 67 anos, em 1519, após passar um longo período na cama. Foi enterrado em Amboise, na igreja de Saint-Florentin.

Quais são as maiores obras de Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci morreu há mais de 500 anos, e segue, até hoje, sendo lembrado por conta de suas obras que são tão valiosas para a história da arte.

Desde sua infância, os dons de Leonardo eram evidentes. Diante desse talento, seu pai direcionou alguns de seus desenhos para a oficina de Andrea del Vecchio, onde o artista foi admitido aos 14 anos.

Aos 20 anos, Leonardo já era reconhecido como um dos artistas proeminentes em Florença. Ao longo de sua carreira, a curiosidade do artista o levou a explorar uma variedade de temas. Seus interesses se estenderam para a engenharia mecânica e militar.

Leonardo da Vinci foi pioneiro no uso da técnica de óleo sobre tela, redefinindo, inclusive, a prática artística de sua época. Ao longo disso, o artista documentou suas observações e pensamentos em cadernos, que hoje servem como valiosas fontes para entender sua vida e obras, algumas delas destacadas abaixo.

A última ceia

“A última ceia” é uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci, que representa um marco importante na história da arte renascentista. Pintada entre 1495 e 1498, a obra é uma representação visual do momento crucial descrito no Novo Testamento da Bíblia, quando Jesus Cristo compartilha sua última refeição com seus discípulos antes da traição de Judas.

A pintura ocupa a parede do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália.

Homem Vitruviano

Outra obra bastante conhecida e uma das mais icônicas de Leonardo da Vinci, é o ‘Homem Vitruviano’. Representa uma síntese notável entre a arte, matemática e a anatomia.

Criada por volta de 1490, esta obra é um estudo sobre as proporções ideais do corpo humano, inspirada nos princípios descritos pelo arquiteto romano Vitrúvio em seu tratado “De Architectura”.

A imagem mostra um homem nu em duas posições sobrepostas dentro de um quadrado e um círculo. Os braços e as pernas estão estendidos para tocar as bordas do quadrado, enquanto demonstram a proporção e simetria do corpo humano.

Ao redor do desenho, há anotações em italiano e latim, que descrevem as medidas e proporções específicas do corpo humano. O Homem Vitruviano segue sendo relevante e frequentemente citado como símbolo da relação entre a arte, ciência e arquitetura.

A Anunciação

“A Anunciação” foi pintada entre 1472 e 1475. Esta obra retrata o momento sagrado no qual o Arcanjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que ela dará à luz ao menino Jesus, o Filho de Deus.

A obra captura o simbolismo do evento bíblico, sendo uma das obras mais importantes na representação artística de temas religiosos. A atenção aos detalhes é evidente, como a pomba que representa o Espírito Santo pairando acima de Maria, e as cortinas vermelhas que sugerem tanto a realeza quanto o sacrifício futuro.

A pintura original está atualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

Mona Lisa

Uma das mais famosas e enigmáticas da história, ‘Mona Lisa’ é uma obra de arte pintada por Leonardo da Vinci entre 1503 e 1506. A pintura representa o retrato de Lisa Gherardini, uma mulher florentina, encomendada por seu marido, Francesco del Giocondo.

A expressão sutil e o sorriso de Mona Lisa são elementos que fazem com que a obra seja um verdadeiro mistério, contribuindo, automaticamente, para a sua fama. O fundo da pintura apresenta uma paisagem distante, composta por estrada, rio e montanhas.

Para sua criação, Leonardo utilizou a técnica do sfumato, com transições suaves entre luz e sombra para criar uma atmosfera suave. Foi o sfumato, inclusive, que contribuiu para o sorriso misterioso e a expressão enigmática de Mona Lisa.

A pintura é exibida no Museu do Louvre, em Paris, e atrai milhares de pessoas todos os anos.

Qual é o estilo de arte de Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci é associado ao estilo artístico do Renascimento, especificamente do italiano. Foi um período de renovação cultural e artística que cresceu na Europa entre os séculos XIV e XVII, marcado pela regeneração do interesse pela arte, ciência, filosofia e humanismo.

O estilo de Leonardo da Vinci dentro do Renascimento pode ser caracterizado por várias técnicas distintas, como por exemplo, a do sfumato, a perspectiva linear, interesse pela anatomia humana, versatilidade e polimatia, e o realismo e naturalismo usados em suas obras.

Quais são as invenções de Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci foi um grande inventor, engenheiro e cientista, cujas ideias e projetos mostram uma visão inovadora na época. Importante lembrar que muitas das suas invenções ficaram apenas em esboços e notas, algumas delas precursoras de tecnologias que se tornaram realidade depois.

Veja, a seguir, algumas das invenções de Leonardo da Vinci

Máquina voadora: Leonardo da Vinci não construiu a máquina, mas seu conceito foi essencial para as ideias fundamentais da aviação.

Helicóptero (parafuso aéreo): Da Vinci projetou um dispositivo semelhante a um helicóptero moderno, com uma hélice giratória.

Máquina de Guerra: o artista desenhou projetos para um veículo blindado, precursor do tanque de guerra dos dias atuais.

Paraquedas: Leonardo concebeu um tipo de paraquedas, que indicava um entendimento precoce dos princípios de resistência no ar. Não há evidências de que ele tenha sido testado em sua época.

Submarino: o artista projetou um veículo subaquático, semelhante a um submarino moderno, destinado para operações submersas durante a guerra.

Pontes móveis e giratórias: com foco na engenharia civil e na solução de problemas práticos de infraestrutura, Da Vinci desenhou várias propostas para pontes móveis e giratórias.

Profissões do Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci teve cerca de 18 profissões. Era, portanto, um polímata renascentista, o que significa que se destacou em várias áreas do conhecimento ao longo de sua vida. Entre as principais profissões e área de atuação do artista, destacam-se:

Pintor e artista: amplamente reconhecido como um dos maiores pintores da história, com obras, como as que mencionamos neste conteúdo, entre as mais famosas do mundo.

Escultor: Da Vinci não produziu muitas esculturas, mas se envolveu em trabalhos escultóricos, onde explorou sua habilidade em modelar formas tridimensionais.

Engenheiro e inventor: o artista era um engenheiro visionário, responsável por projetos para diversas máquinas e dispositivos inovadores.

Arquiteto: Leonardo contribuiu para projetos arquitetônicos e urbanísticos, deixando esboços e ideias que refletiam sua visão para o design de edifícios e cidades.

Anatomista e Cientista: o artista realizou diversos estudos anatômicos, dissecando cadáveres humanos e animais para compreender sua estrutura e funcionamento. Também conduziu pesquisas em diversos campos da ciência.

Matemático: Da Vinci tinha um interesse gigantesco pela matemática e usou princípios matemáticos em alguns de seus projetos.

Escritor: seus cadernos de anotações esclarecem por que escritor era uma das profissões de Leonardo da Vinci. Lá ele registrava seus pensamentos, observações e ideias.

Músico: essa não era sua profissão principal, mas há evidências de que Leonardo da Vinci também tinha habilidades na música, além de estar envolvido na criação de instrumentos musicais.

Leonardo da Vinci é notável não apenas por suas realizações em diferentes áreas, mas também por sua abordagem interdisciplinar do conhecimento, que reflete até hoje. Estudar sobre sua vida e obra é extremamente relevante para a preparação para o vestibular, principalmente para provas que envolvem história da arte, história da ciência e até disciplinas como literatura e filosofia.

Você pode não ter 18 profissões, mas pode contar com a gente para investir na sua primeira carreira. Com o financiamento estudantil do Pravaler, você faz todo o processo de contratação sem precisar sair de casa. Além disso, conta com condições especiais e uma das menores taxas de juros aplicadas atualmente no mercado.

Comece agora mesmo a estudar com o Pravaler. Simule o seu financiamento estudantil para a sua faculdade dos sonhos!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter