Passo a passo para se inscrever no Fies Passo a passo para se inscrever no Fies

Passo a passo para se inscrever no Fies

O que é o Fies?

Fies = Fundo de Financiamento Estudantil

É um programa do governo, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1999.
Solicitando o Novo Fies, estudantes de cursos presenciais de todo o país podem ingressar em instituições de ensino superior com mensalidades financiadas pelo governo e Instituições financeiras privadas (P-Fies). A seguir, saiba como se inscrever no Fies.

Quem pode se inscrever?

O Fies é destinado para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa, que tenham tirado nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham tirado nota superior a zero na redação. As vagas são limitadas a 100 mil estudantes.

Passo a passo para se inscrever no Fies?

  1. Primeiro passo é acessar o site //sisfies.mec.gov.br/ e fazer a inscrição online. O próprio sistema irá identificar se a nota do Enem foi superior ou igual a 450 pontos e se a redação não foi zerada.
  2. Depois de pré-selecionado, é necessário acessar o site do SisFies e efetivar a inscrição, em até cinco dias corridos a contar da divulgação da pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
  3. Após concluir o cadastro é preciso validar os seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida, até 10 dias após a divulgação da pré-seleção.
  4. Confirmação de INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Com toda documentação reunida e exigida pelo Fies, após a confirmação da inscrição e elegibilidade, solicite sua DRI (Documento Regular de Inscrição) na sua faculdade e vá até a agência na qual optou por contratar o Fies em até 10 dias corridos.
  5. ASSINATURA DO CONTRATO – Pronto. Após o contrato de financiamento ter sido aprovado no banco, basta assiná-lo e dar início aos estudos. Leve uma via assinada na sua universidade para iniciar os estudos.

Qual a diferença do Fies X P-Fies?

  • Fies: Possui um número de vagas limitadas e o candidato precisa ter de renda per capita de até três salários-mínimos. É administrado pelo governo.
  • P-Fies: Não tem limites de vagas e o candidato precisa ter de renda familiar de até cinco salários-mínimos. É administrado por empresas privadas.

Como funciona o P-Fies?

A partir de 2018, o governo passou a contar com parcerias estabelecidas com bancos e instituições privadas especializadas em financiamento estudantil, para ampliar a possibilidade de mais jovens ingressarem na faculdade. No P-Fies, o financiamento também pode ser sem juros, dependendo da empresa de financiamento e da faculdade escolhida pelo aluno. 

O programa não tem limite de vagas e os candidatos devem ter renda mensal de até cinco salários-mínimos, por cada pessoa que mora com ele. 

O que fazer se não for aprovado no Fies?

Se você não conseguir o Fies, você pode contar com o Pravaler, a maior empresa de financiamento estudantil privado do país, que já beneficiou mais de 200 mil alunos e financiou diversas mensalidades  em mais de 500 instituições de ensino de todo o Brasil.

Você pode estudar até SEM JUROS, dependendo da faculdade escolhida. Faça uma simulação e veja como é fácil fazer sua graduação com o Pravaler.

Categoria: FIESPrasaber

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR