Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Saiba mais sobre o curso de Gestão de Pessoas

O mercado de trabalho, ao longo dos anos, foi se tornando cada vez mais específico para atender às necessidades do público e do mundo em geral.

Por isso, dentro da área da Administração, foram surgindo várias subáreas para lidar com cada aspecto diferente do trabalho do administrador. É o caso da área de Gestão de Pessoas, que se assemelha a outras denominações, como Assessor de RH e Coaching, entre outros. Se você se interessa em liderança, mentoria e especialização em pessoas, essa pode ser sua praia!

Quer saber mais sobre o curso de Gestão de Pessoas? Confira nosso miniguia!

Como é o curso?
Gestão de Pessoas é um curso que pode ser bacharelado ou técnico. Se você preferir o bacharelado, vai ter uma formação mais aprofundada, estudando matérias relacionadas à Administração, Ciências Sociais e Psicologia. O curso de bacharelado vai exigir a apresentação de um trabalho de conclusão de curso e, possivelmente, um estágio como requisito para a diplomação. Se preferir um curso técnico, você vai ter disciplinas mais voltadas para o mercado de trabalho e a possibilidade de ingressar na profissão mais cedo. Os cursos técnicos costumam durar, no máximo, um ano. Ele é uma boa pedida para quem já é formado em Administração e quer se especializar.

O que se estuda?
O curso tem dois focos: o líder e a equipe. Com o foco no líder, se estuda liderança, competências, adequação e orientação de pessoas, comunicação, etc. Com o foco na equipe, se estuda processos grupais, organização de grupos, tipos de treinamentos, incentivos, motivação, etc. O objetivo do curso é criar um profissional capacitado para compreender como uma equipe funciona e para liderar essa equipe, incentivando-a, motivando-a, entendendo os pontos fortes e fracos de cada funcionário. Além disso, o profissional deve sair do curso compreendendo o que uma empresa deve fazer para ter profissionais satisfeitos e produtivos.

E o mercado de trabalho?
Um profissional formado em Gestão de Pessoas pode atuar em cargos que precisem de empreendedores, líderes e organizadores, em empresas de qualquer porte e setor. Sua função vai ser estruturar, sistematizar e gerenciar rotinas de folha de pagamento e relações trabalhistas, além de avaliar e recompensar a atuação dos trabalhadores da empresa, de modo que eles se sintam satisfeitos e continuem produtivos. Além disso, o profissional deve saber como qualificar e desenvolver as competências dos trabalhadores em prol do crescimento da empresa. Especialistas em Gestão de Pessoas costumam também dar workshops e palestras falando sobre liderança, produtividade, motivação e outros tópicos relativos ao funcionamento de uma boa empresa e ao crescimento pessoal dos funcionários.

O curso de Gestão de Pessoas é um reflexo do nosso mercado de trabalho atual – um lugar em que se precisa de profissionais cada vez mais especializados, focados e capazes de agir em equipe, seja como subordinado ou como líder. O bom profissional de Gestão de Pessoas sabe como assumir as duas posições e como motivar seus colegas e chefes a serem cada vez melhores – pelo crescimento da empresa e pelo seu crescimento pessoal.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter