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Veja as 5 melhores estratégias de Marketing Educacional Veja as 5 melhores estratégias de Marketing Educacional

Veja as 5 melhores estratégias de Marketing Educacional

Muito se fala em desenvolvimento institucional, em crescimento e valorização de marca, porém pouco se pensa em investimentos reais em estratégias que ajudem a marca a crescer e conquistar seu espaço devido no mercado.

O Marketing é algo que instrui e conduz a marca ao sucesso. Quando pensamos em Marketing Educacional é muito importante colocar em ênfase que o bom uso de ferramentas, estratégias e aplicações fazem toda a diferença para conquistar um mercado cada vez mais exigente, porém entende que a educação faz parte da trilha para o sucesso.

Continue a leitura e conheça as cinco melhores estratégias de Marketing Educacional que vão te ajudar a conquistar autoridade de marca e a evolução dela.

O que é Marketing Educacional?

Para dar sequência a nossa caminhada, é importante, antes de qualquer coisa, entender do que se trata o Marketing Educacional.

O Marketing Educacional se dá pelo uso de estratégias e diversas táticas da comunicação e de mercado para transformar sonhadores em clientes das mais diversas instituições de ensino espalhadas pelo país.

Essas estratégias começam a ser desenvolvidas a partir de um diagnóstico sobre a realidade do mercado e do estabelecimento, gerado através de pesquisas direcionadas. Com o diagnóstico em mãos é possível dimensionar quais serão os serviços alvos dessas ações, o público para o qual essas ações serão dimensionadas e como a instituição objetiva o posicionamento e quais canais ela vai utilizar para alavancar esse processo.

Para que serve o Marketing Educacional?

Se a sua instituição tem como objetivo gerar possíveis novos trajetos para conquistar novos fãs da sua marca ou simplesmente manter os que já se tem, aqui estamos com objetivo de te ajudar a encontrar esse novo caminho.

O Marketing Educacional serve para te ajudar a gerar “pressão” no mercado, autoridade, posicionamento. Talvez você pense que sua instituição esteja caminhando a passos largo para o fechamento das portas. O profissional do Marketing Educacional vai te mostrar o caminho inverso da decadência.

É ele que pensa diretamente no seu nicho e que vai te proporcionar experiências muito interessantes sobre tudo isso que já conversamos até aqui.

Principais estratégias do Marketing Educacional

É muito importante entendermos que cada caso é um caso, portanto, é fundamental o uso de um estudo prévio da realidade atual para se entender onde a sua instituição está e onde ela quer chegar. Só assim é possível traçar estratégias focalizadas no resultado.

Marketing de conteúdo, matriz SWOT, contratação de influenciadores de marca… Enfim, são diversas táticas que são possíveis serem usadas para dar aquele up no seu Marketing Educacional. A seguir vamos te mostrar cinco estratégias que os profissionais mais usam no mercado atual.

Uso de influenciadores digitais

Dados indicam que 80% dos usuários das redes sociais usam seus perfis para tomada de decisão no momento final de uma compra muito importante e no fechamento de contratos.

Talvez essa seja uma das técnicas mais sugeridas por profissionais. Porém é muito importante compreender quem é o seu nicho e desenvolver uma persona para só então escolher o influenciador que mais se adeque a realidade da sua marca.

Nesse momento de decisão, entender a missão da sua instituição é vital!

Escolher um influenciador que tenha a mesma “razão de existir” que a instituição é importante. Essa pessoa vai ajudar a construir a valorização que a empresa tanto precisa, vai ajudar sua empresa a chegar no seu público-alvo, no contato que você tanto deseja e precisa.

Vale a pena lembrar que quanto mais uma marca é vista mais ela é lembrada. Claro que não se pode deixar de considerar toda a estratégia desenvolvida para que essa lembrança deve ser desenvolvida de maneira estratégica.

Criação de blogs de educação

A idealização de blogs visando educar o público da empresa é uma estratégia ligada ao Marketing de Conteúdo e tem como objetivo gerar engajamento orgânico para a marca, ajudando na jornada para o desenvolvimento de autoridade, o que a torna uma das táticas mais usadas para atrair seu público.

Os blogs, quando bem desenvolvidos, podem ser usados para, além de gerar autoridade para a marca, contribuir para a geração de novos leads (potenciais clientes) e mais do que isso: podem tornar esses clientes fortes fãs e seguidores da marca.

Mas, não basta somente criar os blogs e deixar por isso mesmo! É necessário o desenvolvimento de toda uma estratégia de conteúdo, visando a produção de bons conteúdos, ricos em conhecimento.

Testes de orientação vocacional

Muitos de seus leads ainda estão em dúvida sobre qual carreira seguir, qual curso de graduação escolher, afinal, ele está prestes a tomar uma das decisões mais importantes da vida dele.

Os testes vocacionais, além de serem uma estratégia surpreendente, ajudarão a prospectar futuros fãs da marca os ajudando nessa tomada de decisão e desenvolvem uma base de dados de qualidade superior que sem dúvidas nenhuma irão auxiliar nas próximas tomadas de decisão do time de Marketing da empresa.

Chatbots para solucionar dúvidas

Todas as estratégias de Marketing Educacional já mencionadas nesse texto devem levar a uma interpretação: a tecnologia a favor do marketing que está a favor da instituição de ensino. A sociedade depois do advento da tecnologia é outra.

Se a empresa vem desenvolvendo bons conteúdos é inevitável que novos contatos cheguem a sua base de atendimento. Os chatbots irão apoiar os processos do time de atendimento. A criação de um FAQ com “perguntas mais frequentes” pode ser um ponto que auxiliará o potencial futuro aluno em sua decisão, não somente do curso, mas na escolha da instituição de ensino.

Uso de soluções digitais no funil de captação

Imaginemos que todas essas estratégias serviram para enfim levar o então lead ao final do funil, fazendo com que ele tome a decisão mais esperada por todo o processo de planejamento do Marketing Educacional. A equipe de Marketing festeja os indicadores, mas ainda assim essa decisão o levou a fechar seu contrato e realizar matrícula.

Pressuponha se o futuro estudante tivesse a possibilidade de conseguir realizar a prova de vestibular da instituição no mesmo site onde formalizou todo o processo de matrícula. E ainda mais: a facilidade de não ter que esperar por horas ou dias para saber se está apto a vaga e até mesmo ser presentado com uma bolsa de estudos.

Busque por plataformas digitais de avaliações que proporcionam para a instituição o aumento de performance interno, gerando assim um aumento na satisfação do aluno e consequentemente o transformando num fiel fã. Essa é uma forma de oferecer a melhor experiência e segurança tanto para o estudante, quanto para o aplicador.

Transforme agora mesmo a realidade da instituição trazendo uma nova era de tecnologia e inovação e veja o Marketing Educacional acontecendo no dia a dia!

Texto escrito por: PRAVALER
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