Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como revisar matéria para o Enem 2021 de forma eficiente Como revisar matéria para o Enem 2021 de forma eficiente

Como revisar matéria para o Enem 2021 de forma eficiente

As semanas que precedem o Exame Nacional do Ensino Médio normalmente são de muita expectativa. Neste momento, o mais importante é manter a calma e a organização para revisar matéria para o Enem.

Sim, a revisão é uma etapa importante na preparação para o exame. Afinal, é comum que o estudante esqueça um ou outro detalhe estudado em meio a tanto conteúdo.

O ideal é montar um cronograma de estudos reservando as últimas semanas antes da prova para a revisão. Isso ajuda o estudante a chegar ao dia do exame com o conteúdo bem fixado.

Mas sabemos que revisar matéria para o Enem não é tão fácil. Até porque há muitas disciplinas a serem estudadas, cada uma com uma série de tópicos importantes.

Por isso preparamos este post. Nosso objetivo é ajudar você a revisar o conteúdo e chegar ao dia da prova com a matéria fresquinha na mente. Acompanhe!

Por onde começar a revisar as matérias para o Enem 2021

A reta final dos estudos para o Enem pode ser muito atribulada se você não se organizar. Portanto, o primeiro passo e mais importante passo para se dar bem na prova é estruturar seus estudos.

Defina datas e horários para revisar cada um dos conteúdos estudados durante o ano. Monte um cronograma de estudos que contemple todas as disciplinas, inclusive aquelas com as quais você tem mais facilidade.

Você pode intercalar matérias de diferentes áreas ou reservar uma semana para cada área do conhecimento. O importante é que, até o dia da prova, todo o conteúdo seja revisto.

Mas procure selecionar o que estudar para não perder tempo. Se você já tira de letra determinado conteúdo, revise-o rapidamente, só para ter certeza de que não restou nenhuma dúvida. Em seguida, passe para o próximo.

Com o cronograma montado, é hora de colocar os estudos em prática. Para isso, aqui vão 7 dicas que ajudarão você a revisar matéria para o Enem de forma eficiente.

  1. Organize seu local de estudo

Para se concentrar melhor, um ambiente adequado é essencial. Encontre um espaço em sua casa onde você possa ‘guardar livros, cadernos e papéis e, se possível, que possa ficar sozinho. Dê prioridade a um local com ventilação e sem ruído. Converse com a sua família e estipule alguns momentos em que você não poderá ser interrompido, já que estará 100% focado nos estudos.

  1. Leia o edital

É o primeiro e importantíssimo passo para sua preparação para a prova. No edital são apresentadas as características particulares do exame, como seu formato, exigências e regras que devem ser seguidas e que devem estar bem claros na mente para não perder nenhum detalhe importante.

Além disso, no edital é possível consultar a data e hora das provas e o conteúdo que possivelmente será cobrado, o que pode ajudar muito a organizar seus estudos.

  1. Saiba quais são as exigências para a redação

A redação do Enem cobra uma série de exigências do candidato e, se não cumpridas, podem impactar negativamente ou até mesmo zerar a sua nota. Veja quais são:

  • domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • compreensão da proposta da redação;
  • habilidade para selecionar, organizar e interpretar dados, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • conhecimento para a construção da argumentação;
  • elaboração de proposta de intervenção para o tema abordado.

No momento de fazer a redação, procure entender o que é pedido e faça em um rascunho as linhas gerais do seu raciocínio e como você pode defender seu ponto de vista e apresentar soluções para a problemática apresentada – lembrando, sempre, de que essa solução não deve violar os direitos humanos.

  1. Teste seus conhecimentos

Uma etapa importante na hora de revisar matéria para o Enem é testar seus conhecimentos. Nesse caso, os simulados para o Enem podem ser um excelente recurso para você entender quais são seus pontos fortes e fracos em relação aos conteúdos do exame, além de se adaptar ao formato de prova.

Nesse sentido, o ENAE (Exame Nacional Amigo Edu) pode ser um excelente recurso. Ao se inscrever gratuitamente para o exame, você terá acesso a uma prova idêntica ao Enem, com o mesmo critério de correção (Teoria de Resposta ao Item), além de gabarito comentado e treino de redação corrigido.

Outra opção é resolver as provas do Enem de anos anteriores, que podem consultados, assim como os gabaritos, no site do INEP.

  1. Participe de “aulões”

Próximo da data da prova, é comum que cursinhos e colégios ofereçam “aulões” abertos para revisar matéria para o Enem. Não perca essa oportunidade, participe e aproveite para tirar suas dúvidas com professores.

Diversas plataformas de estudo focadas no Enem e vestibulares contam com uma espécie de cursinho online e também oferecem “aulões” abertos nesse período. Preste atenção aos avisos de aulas ao vivo, pois esta também é uma oportunidade de tirar dúvidas.

  1. Releia suas anotações

Todas aquelas anotações que você fez em seu caderno serão úteis agora. Releia-as e procure identificar as dúvidas que possam surgir. Volte então aos livros didáticos e busque as respostas. Tenha certeza de que você compreendeu muito bem o assunto antes de passar para o próximo tema.

  1. Acompanhe notícias e debates

Revisar matéria para o Enem inclui estudar atualidades. Afinal, saber o que acontece no Brasil e no mundo é importante para criar argumentos bem fundamentados para suas respostas e na redação. Ter um bom repertório é fundamental para você se dar bem no exame.

Portanto, continue acompanhando notícias e debates. Leia bastante, assista a reportagens e procure entender o que está acontecendo ao seu redor.

De forma geral, a prova do Enem costuma abordar os assuntos que geraram polêmica ou foram bastante debatidos no período. Conheça nesta lista os possíveis temas de redação do Enem 2021 para você se preparar e mandar bem em sua argumentação!

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e veja mais dicas para você organizar seus estudos! Boa prova!

 

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR