Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mestrado: saiba tudo sobre essa pós-graduação Mestrado: saiba tudo sobre essa pós-graduação

Mestrado: saiba tudo sobre essa pós-graduação

O mercado de trabalho fica ainda mais competitivo a cada ano, de forma que os profissionais precisam apresentar experiências e diferenciais que os destaquem dos demais candidatos em um processo seletivo ou dentro da empresa em que trabalham. Continuar estudando e ter um mestrado é um desses caminhos possíveis.

Obter o título de um mestrado concluído indica que o profissional se dedica à sua carreira e a se manter em constante atualização, assim como ter especialização em um determinado assunto. Se você está pensando em se inscrever nessa alternativa de ensino superior, confira os principais pontos sobre o tema que trouxemos para você neste artigo. Boa leitura!

Como é um curso de mestrado?

Estudos, pesquisas extensas e várias leituras: essas são algumas das características que definem esse curso. O mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu (“sentido restrito”), isto é, concede um diploma ao final das aulas e o título de mestre para aqueles que concluem os anos de estudo.

Para isso, se faz necessário dedicar alguns anos para se aprofundar em uma área do conhecimento de sua escolha. O mestrado consiste em definir um tema de interesse e pesquisar sobre o assunto para que seja possível desenvolver uma dissertação sobre o assunto, que, ao fim do período do curso, será defendido para uma banca avaliadora. Esse trabalho é o equivalente ao TCC da graduação, mas um tanto mais extenso e com outras particularidades.

Atualmente, existem duas modalidades de mestrado: o acadêmico e o mestrado profissional. O primeiro, o mestrado acadêmico, é voltado para os profissionais que têm vontade e interesse em fazer a carreira na academia, isto é, na educação, podendo atuar como um pesquisador em instituições ou como um professor.

Já o mestrado profissional, é uma alternativa relativamente nova e que está relacionada com o mercado de trabalho. Ela tem como objetivo aprofundar os saberes do mestrando e adicionar novos aprendizados à sua bagagem de repertório profissional, os quais serão utilizados de forma prática na carreira em questão e na empresa em que trabalhe, por exemplo, a fim de contribuir com o setor produtivo nacional, como define o Capes.

Seja o mestrado acadêmico ou o profissional, o estudante que completar esse novo ciclo de estudos após a sua graduação será chamado de mestre, sendo a qualificação específica dessa modalidade de ensino.

Ter esse título no currículo pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho, de forma que seja uma conquista para aqueles que se inscrevem nesta pós-graduação. Entre os demais argumentos para se fazer um mestrado está o reconhecimento como autoridade ou especialista no assunto estudado, as habilidades de fazer pesquisa e escrever artigos, o aumento do pensamento crítico e maiores chances de aumentar o salário.

Além disso, o mestrado pode ser realizado nas instituições de ensino superior públicas ou nas faculdades privadas. Cada uma dessas opções apresenta diferenças, assim como vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelo estudante antes de tomar a decisão final de onde fará esse curso de pós-graduação. Entenda mais abaixo.

Mestrado em faculdades públicas

O mestrado em instituições públicas é altamente concorrido por ser uma opção renomada. Cada programa das faculdades tem um edital próprio, o qual deve ser consultado e lido com atenção para compreender tudo o que envolve este curso e as possibilidades de ingresso.

Quem tem interesse em fazer mestrado nas faculdades públicas do país pode procurar se informar se há a possibilidade de assistir aulas como aluno ouvinte antes de se inscrever no processo seletivo. Essa atitude costuma ajudar a entender se esse curso é para você e a viver uma experiência prática para conhecê-lo melhor.

A seleção de novos mestrando envolve um conjunto de etapas antes da aprovação final. Entre elas está a análise do Currículo Lattes, do projeto de pesquisa apresentado na inscrição, dos conhecimentos na área de interesse e outras práticas que variam entre as instituições.

Mestrado em faculdades privadas

Quando se trata das faculdades privadas, o curso de mestrado segue o mesmo caminho das instituições públicas em relação a igualmente ter um edital a ser seguido pelos candidatos e um processo seletivo para escolher os novos alunos. O que irá ser diferente é o fato de ser uma pós-graduação com mensalidades que devem ser pagas, e a estrutura do curso em certas características, principalmente se for o mestrado profissional.

Busque as informações sobre tudo o que você deseja saber sobre os cursos de mestrado que quer realizar a fim de tirar as suas dúvidas e entender todos os pontos envolvidos. Outra dica é conversar com outras pessoas que tenham cursado o mestrado em questão para ouvir sobre como foi a experiência delas.

Qual é o valor de um curso de Mestrado?

Do mesmo modo como funciona uma graduação, o curso de mestrado também tem mensalidades quando se trata de faculdades privadas. Neste caso, o estudante inscrito na pós-graduação encontrará valores mensais de R$ 1.000 a R$ 2.500, o que costuma mudar entre uma instituição e as demais, ou entre os cursos disponíveis.

Nas instituições públicas o mestrado não necessita de pagamento de mensalidade, de forma que faz com que seja a alternativa mais procurada por quem tem interesse em continuar estudando e se especializando.

Quantos anos leva para fazer um Mestrado?

A duração dessa pós-graduação é de dois anos. Ao longo deste período, o mestrando terá diversas disciplinas como aulas, mas que não exigem uma carga horária volumosa. O que apresenta um ritmo mais intenso e que precisa de mais dedicação são as leituras obrigatórias e os trabalhos que devem ser desenvolvidos para essas disciplinas.

O tempo de um curso de mestrado também envolve a escrita da dissertação, a qual requer bastante tempo e o apoio de um orientador. Nesses dois anos, em média, ainda se faz essencial participar de eventos acadêmicos e palestras, de forma que seja feito o networking e conheça outros trabalhos.

Existe curso de Mestrado EAD?

É algo recente, visto que foi aprovado pelo Ministério da Educação em 2019, mas saiba que existe sim mestrado a distância. As instituições de ensino superior públicas e privadas ainda estão se adaptando a esse novo formato, o que faz com que por enquanto não sejam encontradas tantas opções como na modalidade presencial.

O mestrado EAD é composto por as mesmas características dos modelos tradicionais: têm em média dois anos de duração, exigem a dissertação ao final do curso, têm aulas que devem ser assistidas, trabalhos que precisam ser entregues e os demais pontos que comentamos acima.

Veja também: Conheça os benefícios da pós-graduação a distância!

Assim, a diferença do mestrado online para o presencial é o fato de que as disciplinas podem ser vistas em qualquer hora e lugar, com mais comodidade e sem deslocamento até o campus. Na maioria dos cursos de mestrado a distância a orientação ocorre também pela internet, mas a defesa da dissertação precisa ser feita presencialmente.

Essa é uma alternativa para quem procura mais flexibilidade para conciliar o curso de mestrado com a rotina de trabalho, por exemplo. Procure descobrir quais são as possibilidades na área de conhecimento que você quer se especializar e entenda mais sobre este formato.

Quais são os principais cursos de Mestrado?

Os cursos de mestrado também têm áreas de maior destaque e procura, assim como acontece com a graduação. Separamos alguns dos principais para você ficar por dentro. Olha só!

Mestrado em Educação

O mestrado em Educação é a opção ideal para as pessoas que pretendem construir uma sólida carreira na área de ensino, como professor, pesquisador ou até gestor escolar. A linha de pesquisa seguirá os temas de interesse do aluno, mas que sejam dentro do que envolve assuntos sobre educação.

Mestrado em Direito

Por ser visto como um curso mais teórico do que as especializações existentes no mercado, como um MBA, o mestrado em Direito está relacionado com o seguimento de investigação sistematizada de problemas judiciais. Para fazer este curso, é necessário ter um diploma de graduação em Direito ou áreas relacionadas.

Existem diversas possibilidades de mestrados para esta carreira, como Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Tributário e outras.

Mestrado em Administração

Cursar um bom mestrado em Administração possibilita maiores chances de se destacar no mercado de trabalho, como na gestão de empresas. Neste caso, pode ser interessante optar pela modalidade profissional, considerando que a atuação será direta com trabalho de diversos setores.

Por se tratar de um curso de grande busca, o mestrado em Administração é oferecido por várias instituições de ensino superior, principalmente as privadas, e até mesmo na versão a distância. Assim, não faltam opções para você escolher a mais adequada e com valores que cabem no seu orçamento mensal.

Mestrado em Psicologia

Fazer uma pós-graduação dentro da Psicologia é uma maneira de adquirir novos conhecimentos a fim de aperfeiçoar a atuação como profissional. O curso de mestrado em Psicologia apresenta alternativas para quem quer se aprofundar nas áreas de Psicologia Organizacional, Psicologia Clínica, Psicanálise, Psicologia Social, Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar, entre as demais especializações desta profissão.

Você está pronto para escolher o seu curso de mestrado? Conte com a gente para isso! E para se manter atualizado sobre os principais assuntos do mundo universitário e profissional, continue acompanhando os nossos conteúdos.

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter