Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Taxa de juros do Fies: entenda a parcela do financiamento Taxa de juros do Fies: entenda a parcela do financiamento

Taxa de juros do Fies: entenda a parcela do financiamento

Desde a sua criação em 1999, o Fies já auxiliou financeiramente jovens de baixa renda a ingressarem nas faculdades privadas com mais facilidade e isso se tornou possível por causa da taxa de juros do Fies, as quais costumam oferecer condições atrativas.

Essa cobrança passou por mudanças algumas vezes e é um assunto que todo estudante que contrata essa solução financeira do governo federal precisa estar atento para saber como funciona direitinho na prática, evitando surpresas futuras e dor de cabeça. Se você quer entender mais sobre este assunto, venha com a gente e se informe!

Como funciona os juros do Fies?

O primeiro ponto desta questão é compreender que a taxa de juros do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é variável e será calculada com base em alguns fatores, como o valor do curso de graduação em que o estudante está matriculado, assim como a sua duração, e a inflação do ano anterior, em alguns casos.

Além disso, também depende de qual é a renda familiar mensal declarada pelo estudante e em qual modalidade de contrato ele se encaixa, Fies ou P-Fies, mas não se preocupe porque iremos explicar essas diferenças a seguir.

Provavelmente você sabe que um dos diferenciais do Fies em relação às outras soluções de financiamento estudantil é em relação ao pagamento das parcelas do contrato, que começam a ser feitas somente depois da conclusão do curso.

No entanto, há taxas de juros a serem pagas pelo estudante porque se trata de uma espécie de empréstimo, e essas cobranças existem de qualquer forma. Elas costumam ser mais acessíveis do que em outros contratos de solicitação de crédito, porém, ainda assim deverão ser consideradas na despesa total do curso de graduação.

Qual é a taxa de juros do Fies?

As taxas de juros do Fies passaram por mudanças nos últimos anos, oscilando a porcentagem a ser paga, e não se mantêm sempre as mesmas, visto que são consideradas os fatores que comentamos acima para o seu cálculo.

Também existe a diferença entre as opções de contratos que podem ser escolhidas hoje em dia, o Fies e o P-Fies, como você verá abaixo:

Contrato Fies

A taxa efetiva de juros do Fies é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Essa opção tem alta concorrência entre os candidatos por ser a mais procurada do programa.

O Contrato Fies é destinado para jovens estudantes que tenham uma renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste cenário, todo o financiamento estudantil será feito com o governo federal.

Contrato P-Fies

Já no caso do Contrato P-Fies, os estudantes candidatos do Fies podem declarar uma renda bruta familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Por se tratar de valores maiores, o financiamento nesta modalidade também é oferecido por empresas privadas, o que faz com que os valores das taxas de juros do Fies sejam cobrados e sejam um tanto mais elevados.

Como calcular o valor da parcela do Fies?

Os estudantes que tenham contratos com o Fies conseguem consultar o valor da parcela diretamente no site da Caixa Econômica Federal ou ao fazer a simulação online, o que é disponibilizado no portal do próprio programa de financiamento estudantil.

Veja também: Como funciona o pagamento do Fies?

Essas são as maneiras de ficar sabendo qual é exatamente o valor que deverá ser pago e em quantas parcelas, além de outras informações. Afinal, como comentamos acima, os valores são bastante variáveis e vão depender de cada contrato.

Como reduzir os juros do Fies?

Uma questão bastante comum entre os candidatos e contratantes do Fies está relacionada com as maneiras de reduzir as taxas a serem pagas. Saiba que é possível reduzir os juros do Fies, com a prática que é chamada de abatimento do Fies.

Neste caso, se faz necessário pagar o saldo devedor à vista. Para isso, existem algumas condições, como estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e estar com parcelas atrasadas por mais de cinco anos. Além disso, essa forma de reduzir os juros dos contratos está constantemente mudando, de forma que seja uma boa ideia se manter informado sobre as regras.

Esse é um jeito de negociar o seu pagamento pendente porque o valor fica muito alto considerando os juros cobrados ao longo do tempo.

Qual a menor taxa de juros de financiamento estudantil?

Segundo o site do Fies, neste ano, a taxa de juros do Fies está chegando em 6,5% ao ano, podendo ser maior do que muitos estudantes universitários querem pagar. Por isso, é interessante procurar outras formas de conseguir o seu financiamento estudantil com propostas mais condizentes com o seu orçamento.

Um exemplo é o Pravaler, uma empresa privada que oferece soluções de crédito para você estudar com menos burocracias, pagando valores mais justos e sem depender de vagas limitadas, como acontece no programa governamental.

Com a gente, você pode encontrar contratos com as menores taxas de juros e em condições ainda melhores para o seu bolso. No Pravaler você não precisa de nota do Enem e pode fazer a contratação em qualquer época do ano, seja calouro ou veterano, e você pode estudar em uma das mais de 500 universidades particulares parceiras.

Todo o nosso processo de contratação é feito de forma online e você pode fazer isso de onde estiver, sem precisar sair de casa. Afinal, queremos te ajudar nesta etapa sem nenhuma dor de cabeça. Quer saber quanto você pagará todos os meses? Então, descubra agora mesmo!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
Compartilhar
Categoria: FiesPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter