Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba como lidar com a ansiedade durante o TCC Saiba como lidar com a ansiedade durante o TCC

Saiba como lidar com a ansiedade durante o TCC

Todo ano os estudantes enfrentam um momento importante na vida universitária: a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Além do encerramento deste ciclo, também é possível que os estudantes também estejam lidando com o início da vida profissional, o que pode aumentar ainda mais o estresse durante esse período.

A avidez por finalmente conseguir o tão sonhado diploma pode desencadear episódios de preocupações e ansiedade. Muitas dessas vezes, é comum que as pessoas cheguem a desistir de entregar o projeto ou mudá-lo de última hora por não acreditarem ser possível apresentar o que foi proposto.

Mas calma, aqui vão algumas dicas para você lidar com o estresse durante o TCC e passar por essa fase de forma mais tranquila.

1. Tente manter a animação

Geralmente escolhemos para o TCC um tema de que gostamos e queremos falar sobre. Durante o processo, tente sempre lembrar-se disso para não desanimar. A medida que a rotina vai ficando cada vez mais estressante, é comum esquecer qual foi a nossa motivação inicial.

Não deixe que o medo e a ansiedade deixem você esquecer aquela empolgação de quando você escolheu qual seria o tema da sua pesquisa .

2. Aceite as críticas

Críticas fazem parte do processo e o papel do seu orientador é trazer os pontos positivos e negativos do seu projeto. Não se deixe abalar por conta de uma crítica negativa. Internalize, aprenda e lembre-se também de que existem muitos aspectos bons no seu trabalho.

3. Não mire a perfeição

Cuidado com as expectativas sobre você mesmo, fazer o seu melhor não quer dizer que tudo precisa ser perfeito, até porque a perfeição é algo inalcançável. Tenha foco no que você pode fazer para entregar um projeto de qualidade e do qual você se orgulha.

4. Tente dormir bem

É muito comum ouvir histórias de estudantes que passaram noites em claro para trabalhar no projeto e isso em algum momento pode acontecer com você. Porém, sempre que possível, tente evitar essa rotina. É durante o sono que recarregamos nossas energias, e no processo de um trabalho extenso como o TCC é preciso ter disposição.

Além disso, a falta de sono diminui a nossa capacidade de memorização e aprendizado, algo que pode causar ainda mais estresse durante o TCC.

5. Respire

Se você se senta muito estressado em alguns momentos, ou até mesmo ansioso por não conseguir entregar o seu trabalho à tempo, tente relaxar. Pare por alguns minutos, respire pelo nariz enchendo os pulmões e solte pela boca.

Parece algo simples, mas ajuda bastante. Este exercício de respiração ajuda a acalmar o cérebro e permite que você volte a pensar com um pouco mais de clareza.

6. Alimente-se bem

Nada de pular as refeições ou comer apenas lanches rápidos para se dedicar ao seu trabalho. Uma alimentação balanceada ajuda a combater o estresse durante a execução do seu projeto e o desgaste físico que é bem normal nesse período.

Sabe aqueles alimentos que levamos no dia do vestibular como frutas, chocolate e água de coco? São ótimos para manter a energia e podem ser úteis em momentos em que a produção estiver mais lenta.

7. Faça exercícios

Reserve um tempo do seu dia, nem que seja apenas 30 minutos, para praticar algum exercício físico. Além de diminuir o estresse e a ansiedade, vai te ajudar a manter o foco quando você precisar realizar as suas tarefas.

Mas calma, se você não é acostumado à prática não queira correr uma maratona. Faça algo simples em casa ou até mesmo uma caminhada. Espairecer vai fazer uma grande diferença.

8. Procure formas de relaxar

É verdade que durante o TCC ficamos com menos tempo para praticar atividades de lazer, mas reservar uns dias para se divertir não vai impedir que você conclua o seu trabalho.Encontre um espaço para fazer coisas que você gosta como ir ao cinema ou encontrar com os amigos.

Isto vai fazer uma grande diferença e ajudar com o estresse durante o TCC. Não sinta culpa por tirar alguns dias de folga.

9. Pense bem antes de mudar seu tema ou orientador

É comum que durante o processo você sinta que as coisas não estão caminhando como deveriam ou que não vai conseguir concluir este desafio e acaba pensando em trocar de tema. Mas não deixe um desespero momentâneo influenciar a sua tomada de decisão, converse com o seu orientador e tenha muita calma ao decidir mudar.

Outro problema que os estudantes podem enfrentar é a relação com seu orientador, e por isso tentam mudar no meio do processo. Apesar de uma boa convivência orientador/orientando seja importante, pese se a mudança é mesmo o melhor caminho nesse momento.

A dica é conversar, alinhar as expectativas e tentar tornar essa relação a melhor possível durante este período.

10. Prepare-se para o imprevisível

Por mais que você tenha planejado um cronograma rígido, imprevistos vão acontecer e atrasar um pouco o processo. Saiba que isso é perfeitamente normal e você não precisa se desesperar. Converse com o seu orientador e procure outras soluções para resolver o problema.

11. Acalme-se, vai passar

Durante o processo, parece que o TCC nunca vai ter fim. Mas, saiba, uma hora vai acabar. Ter isso em mente ajuda a aliviar o estresse e no final do processo você vai estar feliz e aliviado em ter concluído mais essa etapa. O estresse durante o TCC é normal, as vezes quase inevitável, mas existem muitas maneiras de passar por isso sem traumas e de maneira mais tranquila.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter