Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Odontologia: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Odontologia: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Odontologia: saiba como se preparar para a prova

A carreira de dentista é uma das mais aclamadas entre as que compõem o quadro da área da saúde no mercado de trabalho. Por este motivo, o vestibular de Odontologia está entre os mais concorridos! E você? Sabe como se sair bem na prova?

Conseguir uma boa nota no vestibular é uma das maneiras para ingressar no ensino superior, e assim como tantas outras profissões, a prova para o curso de Odontologia não é um exame qualquer – ela possui suas particularidades. E para que você não fique para trás e tire uma boa nota, preparamos um conteúdo completo com todas as dúvidas e dicas para você se sair bem no vestibular. Boa leitura!

O que você precisa saber sobre o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos (10 semestres) na modalidade presencial. Entre as principais disciplinas aplicadas durante a graduação estão Ciências Biológicas e Ciências Humanas, que tem como objetivo formar profissionais que auxiliem na ampliação de acesso da população à saúde odontológica de qualidade.

Para a conclusão do curso, é obrigatório a realização do estágio curricular, que é o momento em que o aluno coloca em prática tudo que aprendeu nos laboratórios, e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que estudar para passar em Odontologia?

Ter o conhecimento de quais são as disciplinas que cairão no vestibular de Odontologia é a primeira dica para você que deseja ingressar no ensino superior. Diante disso, será possível planejar e criar um cronograma de estudos.

Para quem não imagina, o exame para o curso de Odontologia funciona no mesmo formato que o tradicional. Além disso, algumas instituições podem utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente do estudante como critério de ingresso à universidade. Há também a possibilidade de conseguir entrar no ensino superior por meio do vestibular oferecido pela própria instituição particular de interesse – neste caso, vale ressaltar a importância de acompanhar os editais no portal da faculdade.

Geralmente, as disciplinas que são cobradas nestes exames são matérias que compõem a grade curricular do ensino médio. A seguir, listamos os conteúdos que tendem a ser cobrados nos vestibulares de universidades públicas e privadas para o curso de Odontologia.

  • Redação
  • Língua Portuguesa e estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Literatura
  • Matemática
  • Física
  • Biologia
  • Química
  • Geografia
  • História

É importante ter em mente que o número de questões e até mesmo os temas que cairão nas provas podem variar e ficar a critério da instituição.

Como estudar para o vestibular de Odontologia?

Como mencionamos anteriormente, vale a pena frisar: fique atento aos editais dos vestibulares de Odontologia que pretende prestar, nele constará todas as informações e as disciplinas que cairão na prova. Além disso, é nele que o estudante poderá conferir o cronograma de provas e inscrições.

A primeira e a mais importante sugestão para estudar para o vestibular é criar uma rotina de estudos e a encaixá-la no seu dia-a-dia, avalie o melhor horário para estudar para que não esteja tão exausto.

Feito isso, é hora de planejar o que você irá estudar primeiro. Uma das maneiras para que os estudos não se torne cansativo é intercalar matérias que você apresenta maior dificuldade, com disciplinas que goste ou possui um domínio maior. Sempre deixe a mais prazerosa para o final, assim, você não se sentirá desmotivado durante a preparação para o Enem ou vestibular.

Montar um grupo de estudos também pode ser uma alternativa válida e eficaz para seu processo de preparação para o vestibular. Isso porque estudando com uma ou mais pessoas, auxilia na fixação do conteúdo, além de tirar dúvidas e se aprofundar em temas de maior dificuldade. Esta é uma forma mais leve e tranquila de levar a rotina com pessoas que possuem o mesmo objetivo que você.

Dedique-se também às redações. É uma das partes mais importantes do vestibular, por isso, treine bastante para desenvolver o seu raciocínio e sua produção textual. Fique de olho nos assuntos sociais da atualidade, ele pode ser o tema da sua redação. Fica a dica!

Apostila para vestibular de Odontologia

O uso de apostilas e livros didáticos para se preparar para o vestibular de Odontologia é essencial e bastante eficaz. Nela é possível encontrar as matérias que mencionamos acima e se aprofundar sobre o tema. Na internet também há a possibilidade de encontrá-las de forma segura e gratuita.

Além disso, intercalar o uso de apostilas e livros com videoaulas também pode ser uma ótima maneira de dominar um assunto, desta forma, você irá complementar seus resumos.

Simulados para vestibular de Odontologia

Um método efetivo e muito importante é testar todo o seu conhecimento absorvido durante sua preparação por meio de simulados e provas de anos anteriores dos principais vestibulares, como o Enem e Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), assim, você pode fazer um panorama dos conteúdos que caem, além dos requisitos exigidos. Dessa forma, será possível cronometrar a realização dos simulados e ter uma noção do próprio desempenho.

Você pode encontrar alguns desses simulados no site do Pravaler e testar os seus conhecimentos. Aliás, nada melhor do que ir para o vestibular de Odontologia confiante e preparado, não é mesmo?

Como passar no vestibular de Odontologia?

Afinal, como se preparar para o vestibular de Odontologia?

De uma coisa temos a certeza: passar no vestibular de Odontologia ou qualquer outra área sem muito esforço e dedicação, não será possível. Para ajudá-lo neste processo, criamos uma lista com as principais dicas para você se dar bem no exame, confira a seguir!

  • Leia atentamente o edital do vestibular;
  • Organize um cronograma de estudos;
  • Procure provas anteriores e resolva os exercícios;
  • Treine bastante redação;
  • Revise os principais conteúdos;
  • Entenda o peso de cada matéria para o vestibular de Odontologia;
  • Se prepare psicologicamente para a prova;
  • Diminua o ritmo dos estudos na véspera do exame;
  • Saia de casa com antecedência para não chegar atrasado no local de prova;

Vale a pena ressaltar que o vestibular das instituições privadas também pode ser uma alternativa valiosa para ter acesso ao ensino superior de Odontologia, por isso, avalie e considere também esta opção.

Vestibular de Odontologia em faculdades públicas

A área de Odontologia é ampla, assim como a concorrência. Por isso, é importante ter certeza de suas escolhas, pois será por meio delas que sua carreira profissional será um sucesso. Optar por universidades de Odontologia que estejam preocupadas com o desenvolvimento e crescimento profissional do aluno poderá fazer toda a diferença, e uma boa opção pode ser a faculdade pública.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é um programa do governo federal que possibilita o acesso de estudantes às instituições de ensino superior público. Ele utiliza a nota do Enem mais recente para selecionar candidatos com as melhores pontuações.

Para participar, o aluno deverá cumprir alguns pré-requisitos exigidos pelo programa, que são:

  • Ter realizado a edição mais recente do Enem
  • Não ter zerado na redação
  • Ter tido um desempenho acima de 450 pontos na média
  • Não ser treineiro (estudantes que ainda não terminaram o ensino médio)

Embora o Sisu não exija uma nota mínima, é importante lembrar que o curso de Odontologia é bastante concorrido, então dificilmente você encontrará a nota de corte do Sisu para este curso inferior a 600 pontos.

E vale lembrar que para fazer parte do Sisu, não há limite de renda, ou seja, qualquer pessoa pode realizar a inscrição independentemente da sua condição financeira.

O Sisu acontece duas vezes ao ano – no primeiro e no segundo semestre, e o aluno poderá participar das duas se quiser. As inscrições são gratuitas e o resultado sai logo após a divulgação da nota do Enem.

Para auxiliar na sua decisão, confira quais são as melhores faculdades públicas de Odontologia no país com reconhecimento de qualidade pelo MEC (Ministério da Educação).

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Cta Simulador Sisu 600x148

Vestibular de Odontologia em faculdades privadas

Uma das maneiras que facilita o ingresso ao curso superior de Odontologia, é por meio de vestibulares que as instituições particulares oferecem. Atualmente, há duas modalidades que podem ajudar na busca pelo diploma: o vestibular online (100% virtual), e o vestibular agendado, que como o próprio nome já diz, ele é totalmente agendado e o estudante poderá realizar a prova no dia e no horário de sua escolha.

E para quem não quer fazer novamente o vestibular mas já realizou o Enem recentemente, poderá utilizar a sua nota como critério de ingresso. Basta acessar o portal da universidade de interesse, e informar a nota do Enem. Se atingir a nota mínima que a faculdade exige, poderá realizar a matrícula.

Fique atento: valores de taxas cobradas para a inscrição ou matrícula ficarão a critério da instituição, por este motivo, entre em contato com a universidade antes, tudo bem?

Não passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Esse pensamento dá um enorme frio na barriga de todo candidato, especialmente quando se trata de um curso concorrido, como o de Odontologia.

A boa notícia é que o vestibular tradicional não é a única opção de ingresso na faculdade, e usar a nota do Enem, por exemplo, no processo seletivo é um grande trunfo para ampliar ainda mais suas chances de entrar na faculdade.

Então, se vier à sua mente a indagação “se eu não passar no vestibular, posso fazer faculdade?”, saiba que a resposta é sim, e nós vamos te mostrar como a seguir.

Bolsa de estudos

Já citamos acima sobre as diversas possibilidades de ingresso ao ensino superior de Odontologia, mas, se mesmo assim você não conseguiu, não desista! Ainda há chances. E uma delas é através de bolsas de estudos de 50% a 100% que o governo federal concede através do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Por meio do programa é possível concorrer a vagas em diferentes instituições privadas em todo o país para o curso de Odontologia.

O processo, regras e requisitos para participar do Prouni Odontologia é o mesmo que para os demais cursos, que são:

  • Ter renda familiar de até três salários-mínimos (no caso para bolsas parciais)
  • Ter renda familiar de até um salário-mínimo (para bolsas integrais)
  • Ter a nota mínima estabelecida pelo MEC de 450 pontos
  • Não ter zerado na redação

Vale se atentar e acompanhar a nota de corte para o curso de Odontologia durante sua inscrição, pois é através dela que você terá uma noção e aumentará suas chances de conseguir a bolsa de estudos.

Financiamento estudantil

Outra alternativa para você que deseja entrar na faculdade para cursar Odontologia, é optar pelo financiamento estudantil.

O financiamento estudantil é um modelo de empréstimo pessoal que ajuda o estudante que não consegue arcar com os custos das mensalidades da faculdade durante a graduação. Este processo de obtenção de crédito universitário pode acontecer de duas maneiras: por meio do financiamento estudantil privado (bancos ou instituições, como o Pravaler), ou pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Viu como é fácil encontrar a melhor solução? Esperamos que este artigo tenha te ajudado no seu processo de tomada de decisão, afinal, não há outro caminho melhor para buscar sucesso profissional se não por meio da educação.

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter