Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Pós-graduação em Administração – Tudo que você precisa saber

Está planejando fazer um curso de pós-graduação para melhorar o currículo e se tornar um profissional ainda mais competitivo no mercado de trabalho? Neste conteúdo vamos trazer algumas áreas bastante promissoras em que você pode se especializar. Acompanhe!

Como funciona a pós-graduação em Administração?

A área de administração sem dúvida representa um dos mercados mais amplos e repletos de oportunidades. Por conta disso, o número de formandos na graduação aumenta a cada ano – assim como a concorrência no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a pós-graduação traz aos profissionais diferenciais importantes para se destacar nesse segmento tão vasto e direciona a sua trajetória para ser efetivamente especialista em uma das vertentes da carreira. Conheça algumas das principais áreas de pós-graduação em administração.

Pós-graduação em Gestão de Pessoas


Uma gestão humanizada dos recursos humanos é um fator vital para as organizações – e por esse motivo, os profissionais desse segmento costumam ser bastante requisitados em empresas de todas as áreas. Um especialista em gestão de pessoas trabalha focado no bem estar e no desenvolvimento dos colaboradores, seleciona os profissionais mais adequados ao contexto da empresa e tem uma visão estratégica do potencial humano dentro das organizações.

Pós-graduação em Gestão Ambiental


O papel do gestor ambiental é conciliar o desenvolvimento econômico do negócio ao seu papel social dentro de uma comunidade dentro do que envolve o meio ambiente. A especialização nessa área permite ao profissional atuar em diversas ações, como gestão ambiental de áreas urbanas, gestão de resíduos e de áreas protegidas, entre outros campos.

Pós-graduação em Gestão de Negócios


A pós-graduação em Gestão de Negócios é ideal para quem quer se focar no gerenciamento de múltiplas equipes de projetos e ter um papel de liderança entre as áreas de um negócio. Este profissional será uma peça chave dentro de uma organização, viabilizando mudanças e propondo inovações.

Pós-graduação em Gestão Empresarial


O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de ter uma visão completa do negócio, com perfil híbrido e empreendedor para identificar oportunidades, gerenciar os contextos internos da empresa e atuar de forma ética e cidadã.

Pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing


O curso tem como objetivo capacitar profissionais de áreas como Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas a desenvolver uma visão estratégica para planejar e articular ações de comunicação.

Pós-graduação em Administração Pública


A pós-graduação em Administração Pública capacita o profissional da área para realizar uma gestão eficiente dos recursos financeiros públicos, tomando decisões estratégicas para a manutenção do bem público.

Pós-graduação em Empreendedorismo


A pós-graduação em Empreendedorismo oferece as ferramentas necessárias para que o profissional desenvolva planos de negócio de acordo com as boas práticas empreendedoras, aliando criatividade, capacidade de gestão e liderança.

Pós-graduação em Inteligência de Mercado


A Pós-graduação em Inteligência de Mercado possibilita o desenvolvimento de habilidades fundamentais para gestão de negócio, como tomada de decisão, monitoria de concorrentes, inteligência de mercado e gestão ágil de projetos.

Pós-graduação em Gestão em Marketing


A pós-graduação em Marketing capacita profissionais para terem uma visão estratégica da gestão de marketing e aptos a estruturar análises e soluções que terão impacto direto na promoção da marca no contexto organizacional.

Pós-graduação em Logística


O curso tem o objetivo de oferecer ferramentas para uma gestão eficiente da cadeia logística, desde a produção industrial até a disponibilização do produto no mercado.

Pós-graduação em Lean Manufacturing


Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é um conjunto de conceitos e práticas relacionados a produção industrial que tem como meta a redução de custos no processo e o aumento de qualidade nos produtos. O profissional com essa formação terá bases sólidas em relação às técnicas gerenciais nessa operação, considerando aspectos de qualidade, produtividade, moral e segurança.

Pós-graduação em Administração Financeira


O profissional pós-graduado em administração financeira estará preparado para analisar procedimentos financeiros de qualquer natureza, atuando na melhor gestão dos recursos.

Pós-graduação em Administração Eclesiástica


O curso é voltado para o desenvolvimento de habilidades gerenciais em igrejas ou outras entidades religiosas, atuando em convenções, conselhos de pastores, denominações e ministérios.

Pós-graduação em Comércio Exterior


Profissionais formados em Administração, Marketing, Logística e áreas correlatas são o público deste curso, já que poderão aprofundar seus conhecimentos sobre a relação comercial internacional, assim como planejamento e execução de ações nesse tipo de negócio.

Pós-graduação em MBA em Liderança Executiva Empresarial


A pós-graduação em liderança executiva é voltada para a capacitação de líderes, aprimorando os processos de gestão e desenvolvendo uma visão mais abrangente do negócio.

Pós-graduação em Gestão de Crise e Recuperação Judicial


Voltado para profissionais que atuam em segmentos administrativos e financeiros, o curso traz ferramentas importantes para o gerenciamento de crises institucionais de qualquer natureza, permitindo uma visão crítica de momentos desfavoráveis e estimulando uma rápida resposta de recuperação. Além disso, o profissional estará preparado

Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade


O curso visa o aperfeiçoamento de técnicas que garantam a competitividade empresarial e eficiência gerencial na área de Turismo e Hospitalidade.

Pós-graduação presencial ou a distância

Está na dúvida sobre qual modalidade é mais adequada pra você? Então confira agora as vantagens e desvantagens do curso presencial ou a distância.

Curso presencial

Segue os formatos clássicos de ensino, onde as aulas acontecem dentro do espaço físico da universidade, com datas e horários pré-definidos. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens dessa opção.

Vantagens

  • Rotina fixa: para muitos estudantes ter uma rotina programada e com horários fixos ajuda na organização, disciplina e melhor aproveitamento do curso.
  • Formação de grupos de estudos: para o aluno que enfrenta dificuldades com alguma disciplina, no curso presencial poderá contar com o apoio dos colegas e professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo.
  • Menos distrações: apesar das inúmeras distrações que uma sala de aula pode ter, elas podem ser reduzidas. Não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois. Então, o aluno precisa se dedicar e prestar atenção naquele momento para absorver o conteúdo.
  • Contato com o ambiente acadêmico: uma educação presencial permite que o aluno viva todas as sensações da faculdade. As amizades, contato com os professores, com funcionários, tudo isso enriquece e aumenta a bagagem cultural do aluno. Além de poder participar de projetos de extensão, de grupos de estudo, tudo isso enriquece e contribui para o conhecimento.

Desvantagens

  • Disponibilidade: quando uma data é boa para o aluno, o local não é. Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino será a que o estudante procura.
  • Risco de cancelamento: embora esse risco seja pequeno, sempre há a chance do curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor.
  • Ficou doente, perdeu: em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados naquele dia.

Curso a distância

O EAD está crescendo no Brasil. Sem a necessidade de deslocamentos diários, os estudantes dessa modalidade podem usar o tempo que sobra para aprender melhor, no seu próprio ritmo, e ainda conciliar a graduação com as atividades do dia a dia. Também separamos as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Vantagens

  • Maior liberdade quanto aos horários: principalmente nos casos de pós-graduação, em que a maioria já está no mercado de trabalho, poder se organizar melhor com os horários e o conteúdo de acordo com a disponibilidade com certeza é uma vantagem.
  • Autonomia: além de poder estabelecer os seus horários, o aluno de um curso a distância também tem mais autonomia para estudar. Isso quer dizer que ele não precisa acompanhar toda a turma como normalmente acontece em uma sala de aula tradicional, e sim criar o seu próprio ritmo de estudo.
  • Custos menores: os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa.
  • Ensino dinâmico e interativo: o aluno tem a chance de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Interação: no ensino a distância há pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos.
  • Opções de cursos: nem todos os principais cursos e materiais estão disponíveis on-line.
  • Mais responsabilidade e comprometimento: para estudar de casa ou em qualquer outro ambiente que não seja acadêmico, é necessário ter autodisciplina e responsabilidade por parte do aluno.

O melhor formato de aprendizado, deve-se muito a sua personalidade e por isso, existem alguns fatores a serem considerados ao determinar qual tipo de curso é o ideal para você. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e valem da mesma forma para o mercado de trabalho.

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Cada vez mais o mercado exige que o profissional tenha diferenciais para sem destacar em sua profissão. Se especializar e garantir mais conhecimentos na sua área com uma pós-graduação é uma excelente maneira para dar um up no currículo e garantir seu espaço.

Quer saber mais sobre o universo? Também preparamos um guia completo sobre pós-graduação para você entender como funciona esse tipo de formação. Confira!

CTA simule seu financiamento estudantil - Categoria Carreira

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter