Como fazer uma revisão para o Enem 2016?


Está chegando um dos finais de semana mais importantes do ano para muita gente: nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8 milhões de estudantes em 1710 cidades brasileiras vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que dá acesso a grande parte das universidades do país.

Faltando poucos dias para a prova, a preocupação com relação à quantidade de conteúdo a ser revisado aumenta. Através das 180 questões da prova objetiva, o Enem avalia as habilidades dos estudantes nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Natureza, além das competências exigidas na Redação.

Diante de tal volume de conteúdo, é comum o nervosismo e a dificuldade na hora de organizar a revisão.

Confira algumas dicas para se dar bem no enem 2016:

Organize o seu tempo

A organização do tempo e a definição de prioridades são fundamentais nas últimas semanas de revisão para o Enem. Procure definir horários de estudos para cada uma das disciplinas e lembre-se de que é importante ter equilíbrio: de nada adianta passar a noite acordado e ficar acabado no dia seguinte.

É interessante dar atenção aos pontos que ainda não estão muito claros e reforçar os conteúdos estudados há mais tempo, priorizando os assuntos que são mais frequentemente cobrados no exame.

Teste seus conhecimentos

Uma das formas mais eficientes de estudar na reta final para o Enem é através de simulados e provas antigas. Estas são disponibilizadas pelo Inep na página do exame e são uma excelente ferramenta para quem deseja se preparar melhor para o grande dia.

Procure fazer as provas dentro do tempo de aplicação do exame – entre 4h30 e 5h30 – e identificar o tipo de habilidade que está sendo exigida nas questões, lendo cada uma com atenção. Os simulados são uma ótima forma de se sentir mais confortável com o tempo de prova e os temas abordados.

Leia mais

O Enem é uma prova marcada pela atualidade das questões, prezando por contextualizações que exigem do aluno conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo. É importante, portanto, manter a leitura dia e identificar os assuntos que mais aparecem em jornais, revistas e portais de notícias, procurando relacioná-los com os conteúdos estudados.

 

Conheça alguns artigos relacionados:

Procure dividir o seu tempo de forma a não dar atenção somente aos exercícios, mas à leitura de textos informativos, que contribuam para que você se informe sobre atualidades. Conversar com amigos também pode ser uma excelente forma de debater estas questões e reunir argumentos para o possível tema da redação.

Cuide do seu psicológico

Pode parecer besteira, mas a ansiedade e o nervosismo são fatores que prejudicam muitos alunos na hora do exame. Assim, é fundamental que, em meio às revisões, você também encontre tempo para relaxar. Realizar exercícios físicos, passar tempo com amigos e família e dormir bem são práticas importantes para um bom desempenho na prova, garantindo mais tranquilidade para realiza-la.

Estude com alguém

Reuniões de estudos ou grupos nas redes sociais podem ser uma excelente oportunidade para a revisão de conteúdo, contribuindo para que o aluno troque informações, tire possíveis dúvidas e exercite seus conhecimentos.

Explicar para alguém um conteúdo que você domina é uma excelente forma de fixa-lo. Procure estar próximo de amigos e colegas de turma que se encontram na mesma situação, já que, além de entenderem seu nervosismo, eles podem oferecer ajuda com relação aos assuntos que dominam e tornar a revisão para o Enem mais divertida.

E você, como vem realizando a revisão para o Enem na reta final? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários e boa sorte!

Compartilhar
Categoria: Enem
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.