Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é o Sinaes e para que serve? O que é o Sinaes e para que serve?

O que é o Sinaes e para que serve?

Com tantas instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões do Brasil, se tornou cada vez mais necessário ter um órgão que exerça o papel de verificar e assegurar a qualidade da educação oferecida nas faculdades e nas universidades. Foi com esse propósito que surgiu o Sinaes.

Se você não sabe do que estamos falando ou já viu esse nome por aí, mas não entende exatamente do que se trata, vem com a gente. Iremos explicar para você quais são os principais pontos desse sistema e muito mais. Olha só!

O que é Sinaes?

O Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é a estrutura de avaliação do MEC (Ministério da Educação) que cumpre o papel de analisar como são as instituições de ensino superior brasileiras, assim como os seus próprios cursos e o desempenho dos estudantes matriculados nessas instituições.

Quem atua à frente desse sistema é a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Para fazer tal análise, diversos pontos são levados em consideração, como o ensino oferecido, a responsabilidade social, o corpo docente, a gestão da instituição, a pesquisa e a extensão, segundo o site do MEC.

As informações obtidas com o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a fim de orientar o que está sendo ensinado e com qual qualidade. Também são consideradas as avaliações institucionais e dos cursos em si. Ao reunir esses dados, o Sinaes consegue fazer observações mais concretas sobre o ensino de cada universidade.

Resumidamente, o Sinaes faz uso de três indicadores em suas considerações, sendo eles: o Índice Geral de Curso, o Enade e o Conceito Preliminar de Curso. Reconhecidos por as avaliações do Sinaes serem transparentes, esses parâmetros contribuem para a coleta de informações abrangentes e de acordo com um conjunto de aspectos.

Quando foi criado o Sinaes?

Já são quase 20 anos da criação do Sinaes. Isso porque o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior surgiu em 14 de abril de 2004, sendo desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e criado pela Lei n° 10.861.

Um dos principais motivos para a criação do Sinaes se deu pelo fato de que o número de instituições de ensino superior estava aumentando neste período e foi preciso inaugurar um processo que fizesse o acompanhamento da qualidade dessas novas universidades.

Qual o objetivo do Sinaes?

Os números de jovens estudantes que estão matriculados e a quantidade de instituições de ensino são ambos grandes, de forma que seja necessário ter quem faça o controle, a checagem de indicadores e o acompanhamento geral tanto da universidade quanto do desenvolvimento dos alunos.

Assim, o objetivo do Sinaes é estar presente no ensino brasileiro para garantir o mais próximo da excelência em todas as faculdades públicas ou privadas, além de verificar quais são os pontos fracos e os pontos fortes de cada instituição de ensino a fim de aprimorar o que for necessário, como o campo de pesquisa ou a formação acadêmica.

Cada fator da avaliação é voltado para identificar características específicas nos pilares analisados pelo Sinaes, entre a universidade, o curso oferecido e como os estudantes estão se saindo nos exames.

Quais são os indicadores que o Sinaes utiliza?

Contextualizando de uma maneira prática, existem três avaliações as quais o Sinaes utiliza como base para apresentar a sua consideração final. São as seguintes: Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação. Veja a explicação detalhada e separadamente de cada uma delas abaixo:

Avaliação pelo Enade

O Enade é o exame que os estudantes do primeiro e do último ano devem fazer com base no que aprenderam no curso de graduação, além do que sabem sobre outros assuntos gerais. Essa avaliação contribui para a atuação e para os objetivos do Sinaes ao indicar o desempenho dos alunos.

Sendo uma prova de nível nacional, o Enade também possibilita que a própria instituição de ensino superior veja quais foram os resultados dos alunos. Com isso, se a nota obtida tiver sido boa, mostra que o ensino está sendo bem feito e assimilado, caso contrário, será preciso fazer melhorias no planejamento pedagógico.

Avaliações institucionais (CPC)

Também chamada de Avaliação Institucional do Sinaes, esse outro pilar de acompanhamento da universidade é feita de duas formas: umas por especialistas de fora da faculdade que irão fazer as suas respectivas análises e uma pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a qual é composta por profissionais inteiros que vão realizar a Autoavaliação, isto é, uma avaliação interna.

Neste caso, primeiro deve ser cumprida a Autoavaliação para que ela seja utilizada como uma espécie de suporte para que a comissão externa possa fazer a segunda parte. A Avaliação Institucional do Sinaes aponta observações de atividades que podem, ou devem, ser melhoradas, o que auxilia no aprimoramento do curso como um todo.

Avaliações de curso (IGC)

Mais um pilar avaliatório que faz parte do processo executado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é a Avaliação dos Cursos de Graduação. Estando relacionada com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade dos cursos, essa modalidade analisa fatores como o corpo docente, a infraestrutura disponibilizada e as características didático-pedagógicas.

A Avaliação dos Cursos de Graduação é válida tanto para os cursos presenciais como para aqueles que se encaixam no ensino a distância. Considerando os pontos a serem analisados que comentamos acima, cada um deles recebe uma pontuação de acordo com a escala de 1 a 5, sendo 1 “não existe” e 5 “excelente”.

A nota recebida a partir das análises realizadas podem impactar no reconhecimento do curso e no reconhecimento da instituição de ensino superior, assim como para a renovação dessa identificação pelo Ministério da Educação.

E aí, ficou claro para você o que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, ou Sinaes? Com o seu papel de grande importância para a educação nacional, esse mecanismo está atuando em todas as regiões. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog Prasaber e fique por dentro de todos os assuntos do mundo universitário.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter