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Uso de IA pode ser uma ferramenta eficaz na construção do perfil profissional Uso de IA pode ser uma ferramenta eficaz na construção do perfil profissional

Uso de IA pode ser uma ferramenta eficaz na construção do perfil profissional

Ter um perfil completo e atualizado não é um diferencial, e sim o esperado

Em um momento, no contexto global, em que o mercado de trabalho utiliza, cada vez mais, novas tecnologias e soluções digitais, aqueles que buscam uma brecha para ingressar no mundo corporativo devem estar atentos a essas mudanças. A digitalização trouxe novas possibilidades para todas as etapas relacionadas ao cotidiano dos trabalhadores, assim como em todas as fases da carreira, começando antes mesmo do momento da contratação. Neste sentido, por que não fazer uso delas para aprimorar o currículo e deixá-lo mais atrativos para os recrutadores?

Muito tem se falado do ChatGPT e como essa inteligência artificial se popularizou para produção de conteúdo. Utilizada com coerência, essa ferramenta pode ser uma forte aliada na construção de um perfil no LinkedIn mais atrativo, para que o usuário tenha mais visibilidade e seja assertivo na venda do currículo digital.

Redes como essa, hoje, são mais do que comunidades sociais, são mecanismos poderosos que podem fazer toda a diferença para as pessoas que buscam o primeiro emprego. Inúmeros recrutadores, CEOs e outros profissionais recorrem à plataforma para expandir o networking e, a partir daí, criam-se oportunidades de contratação. Por isso, aqueles que acabaram de iniciar sua jornada profissional, ou desejam fazê-lo, devem utilizar todos os recursos possíveis para se destacarem entre os demais candidatos.

Ter um perfil completo e atualizado não é um diferencial, e sim o esperado. Entretanto, a forma com que esses dados são preenchidos e apresentados são fatores que aumentam a atratividade de um perfil para os recrutadores. E, assim como ocorre no ambiente presencial, a primeira impressão da página profissional é fundamental.

Tudo começa na escolha da foto, que, além de aumentar significativamente as chances de o perfil ser visualizado, trará uma associação na mente dos recrutadores, entre a imagem pessoal e os históricos profissional e acadêmico. Por isso, é essencial que a imagem do usuário reflita a postura no ambiente de trabalho de uma forma positiva: imagens bem iluminadas e que realcem o rosto, que transmitam profissionalismo ao mesmo tempo em que pareçam amigáveis.

Outros aspectos importantes a serem destacados no perfil do LinkedIn são o título e o resumo. Nestes espaços, cabe ao usuário se apresentar ao mercado de trabalho, geralmente por meio do cargo atual e um resumo das experiências passadas. Para aqueles que estão em busca de sua primeira oportunidade, o espaço do título pode ser utilizado para informar as especialidades e/ou destacar atributos da jornada acadêmica. O resumo, por outro lado, é o local perfeito para informar os recrutadores quais foram as conquistas, marcos e realizações relevantes. É nessa etapa de descrição que o uso da IA pode contribuir para uma narrativa mais efetiva.

É importante que as experiências, mesmo que não sejam diretamente profissionais, sejam citadas no perfil, de forma sucinta, para que os agentes de RH tenham uma melhor ideia do nível de familiaridade ou vivência com determinado tópico. Além disso, dados sobre a localização e setor de atuação são fundamentais para guiar os recrutadores que buscam por profissionais que se enquadrem em um determinado perfil. Uma excelente sugestão é a inserção de palavras-chave e competências adquiridas ao longo da jornada acadêmica. A prática tende a deixar a página profissional em destaque aos olhos dos recrutadores que buscam por pessoas que estejam alinhadas ao propósito da empresa. Isso facilita que o perfil seja encontrado, uma vez que o torna mais completo para que o próprio algoritmo do LinkedIn faça seu trabalho de busca.

É importante lembrar que, ao construir um perfil no LinkedIn, uma das coisas mais importantes a se ter em mente é a valorização das qualidades. Mesmo aqueles que não possuem um longo histórico profissional podem – e devem – incluir outros aspectos da personalidade e vivência do candidato. Compartilhar informações acadêmicas, cursos livres que vão além da graduação, e outras competências que sejam relevantes para área de atuação profissional, além de destacar proficiência em outros idiomas ou em softwares como o pacote Office são diferenciais que, segundo o próprio LinkedIn, podem aumentar o número de visualizações em até 13 vezes.

Uma vez que o perfil está completo, as pessoas tendem a pensar que o trabalho está feito, e que basta esperar, mas é aí que muitos se enganam. Enquanto, sim, o perfil pode aparecer como resultados de busca de forma orgânica, é possível aumentar ainda mais as chances de conseguir contatos relevantes ao estabelecer uma rede de conexões, seja com outros profissionais da área de atuação, colegas de sala e professores. Esses contatos irão contribuir, direta ou indiretamente, para o crescimento profissional, uma vez que podem servir como ponte entre o usuário e terceiros que também sejam relevantes no segmento de interesse.

Ao seguir essas dicas, as chances de impulsionar o alcance e a visibilidade do perfil, ganhando destaque na plataforma, aumentam significativamente. Buscar acessar a rede diariamente, mantê-la sempre atualizada e movimentada é imprescindível. Para aqueles que procuram por uma primeira oportunidade, persistência e foco são primordiais. Manter-se interessado, pesquisar vagas, oportunidades, contatos relevantes e permanecer ativo na plataforma, construir uma presença é o caminho para se destacar cada vez mais.

Bruna Marques é Head de Atração e Employer Branding do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil.

Fonte: Mundo RH
Categoria: Na mídia
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