Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
12 materiais do curso de Odontologia que todo estudante precisa comprar 12 materiais do curso de Odontologia que todo estudante precisa comprar

12 materiais do curso de Odontologia que todo estudante precisa comprar

Se ser dentista é o seu sonho, saiba que isso se inicia com a graduação na faculdade e com a compra dos materiais do curso de Odontologia. Essa formação conta com uma grade curricular com muitas disciplinas práticas realizadas em laboratórios e que pedem por equipamentos específicos.

O curso de Odontologia é onde começa uma das carreiras mais promissoras da área da saúde: a de dentista. Esse profissional é essencial para a sociedade e precisa saber como trabalhar com cada material nos mais diversos procedimentos. Você quer descobrir quais são as ferramentas principais que é preciso ter desde o começo da graduação? Vem com a gente!

Lista de materiais do curso de Odontologia

No dia a dia de um estudante de Odontologia são necessários alguns certos materiais para a realização de tratamentos e outras práticas na saúde bucal do paciente. Ao longo dos semestres de graduação, eles serão usados para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula.

Veja a seguir a lista de materiais do curso de Odontologia!

Máscaras e luvas descartáveis

Os cuidados com a higiene e com a segurança não podem faltar. Por isso, um dos materiais que se faz muito necessário adquirir desde a primeira disciplina prática são as máscaras e as luvas descartáveis.

Elas precisam ser colocadas em cada procedimento, mesmo que seja algo simples e de rotina. Essa é uma maneira de evitar que tanto o dentista quanto o paciente sejam contaminados e sujos com fluídos durante o atendimento. Além disso, por serem descartáveis, devem ser trocados entre cada consulta.

Jaleco

Ainda relacionado a higiene, o jaleco branco é indispensável. Esse modelo de avental é ideal para proteger a roupa do profissional e transmite a sensação de limpeza e cuidado. É fundamental que seja utilizado em cada consulta e procedimento, e sempre apenas dentro do consultório. Nada de andar na rua com ele, combinado?

Espelho clínico

Esse material faz parte de praticamente todas as ações e atendimentos feitos pelo dentista, já que auxilia na visualização de todos os dentes do paciente, ajudando a identificar problemas odontológicos, cáries, gengivas inflamadas e muito mais.

Óculos de proteção

Você não quer que nada respingue em seus olhos, não é? O uso de produtos fortes nos tratamentos é comum, assim como a possibilidade de ter contato com microrganismos, de forma que os óculos possam proteger e garantir a segurança da sua visão.

Explorador

Também conhecido como sonda periodontal, essa ferramenta que tem um gancho na ponta é uma peça importante da rotina de um dentista. O explorador é um dos instrumentos que ajudam a encontrar possíveis problemas a serem tratados na boca do paciente, além de outras diversas utilidades.

Raspador periodontal

A área da Periodontia está relacionada com os cuidados com a gengiva, por exemplo. Apesar de ser usado principalmente nessa parte específica da Odontologia, o raspador periodontal faz parte dos principais materiais que tanto o estudante quanto o dentista devem ter à sua disposição.

Cureta

Bastante parecida com o item acima, a cureta costuma estar presente nos procedimentos de limpeza de tártaro e tratamentos de possíveis problemas na gengiva. Ou seja, é fundamental para as ações que envolvem a limpeza da boca.

Sugador descartável

Em praticamente todos os procedimentos o sugador é usado, já que ele soluciona o excesso de saliva que fica na boca dos pacientes. Esse é com certeza um dos materiais mais importantes e necessários.

Seringa carpule

Alguns tratamentos são mais doloridos do que outros, como a extração de dentes e cirurgias, de forma que é preciso aplicar anestesia injetável no local. Com a seringa, há como ter mais precisão na aplicação de anestésico.

Alicates de Ortodontia

Ortodontia é a área responsável por fazer o alinhamento dos dentes do paciente. Considerando isso, ter em mãos os alicates específicos para o uso de aparelhos e seus fios é realmente imprescindível.

Brocas

As brocas são temidas por muitos pacientes por causarem desconforto, mas nenhum dentista ou estudante de Odontologia pode ficar sem elas para procedimentos que precisam remover algo no dente ou abrir espaço para restaurações.

Pinça Clínica

A pinça é o que ajuda o profissional a pegar alguns acessórios menores sem tocar diretamente neles, como as bolinhas de algodão.

Não se esqueça que essa lista considera apenas os 12 principais materiais do curso de Odontologia. A maleta do dentista precisa ter outros itens que são tão importantes quanto os que foram comentados acima, e isso é algo que a cada semestre você, estudante do curso, poderá descobrir mais.

Valor dos materiais do curso de Odontologia

Além de ser necessário pagar a mensalidade do curso, os alunos da graduação de Odontologia também têm despesas com esses materiais e ferramentas. É fundamental investir em peças de qualidade para que elas cumpram seu papel sem prejudicar você ou o paciente. Agora, você deve estar querendo saber quanto custa os materiais do curso de Odontologia, certo?

O valor dos materiais do curso de Odontologia é um fator que varia bastante, tendo alguns mais baratos e outros que exigem um investimento maior, e também podem oscilar dependendo de onde serão comprados. Uma média do que será gasto por aluno é de R$ 4.500 a R$ 8.000 por ano para os materiais.

Qual a importância desses materiais para a graduação?

Esses materiais são os instrumentos de trabalho do profissional de Odontologia e tê-los com você ao longo da graduação tornará a execução de cada procedimento ainda melhor. Por isso, eles são realmente indispensáveis durante todo o curso e precisam compor a sua maleta odontológica.

Alguns itens listados neste artigo são mais duráveis e irão te acompanhar por muitos anos. Dessa maneira, é interessante optar por materiais que sejam de alta qualidade, já que estarão com você em diversos procedimentos da profissão. No entanto, há outros que são descartáveis, como as máscaras e as luvas, e que precisarão ser comprados com mais frequência.

E aí, o que você achou sobre esses materiais necessários para se tornar um grande dentista? Gostou de entender sobre quanto custa o material do curso de Odontologia? Esperamos que sim!

Veja também: Conheça as 10 áreas de Odontologia mais bem pagas do mercado

Se você está em busca de uma graduação que seja do jeito que você sempre quis e com parcelas que não se acumulam, conheça as faculdades que são as nossas parceiras. Temos diversas instituições de ensino superior preparadas para te receber. Faça a simulação do seu financiamento estudantil com o Pravaler e comece a estudar Odontologia o quanto antes.

600x158 Odontologia

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter