Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Boleto do Enem: como gerar e fazer o pagamento? Boleto do Enem: como gerar e fazer o pagamento?

Boleto do Enem: como gerar e fazer o pagamento?

Todos os estudantes que irão participar do Enem, mas que não fazem parte do grupo que tem direito à isenção da taxa deverá fazer o pagamento do boleto do Enem. Se você ainda não sabe como funciona esse processo, acompanhe este artigo para entender todos os detalhes!

O que é o boleto do Enem?

O boleto do Enem, também chamado de Guia de Recolhimento da União (Gru), é um documento para pagamento gerado após o preenchimento do cadastro no exame. A emissão da Gru é a etapa final da inscrição do Enem e assegura a participação do estudante no exame. Sem a realização do pagamento da taxa através do documento, não será possível fazer a prova.

Como gerar o boleto do Enem?

Após o preenchimento das informações do cadastro do Enem, o sistema deverá disponibilizar o boleto para o pagamento em algumas horas. Você poderá acessá-lo em “Pagamentos/Isenção”, no menu da Página do Participante. Para baixar o documento, basta clicar no campo “BAIXE SEU BOLETO”.

Como Gerar Boleto Do Enem

Como imprimir o boleto do Enem?

Para imprimir o boleto do Enem é bem simples. Será gerado um documento do Banco do Brasil e no campo “Cedente” deverá constar o nome Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Clique no botão “Imprimir GRU”.

Baixar o boleto do Enem

Seu computador irá preparar a página para impressão. Clique em “Imprimir” ou “Salvar em PDF”, caso você pretenda pagar o boleto pelo celular ou precise imprimir a partir de outro computador.

Para que dê tudo certo na impressão do documento, basta seguir as seguintes recomendações:

  • Utilize folha de sulfite tamanho A4;
  • Tome cuidado para não danificar o código de barras;
  • Se possível, dê preferência a impressora do tipo jato de tinta e não realize a impressão no modo econômico.

O boleto nem sempre é gerado automaticamente e o sistema pode levar algumas horas para disponibilizar o documento. Fique atento à Página do Participante!

Importante: cuidado para não cair em golpes! Não pague nenhum boleto que não seja gerado em sua página de inscrição, combinado?

CTA Estude O Que Quiser Com O Pravaler

Como pagar o boleto do Enem?

O pagamento de boleto do Enem deve ser feito até cinco dias depois do encerramento do período de inscrições, e poderá ser pago no Banco do Brasil ou qualquer outra agência bancária, casas lotéricas, agências dos Correios ou via Internet Banking. Para não correr o risco de perder as datas, fique atento aos horários de funcionamento em cada um desses meios de pagamento.

Além das agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios, você pode pagar a sua inscrição pelo celular ou computador através do Internet Banking.

É possível parcelar o valor do boleto do Enem?

Não. O valor deve ser pago em uma única vez, por meio do boleto gerado no momento da inscrição.

É possível pagar o boleto com cartão de crédito?

Não. O pagamento não pode ser feito com cartão de crédito e deverá ser realizado por meio do boleto nas agências bancárias, casas lotéricas ou via Internet Banking.

É possível pagar após vencimento, com multa?

Não é possível pagar o boleto do Enem vencido, com multa. Por esse motivo, é importante não deixar para fazer o pagamento muito próximo da data de encerramento, já que contratempos podem acontecer e você corre o risco de perder a inscrição. Lembre-se de que o prazo de compensação do pagamento ocorrerá até cinco dias após o término das inscrições.

Esqueci de pagar o boleto do Enem. O que fazer?

Caso você não consiga pagar até a data do vencimento, é possível emitir a segunda via do boleto do Enem. Fique atento aos prazos, pois a confirmação da inscrição pode ocorrer em até cinco dias após o pagamento do valor. Inclusive, para emitir a segunda via do documento é bem fácil! Olha só:

  1. Acesse a página https://enem.inep.gov.br/participante/
  2. Faça o login informando o CPF e a senha
  3. Escolha a opção Acompanhamento da Inscrição
  4. Selecione a opção Gerar novo boleto. Para imprimir, basta seguir novamente as instruções que trouxemos acima, no tópico “Como imprimir”

Confirmação de inscrição no Enem

Após a confirmação de pagamento, na Página do Participante será possível conferir a confirmação de inscrição para o exame. O prazo máximo de compensação bancária é de 72 horas a partir do pagamento do boleto. Após esse período, o sistema registra a confirmação da inscrição, que poderá ser visualizada na Página do Participante. Agora, é só aguardar a liberação do seu cartão de confirmação do Enem, em que estarão presentes algumas informações importantes para o dia do exame, como o local de prova e a opção de língua estrangeira.

Quem não precisa pagar o boleto do Enem?

Para pedir a isenção no Enem, o estudante deverá se enquadrar nos critérios abaixo para garantir esse benefício. Acompanhe!

  • Estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando o último ano do Ensino Médio em 2021;
  • Candidatos com renda mensal comprovada de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado o todo Ensino Médio na rede pública ou que obtiveram bolsa integral em escolas particulares;
  • Candidatos que se declararam em situação de vulnerabilidade econômica e que se inscreveram no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Deverá ser comprovada renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

É possível pedir o dinheiro de volta caso desista de fazer o Enem?

Não. Não é possível se “desinscrever” e a taxa de inscrição não é reembolsável em nenhuma situação, exceto em caso de cancelamento do exame pelo Governo Federal. Com a inscrição feita, chega o momento de estudar para a prova e conseguir um excelente desempenho. Para ajudar você nessa missão, veja o que estudar para o Enem e prepare-se para o exame! Boa prova!

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter