Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Guia completo de como montar um mapa mental Guia completo de como montar um mapa mental

Guia completo de como montar um mapa mental

Sabe quando você precisa entender melhor um assunto e encontra um mapa mental prontinho para te ajudar na internet? Esse tipo de resumo é muito comum nos dias de hoje, em que estudantes de todo o mundo compartilham suas sínteses sobre uma ampla gama de assuntos.

Os mapas mentais são ferramentas que auxiliam na hora de construir resumos, e representam um método consolidado de estudo que mobiliza diversas estruturas para a construção e retenção do conhecimento.

Pensando em te ajudar a criar o seu próprio mapa mental, montamos esse guia. Você encontrará recomendações e exemplos. Vem com a gente?

O que é um mapa mental?

Criado na década de 1970, o mapa mental é um resumo que se organiza no formato de um diagrama de informações.

Os registros históricos sobre sínteses organizadas dessa maneira apontam para Tony Buzan (1942-2019), um psicólogo britânico, como o criador dos mapas mentais, que foram inspirados nas anotações de nomes conhecidos na História, como Albert Einstein.

Antes de ser conhecido como mapa mental, esse tipo de resumo era chamado de “pensamento radiante”, uma forma de espairecer e resumir grandes quantidades de informação em penas linhas conectadas a um tema central, que pode se desdobrar de diferentes formas.

Assim, os mapas mentais de Tony Buzan se construíam a partir de regras básicas:

  1. Um tema central deve ser escrito no centro de uma folha;
  2. Informações adicionadas partem do meio do papel para as extremidades;
  3. Deve haver variação no formato de texto e cor.

Essa estratégia se baseia na capacidade de ramificar um assunto e apontar suas características principais. Além disso, acredita-se que o cérebro humano consiga reter essas informações mais facilmente, de acordo com as cores, as formas de escrita e a organização do mapa mental.

Para conseguir sintetizar grandes e complexos textos em pequenas frases, o estudante deve conhecer o assunto que está sendo resumido. Assim, o exercício de fazer um mapa mental consegue testar a forma como os estudos estão ou não sendo efetivos para um estudante.

Como fazer um mapa mental?

Fazer um mapa mental é uma tarefa simples e divertida, pois necessita de poucos objetos além de folha de papel e canetas coloridas.

Continue a leitura deste artigo para aprender como estruturar um mapa mental simples ou online.

Mapa mental simples

O mapa mental simples ou offline é aquele feito manualmente em uma folha de papel, com o auxílio de objetos de escrita como: canetas comuns, coloridas, lápis, lápis de cor, giz de cera, além de outros utensílios.

Tendo uma bagagem de informações sobre um assunto, deve-se considerar que o tema central é o mais importante, a temática que tem diversas vertentes e consegue abarcar um grande número de possibilidades.

Primeiro, o tema do mapa mental deve ser centralizado na folha de papel em branco orientada na direção horizontal. Este tema é também o título do seu mapa mental, e deve ser customizado de acordo com os utensílios disponíveis. Além disso, alguns estudantes gostam de complementar a decoração com desenhos que se relacionam com essa temática.

Os principais subtópicos devem ser posicionados em todos os cantos da folha, ao serem puxados por setas diretamente do tema central. Em mapas mentais, é dessa maneira que se indica que os subtópicos estão de alguma forma ou muito relacionados com o tema central. É esperado que cada grande tema dê origem a pelo menos quatro ou cinco ramificações.

Cada subtópico deve ter suas definições e considerações resumidas em poucas palavras, sendo essas definições espalhadas pela folha. Nesse exercício, o estudante deve buscar sempre o menor número de palavras que possa expressar os complexos conceitos que estão nos cadernos ou livros.

A quantidade de informação adicionada deve ser moderada, ponderando a importância de se mencionar ou não determinados fatores. Dessa forma, ao final da disposição dessas informações, deve-se decorar o mapa mental da forma que parecer mais apropriada, de acordo com o assunto em questão.

Mapa mental online

Atualmente, existem muitos programas para computador, aplicativos de celular e computador, e demais facilidades que ajudam a popularizar o mapa mental online.

Dessa maneira, os programas e sites já indicam as posições do tema central e dos subtópicos, geralmente propondo templates em que o estudante pode escolher o tipo de fonte, cor, e os detalhes que envolvem as informações escritas.

As vantagens do mapa mental online incluem:

  • O tema central pode ser mais visual e conter detalhes que poderiam ser difíceis de serem traçados manualmente.
  • O jogo de cores do título do mapa mental pode ser alterado de forma a combinar para formas mais ou menos atrativas.
  • As ramificações do tema podem ficar alinhadas ou posicionadas estrategicamente por linhas retas na vertical, horizontal, ou mesmo linhas curvas.
  • Os detalhes dos subtópicos podem ser decorados de acordo com a biblioteca de complementos de cada plataforma.

Além de tudo isso, a facilidade de salvar o seu mapa mental em alta qualidade pode ajudar no compartilhamento do estudo com amigos, e na postagem em redes sociais.

Tanto mapas mentais feitos offline ou online são compartilhados em perfis popularizados como studygram ou studytok, numa rede de informações e dicas de estudo que garantem que a tarefa de se preparar para provas como as de vestibular seja muito mais dinâmica e com grandes chances de aproveitamento.

Qual a importância do mapa mental para os estudos?

O mapa mental é uma valiosa forma de síntese valorizada não só no contexto escolar, como em contextos universitários e corporativos.

Pela facilidade de leitura e atratividade, um mapa mental pode aparecer nos estudos como forma de ratificar e resumir assuntos com que os estudantes investiram tempo de compreensão e apreensão de conteúdos durante o estudo.

A ideia do mapa mental não é reduzir os conteúdos disciplinares e as pesquisas em poucas palavras, dessa forma simplificando o tema, e sim fornecer gatilhos de informação que, quando ativados, fazem o cérebro acessar o conhecimento necessário.

A importância do mapa mental está principalmente num contexto em que os estudantes recebem informações fragmentadas a todo momento, e precisa se esforçar para não misturar ou perder conhecimentos na hora de prestar provas como a do Enem, que necessita de um jogo rápido com o que foi aprendido.

Exemplos de mapa mental

Agora que você já sabe como fazer um mapa mental, vamos te apresentar alguns exemplos de referência para te guiar nas suas próprias construções.

Mapa mental sobre a Revolução Francesa

No mapa mental da revolução francesa separamos as principais informações que motivaram a revolução, quem estavam envolvidos e quais foram as consequências disso para a história mundial.

Prv Seo Mapa Mental Revolução Francesa

Mapa mental sobre a Revolução Industrial

É possível estudar sobre revolução industrial usando a técnica de mapas mentais, porque apesar de ser um momento histórico com muitos detalhes, consequências e motivações, com o mapa mental bem estruturado é possível organizar as informações e facilitar a memorização.

Prv Seo Mapa Mental Revolução Industrial

Mapa mental sobre o Iluminismo

No mapa mental sobre o Iluminismo é possível separar os principais acontecimentos e ideais defendidos pelos iluministas e como esse movimento iniciou diversas revoluções na França e no mundo.

Prv Seo Mapa Mental Iluminismo

Mapa mental sobre a Guerra Fria

Com o mapa mental sobre a Guerra Fria fica mais fácil entender esse momento histórico, como diversos acontecimentos motivaram o início da guerra e como ela e suas consequências impactaram todo o mundo.

Prv Seo Mapa Mental Guerra Fria

Mapa mental sobre a Era Vargas

No mapa mental da Era Vargas conseguimos separar as principais informações sobre esse momento histórico brasileiro, deixando de forma bem visual e de fácil localização quais foram os pontos mais importantes a serem lembrados.

Prv Seo Mapa Mental Era Vargas

E aí, conseguiu aprender a fazer um mapa mental com as dicas do nosso guia? Então não deixe de exercitar sua criatividade e começar a sintetizar os assuntos principais das provas.

Agradecemos pela leitura. Até a próxima!

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter