Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Áreas de estudo: o que é Ciências Biológicas? Áreas de estudo: o que é Ciências Biológicas?

Áreas de estudo: o que é Ciências Biológicas?

Por serem bastante numerosos os assuntos estudados pelos seres humanos, foi feita uma divisão para que os mais semelhantes se reunissem em um mesmo grupo, como é o caso de Ciências Biológicas. Essa área de estudo vai muito além de se referir somente a Biologia e entendê-la se faz importante para saber mais sobre os indivíduos.

Se você está se preparando para o Enem e para outros processos seletivos das faculdades brasileiras, ficar por dentro de tudo sobre as Ciências Biológicas é ideal para chegar o mais perto possível de gabaritar as questões dessa parte das provas. Vamos conferir?

Quais são as Ciências Biológicas?

O grupo de disciplinas e temas abordados no conjunto de Ciências Biológicas são aqueles que se dedicam a estudar os amplos aspectos que definem os seres vivos, como os animais, as plantas e os seres humanos.

Dentre cursos que fazem parte das Ciências Biológicas estão os seguintes:

  • Biologia;
  • Zootecnia;
  • Ciências Biomédicas;
  • Farmácia;
  • Biomedicina;
  • Ecologia;
  • Biotecnologia;
  • Ciências Ambientais.

O que se estuda em Ciências Biológicas?

De forma geral, tudo o que é vivo faz parte dos estudos das áreas de Ciências Biológicas a fim de compreender como se dá o funcionamento de cada organismo, as suas estruturas, formas e evoluções.

Além disso, outra resposta para perguntas como “o que se faz em Ciências Biológicas?” é o fato de os profissionais das profissões relacionadas também buscam investigar a interação de cada indivíduo com o ambiente em que está inserido, visto que são considerações essenciais para entender sobre o nosso ecossistema.

Qual a diferença entre Biologia e Ciências Biológicas?

Por mais que os nomes sejam levemente parecidos, há uma diferença que deve ser assimilada entre esses termos.

Biologia faz parte da área de estudo de Ciências Biológicas e é responsável por estudar a vida e tem temas diversos dentro de seu escopo, como genética, anatomia, biotecnologia, ecologia, botânica e mais. Já as Ciências Biológicas são um campo mais amplo que, como você viu acima, envolve as respectivas subáreas que estudam os seres vivos em geral.

Porém, é comum ter cursos de graduação denominados como Biologia ou Ciências Biológicas nas faculdades do Brasil que são desenvolvidos para ensinar os mesmos conhecimentos, mesmo que haja essa distinção de nomenclaturas.

Quais são as profissões da área de Ciências Biológicas?

Devido a sua amplitude de assuntos estudados, a área de estudo de Ciências Biológicas contempla diversas profissões. Com isso, se você tem interesse por este setor e por estudar a vida, e deseja se aprofundar em um determinado tema, algumas das carreiras possíveis estão listadas abaixo:

  • Biólogo;
  • Biotecnólogo;
  • Bioquímico;
  • Biólogo marinho;
  • Biomédico;
  • Médico;
  • Enfermeiro;
  • Engenheiro ambiental;
  • Engenheiro florestal;
  • Engenheiro agrônomo;
  • Etólogo;
  • Farmacêutico;
  • Químico;
  • Microbiólogo.

Bastante alternativas, não é mesmo? Caso você esteja na etapa de decidir qual foco de estudos seguir como profissão, é interessante levar em consideração os seus interesses para além de gostar de estudar a vida, já que cada um desses desdobramentos das Ciências Biológicas é dedicado a um nicho específico.

Quais as profissões de Biológicas mais bem pagas?

As Ciências Biológicas e suas profissões são reconhecidas por proporcionarem uma boa remuneração por serem carreiras essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra e suas interações. Mas, no entanto, existem aquelas que têm salários superiores, como é o caso de Medicina, Engenharias (como as citadas acima) e Bioquímico.

Apesar de a remuneração estimada ser um fator relevante de ser considerado ao decidir a sua carreira, lembre-se que esses valores são realmente variáveis de acordo com a região e local do trabalho, o setor em que está inserido, a sua experiência como profissional, a jornada de trabalho, entre outros.

Ciências Biológicas no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é dividido em áreas do conhecimento a fim de separar as questões de cada disciplina que se encaixa nesses conjuntos. Talvez você já saiba que Ciências Biológicas é uma delas e costumam ter enfoque na parte de Biologia, de forma que o que foi visto em sala de aula desta matéria seja cobrado na avaliação.

O que mais cai em Ciências Biológicas no Enem?

Entre os temas presentes com maior frequência nas últimas edições do Enem estão assuntos como: Genética, Ecologia, Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Citologia e Biologia Evolutiva.

Assim, se você quer acertar as questões de múltipla escolha do Enem sobre Ciências Biológicas, não deixe de revisar as principais nomenclaturas, conceitos, tópicos das atualidades e demais pontos que estão em sua apostila. Você também pode buscar saber mais sobre essas perguntas ao consultar as edições anteriores do exame.

Para quais cursos Ciências Biológicas tem o maior peso?

Você sabia que cada curso que você pretende fazer como graduação por meio do desempenho no Enem requer uma pontuação mais alta em uma das áreas de conhecimento?

Isso porque no Exame Nacional do Ensino Médio não é avaliado somente os acertos em contrapartida aos erros, mas quais foram eles e qual peso têm para a sua formação escolhida, visto que a nota do Enem poderá ser utilizada para ser selecionado em programas como o Sisu ou o Prouni.

Por exemplo, responder às questões de Ciências Biológicas de forma correta é essencial para conseguir aumentar a sua pontuação geral e principalmente se você pretende estudar em uma das profissões abaixo:

Você se identificou com algum destes cursos? Se a resposta foi sim, capriche nos estudos de tudo o que envolve Ciências Biológicas porque uma questão acertada a mais poderá fazer a diferença no resultado final da sua nota do Enem.

Aqui no Pravaler tem financiamento estudantil para os cursos de Ciências Biológicas nas melhores faculdades privadas do Brasil e com as menores parcelas possíveis todos os meses até o final do curso. A contratação é 100% digital e sem burocracias nem taxas elevadas.

Não espere mais! Se você já sabe em qual faculdade irá se matricular, faça a sua simulação com a gente e descubra mais sobre as opções de crédito que temos para você.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter