Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda: saiba onde trabalhar Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda: saiba onde trabalhar

Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda: saiba onde trabalhar

Escolher o curso na hora de prestar vestibular é uma tarefa que envolve uma decisão importante. Por isso, você deve dar uma olhada nos currículos para descobrir o que é estudado, analisar como anda o mercado de trabalho, conversar com profissionais, se for possível… tudo isso para chegar ao curso que pode ser perfeito para você!

Para ajudar nessa missão, vamos falar hoje de um curso que sempre atrai os jovens mais criativos: Publicidade e Propaganda. Vamos nessa?

O que é Publicidade e Propaganda?

Quando falamos em Publicidade e Propaganda, na hora pensamos nos anúncios de TV e na mídia impressa. De fato, os profissionais desta área trabalham – e muito – na criação destas peças. Mas o que se aprende nesta graduação vai muito além da elaboração de anúncios. Afinal, a indústria da Publicidade e Propaganda movimenta muito dinheiro no Brasil todos os anos.

Os publicitários desempenham um papel muito importante na relação de empresas e serviços com o mercado e a sociedade. Por isso, o campo de trabalho destes profissionais é vasto e permite a construção de uma carreira sólida em diferentes setores.

Qual a função de um publicitário?

A função do publicitário é criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade.

Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo para poder fazer a arte de embalagens e de identidade corporativa, escolhendo a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha. Também cria os textos e as imagens, acompanha a produção e faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor depois da campanha.

Onde uma pessoa formada em Publicidade e Propaganda pode trabalhar?

O publicitário é um profissional que cria campanhas e peças publicitárias. Ou seja, ele trabalha com propagandas, apresentando um produto ou serviço ao consumidor, promovendo sua venda ou garantindo sua boa imagem diante do público. Este profissional deve fazer pesquisas para saber para qual nicho direcionar a propaganda e, então, desenvolver seu trabalho pensando nisso.

Além disso, é ele quem desenvolve a arte de embalagens e cria logotipos; escolhe a abordagem em meios de comunicações; cria propagandas para rádio, televisão e internet; e, por fim, avalia o impacto causado no consumidor para decidir o que funciona ou não.

Como está o mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda?

Atualmente, a criação publicitária é uma área com salários atraentes e uma das mais concorridas. Como o campo de atuação é abrangente, o profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências de publicidade, em promoção de feiras e convenções e departamentos de marketing ou de comunicação de pequenas e grandes empresas.

Por exemplo, empresas maiores precisam de publicidade para lançar novos projetos e manter a boa imagem da marca. Instituições governamentais precisam de publicidade para mostrar ao povo o que o governo faz para melhorar a qualidade de vida da população.

Nas grandes capitais brasileiras, o mercado da publicidade é amplo, mas muito concorrido. Existem muitas empresas grandes que contratam profissionais com anos de experiência, mas os profissionais recém formados encontram muitas oportunidades em agências menores e mais especializadas, ideais para adquirir experiência. A maioria das agências fica em São Paulo, onde o salário é maior – assim como a concorrência.

Veja abaixo as principais áreas de atuação de um Publicitário.

Áreas de atuação em Publicidade e Propaganda

Quando já estiver no mercado de trabalho, você pode trabalhar em muitas frentes: no atendimento, servindo de elo entre a agência e o cliente, para criar ou administrar a criação de acordo com as exigências do mercado; no marketing, criando estratégias de venda, preço e distribuição; na mídia, escolhendo os veículos de informação em que o produto será anunciado, entre outros.

  • Pesquisa: o profissional faz pesquisas de mercado para saber sobre as necessidades, o perfil e os hábitos do público consumidor, ajudando a direcionar as propagandas;
  • Mídias sociais: produzindo textos e materiais de divulgação específicos para a internet;
  • Criação: o profissional produz campanhas publicitárias com base nas pesquisas de mercado;
  • Marketing: o profissional planeja e estabelece estratégias de preço, distribuição e venda do produto;
  • Produção: o profissional coloca em prática o que a criação fez. Produz jingles, anúncios, outdoors, sites etc;
  • Gerência de produto: o profissional administra a publicidade e a promoção de vendas de um produto específico.

Esses são alguns exemplos do que um publicitário pode fazer. Mas não são as únicas atividades disponíveis. Se você se interessou por essa profissão, aprofunde a pesquisa! Procure por profissionais da área que podem te passar uma ideia melhor de como é o dia a dia no mercado de trabalho.

A média salarial dos publicitários brasileiros varia bastante em cada região do país e a remuneração desses profissionais também depende da área de atuação, porte da empresa e, claro, da experiência e qualificações individuais.

Uma pesquisa de cargos e salários divulgada pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) indica a média dos salários pagos para algumas posições em agência:

Analista de mídias sociais:

Redator Publicitário:

Atendimento:

Júnior: R$ 1.412

Júnior: R$ 1.672

Júnior: R$ 1.763

Pleno: R$ 2.046

Pleno: R$ 2.572

Pleno: R$ 2.323

Sênior: R$ 2.924

Sênior: R$ 4.138

Sênior: R$ 4.225

Diretor de Mídia: R$ 13.333

Diretor de Criação: R$ 9.640

Diretor de Atendimento: R$ 9.276

Diretor de Operações:

R$ 10.366

Diretor de Planejamento:

R$ 9.182

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Na teoria, a publicidade não se resume somente à ação de promover uma venda. Ela está mais relacionada à ideia de divulgação de um produto, serviço ou marca, apresentando-os ao consumidor e promovendo um exercício de aceitação junto ao público. Por ter esses objetivos, a publicidade busca informar e entreter de forma criativa com intuito de gerar o famoso “boca a boca”, fazendo com que as pessoas falem sobre a empresa de forma mais espontânea.

Por outro lado, a propaganda chega para efetivamente vender uma ideia e, para isso, utiliza técnicas de persuasão em seu discurso com o objetivo de motivar uma ação, seja ela de compra ou de adesão a uma causa.

Na prática, esses dois conceitos andam de mãos dadas e funcionam de forma bastante complementar — tanto que o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) chega a considerá-los como sinônimos. Por isso, é interessante que a graduação reúna essas duas áreas em uma única formação.

Porém, muita gente ainda tem dúvida de quais são as diferenças entre trabalhar com Publicidade e Propaganda e Marketing. Há quem acredite que é a mesma coisa, mas, apesar de estarem conectadas uma na outra, vamos mostrar o que difere cada uma dessas áreas.

Para começar, é importante entender publicidade e propaganda como ferramentas utilizadas pelo Marketing para promover seus produtos, uma vez que é a estratégia geral que abrange todo o processo de venda e de relação entre o consumidor e a empresa. O marketing é pura estratégia e é responsável por desenvolver ações para se chegar até os clientes, entender e satisfazer as suas necessidades.

Já a publicidade é a difusão de ideias, é tornar algo público. Ou seja, é a divulgação dos produtos e serviços. Refere-se à propaganda comercial, são os anúncios das empresas e das marcas destinados ao comércio. Seja na televisão, nos jornais, na internet ou outros meios. Para ficar ainda mais claro essa diferença entre as áreas, dá uma olhada:

Publicidade E Propaganda Tudo Sobre A Carreira E Curso Mobile

 

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude Publicidade e Propaganda com mensalidade reduzida.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade de Publicidade e Propaganda.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter