Como elaborar seu primeiro currículo?

A procura pelo primeiro emprego é uma experiência considerada por muitos como um sufoco, seja pela demanda do mercado de trabalho não ser muito compatível com a formação ou pela falta de experiência. Outra dificuldade que muitas pessoas têm é de elaborar seus currículos. O que colocar? O que deve ser evitado? Seguem algumas dicas para ajudar você a elaborar o seu primeiro currículo.

Formatação

Antes de tudo, é importantíssimo que você se atenha à formatação do seu currículo. Ele não pode ser elaborado apenas pensando na inserção dos dados e na distribuição. É necessário que ele tenha uma formatação condizente, simples e objetiva. Primeiramente, valorize o preto. Tente evitar a utilização de outras cores, pois currículos muito coloridos são os primeiros a serem descartados por empregadores. Atente-se à fonte que você irá utilizar ao redigir seu currículo. Pense que seu currículo será seu cartão de visitas e que ele precisará ser claro. Recomenda-se fontes como Arial ou Times New Roman. Centralize o texto apenas nas suas informações pessoais; o resto do texto será com alinhamento à esquerda. Utilize apenas negrito – e se quiser, sublinhe – apenas os títulos e seu nome.

Informações pessoais

A primeira coisa que seu currículo deve apresentar são suas informações pessoais. Quais informações devem ser dispostas, então? Você deverá colocar seu nome completo, nacionalidade, estado civil, endereço, telefones e por fim seu e-mail. Relembrando que essas informações serão centralizadas e que seu nome completo será destacado em negrito. Não é necessário anexar uma foto, geralmente o RH se encarrega dessa parte após você ser contratado.

Objetivo

Você precisa de um foco, de um objetivo de trabalho e este deve estar bem explícito na elaboração de seu currículo. Se seu objetivo é trabalhar com vendas, ensino, análises laboratoriais, industrial, etc, é importante que esteja bem explicitado neste campo.

Formação acadêmica

Seu próximo passo na elaboração é elencar sua formação acadêmica. Aqui, você irá listar informações a respeito do seu ensino médio, ensino técnico, ensino superior e informações referentes a pós-graduações. Você deverá dizer o nome da instituição de ensino na qual você se formou, junto com o mês e o ano da conclusão. Caso esteja ainda cursando, você deverá colocar a data prevista para a conclusão.

Idiomas e informática

Outros dois campos de importância na elaboração, você deverá listar quais idiomas que você fala e classificá-los em uma dessas três classificações: básico, médio, avançado e/ou fluente. O mesmo vale para conhecimentos de informática. Liste programas que você costuma usar e diga o nível que sabe utilizar seguindo a mesma classificação utilizada para os idiomas. Não é necessário mencionar escolas, tempo de duração e data de conclusão nesses campos.

Outras atividades

Nesse último campo, você deverá colocar outros tipos de atividades que você realizou ou ainda realiza que podem de certa forma auxiliar no emprego desejado. Então, algum trabalho voluntário, freelance que você realizou ou até mesmo algum curso de pouca duração deverão ser mencionados nesse campo, junto do nome da instituição e o tempo de conclusão dessas atividades.

Seguindo essas dicas, você terminará com um currículo objetivo e estará pronto para ingressar de vez no mercado de trabalho!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.