

Curso de Relações Internacionais: saiba como se tornar um Internacionalista
Se seu interesse maior sempre foi História e Geografia na escola, muito provavelmente você seguirá nas Ciências Humanas e Sociais. Então, por que não optar por um curso que além de abranger tudo isso, é voltado para a resolução de questões culturais, econômicas e sociais?
O curso de Relações Internacionais é voltado para a resolução de conflitos e o aluno tem que gostar de ler e de pessoas, pois todas as ações realizadas por ele atingirão pessoas e seus modos de vida.
Ficou curioso para saber mais detalhes a respeito do curso de Relações Internacionais? Então, venha com a gente nesse post superinformativo e aproveite!
Neste artigo você vai encontrar:
O que é a profissão de Internacionalista?
O Internacionalista é responsável por construir e manter as interações sociais, culturais, militares, políticas e econômicas entre empresas, povos e nações. Essa área abarca os Estados, as organizações internacionais e não governamentais e empresas multinacionais e transnacionais.
Os focos principais dessa área são as relações de políticas externas entre Estados.
Como é o curso de Relações Internacionais?
O curso é dividido em três áreas: Direito, Economia e Política. Há bastante enfoque nas matérias de História, Sociologia e Economia, estudando também questões de guerras conflitos, acordos de paz e financeiros, etc.
O aluno que cursar RI não pode ser tímido, pois ele simulará por várias vezes negociações comerciais, políticas, diplomáticas e empresariais durante o curso. É um preparo necessário para a vida prática após a formação.
Além disso, é imprescindível gostar de ler e ter domínio de línguas estrangeiras, principalmente do inglês e do espanhol. Dependendo do ramo que o profissional formado em Relações Internacionais irá atuar, é necessário o domínio de três ou mais idiomas.
Quanto tempo dura o curso de Relações Internacionais?
O curso de Relações internacionais tem duração média de 4 anos. Durante a graduação, além das disciplinas do curso, o estudante também deverá realizar estágio, podendo ser realizado em instituições públicas ou privadas com áreas voltadas à internacionalização e apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Diferença entre Relações Internacionais e Comércio Exterior
As Relações Internacionais administram as relações entre empresas, nações e povos, facilitando os conhecimentos envoltos em acordos políticos, econômicos, culturais e militares. Já quem atua no ramo do Comércio Exterior trabalha, especificamente, com as relações comerciais entre nações, principalmente quanto à importação e exportação dos países.
Veja com mais detalhes as diferenças entre o curso de relações internacionais e Comércio exterior.
Mercado de trabalho para Relações Internacionais
A globalização permite que ocorra acordos unilaterais, bilaterais ou multilaterais entre países quando o assunto for economia, política externa e interna, compra e venda de produtos, etc.
Com o grau de bacharel em Relações Internacionais, o profissional estará mais do que preparado para estudar e analisar as oportunidades para gerir as negociações descritas acima. Esse profissional encontrará mais oportunidades no ramo privado de bancos, associações comerciais, câmaras de comércio. etc.
Já no setor público, o profissional de RI ajudará no assessoramento de agências, secretarias e ministérios como diplomata. Também poderá atuar em órgãos do governo, consulados e em instituições estrangeiras.
Texto escrito por: PRAVALER